Expedição Missionária

Em 2019, foi realizada a 150ª Expedição Missionária Salesiana

Eis-me aqui!

Pe. Alfred Maravilla, SDB
Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, o envio da Expedição Missionária Salesiana foi adiado e não tem ainda data definida para ocorrer. Entretanto, isso não reduz a vocação salesiana missionária, como parte da missão da Igreja, explica o conselheiro geral dos Salesianos de Dom Bosco para as Missões.

Há já muitos anos que no último domingo de setembro o Reitor-mor preside o Envio Missionário na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco. Devido à pandemia, este ano o envio da Expedição Missionária 151 foi adiado ‘sine die’, ou seja, sem data definida para ocorrer.

Jesus é o Missionário do Pai: foi mandado pelo Pai. Sua vida e ministério revelam sua vontade de ser enviado, a sua total obediência à vontade do Pai (Jo 4,34). Quanto a Jesus, não só nos atrai à sua missão. Também nos envia em missão para todo o mundo. A missão da Igreja é evangelizar: hoje continua a enviar evangelizadores ao mundo todo (v. Evangelii Nuntiandi, 15) para que, através do nosso testemunho de fé e do anúncio do Evangelho, as pessoas possam conhecer Jesus Cristo.

De fato, a vocação salesiana missionária é um chamado a mais, dentro da nossa igual vocação salesiana.

A vocação missionária na Igreja é, de fato e sobretudo, uma resposta sempre nova à pergunta de Deus: “A quem mandarei?”. É um convite a sair de nós mesmos; a sair dos nossos lugares de comodidade; a dar uma resposta livre e consciente com que tornar-nos totalmente disponíveis para ir a qualquer que seja o lugar aonde Deus nos enviar: “Eis-me aqui! Envia-me!” (Is 6,8).

A vocação salesiana missionária é uma participação da natureza missionária da Igreja. Enquanto cada salesiano é chamado a viver o espírito missionário – elemento essencial do carisma de Dom Bosco – , alguns coirmãos são chamados a ser missionários ‘ad exteros’ (aos que estão fora do próprio país ou da própria cultura) e ‘ad vitam’ (como compromisso por toda a vida).

De fato, a vocação salesiana missionária é um chamado a mais, dentro da nossa igual vocação salesiana. Pede, como tal, oração e discernimento com a ajuda de um guia espiritual. Graças aos primeiros salesianos missionários, que partiram da Itália em 1875, o carisma de Dom Bosco está presente hoje em 134 países.

Uma vez acertada a própria vocação ‘missionária’, pode-se escrever diretamente ao Reitor-mor manifestando a sua total disponibilidade para ser enviado aonde quer que ele queira. Estaria Deus chamando também você a ser missionário?!

Padre Alfred Maravilla, SDB, é conselheiro geral dos Salesianos de Dom Bosco para as Missões. Fonte: Cagliero 11 – Boletim de Animação Missionária Salesiana – n. 141 – Setembro de 2020.

Primeira Expedição Missionária foi enviada por Dom Bosco
A primeira
Expedição Missionária Salesiana foi enviada por Dom Bosco, em 1875, da Itália para a Patagônia, na Argentina. O grupo de salesianos era composto por seis sacerdotes e quatro irmãos coadjutores, tendo à frente o padre João Cagliero. A eles, Dom Bosco pediu: “Busquem almas, não dinheiro, nem honras, nem dignidades (...), cuidem dos enfermos, das crianças, dos velhos e dos pobres e ganharão a bênção de Deus e a benevolência dos homens (...)”.

Desde esse primeiro evento, as expedições missionárias se tornaram uma tradição na Família Salesiana. Dois anos após o primeiro envio, já se somavam aos Salesianos as Filhas de Maria Auxiliadora. Depois, os grupos passaram a ser compostos também por Salesianos Cooperadores e, mais recentemente, por voluntários leigos de ONGs salesianas. Até hoje, já foram realizadas 150 expedições missionárias.
Conheça o significado da Cruz Missionária
Todos os anos, os salesianos missionários recebem uma Cruz densa de sentido. Nela, cada elemento apresenta um aspecto profundo da espiritualidade missionária salesiana.

A Cruz
O primeiro e poderoso símbolo é a cruz em si mesma. Receber a cruz desperta muitas emoções e desafios espirituais: centra a vida missionária na pessoa de Cristo e em Cristo crucificado. Implica, primeiro, receber e, depois, oferecer o grande ensinamento da cruz: o amor infinito do Pai que doa o melhor de Si, o seu Filho; e o amor total do Filho, que, obediente e generoso, se entrega à vontade do Pai pela salvação da humanidade.

A Missão e a Cruz
Na iconografia tradicional missionária, pode-se apreciar a figura do missionário que mostra a cruz às pessoas. Tal gesto – que para alguns poderia parecer ingênuo, ou colonizador – significa para nós, Salesianos, que “a nossa ciência mais eminente é [....] conhecer Jesus Cristo; e a alegria mais profunda é revelar a todos as insondáveis riquezas do seu mistério” (v. Constituições Salesianas, n. 34 ).

O Bom Pastor
A cruz, segundo o carisma salesiano, se vive na desmedida entrega pastoral. O ‘Bom Pastor’ revela a Cristologia Salesiana: a caridade pastoral, núcleo do espírito salesiano, “a atitude que conquista com a bondade e a doação de si” (v. Constituições Salesianas, nn.10 e 11).
© 2019 Copyright: Boletim Salesiano