Missões indígenas

Salesianos na
Amazônia

Pe. Ángel Fernández Artime
Temos a alegria de entregar à família salesiana do mundo o novo equipamento museológico dos lugares das origens, da aventura educativa e espiritual de Dom Bosco. Foram restruturados os ambientes situados ao fundo do pátio e a Casa-mãe, bem como a coleção de objetos pertencentes a Dom Bosco e à primeira comunidade salesiana.

A dimensão missionária salesiana no Brasil tem expressão especialmente na presença entre os povos indígenas. As inspetorias São Domingos Sávio e Missão Salesiana do Mato Grosso, dos Salesianos de Dom Bosco, e Laura Vicunha, Santa Teresinha e Nossa Senhora da Paz, das Filhas de Maria Auxiliadora, são consideradas como missionárias justamente por isso.

“O conceito missionário hoje vai além, no sentido de que a missão não tem fronteiras. Mas essas inspetorias são consideradas como missionárias pelo fato de ter um trabalho bem específico com os povos indígenas”, explica o padre Reginaldo Cordeiro, SDB, vice-inspetor e delegado de Animação Missionária da Inspetoria São Domingos Sávio. “A nossa inspetoria nasceu com a primeira casa em São Gabriel da Cachoeira, em 1915, e ela cresceu a partir da periferia, dos povos indígenas, em direção aos centros urbanos. Hoje, com 105 anos de presença, avançamos muito no conhecimento e na evangelização. Vemos que os povos indígenas e os não indígenas precisam uns dos outros, se apoiando mutuamente, e esse encontro de culturas é muito bonito e importante”, completa o salesiano.

Um pouco de história
O Estado
do Amazonas é geograficamente muito amplo e, tradicionalmente, é dividido por seus grandes rios. Em 1914, a Santa Sé confiou aos Salesianos de Dom Bosco (SDB) a Prefeitura Apostólica do Rio Negro e os primeiros salesianos chegaram à região já no ano seguinte, estabelecendo a sede para a nova missão em São Gabriel da Cachoeira, a cerca de 850 quilômetros de Manaus. Logo se espalharam por toda a região, abrindo oratórios, escolas, centros para a juventude e paróquias, sem que fosse deixada de lado a presença missionária entre os indígenas.

As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) chegaram à região um pouco depois, em 1923, data em que foi instalada a primeira casa também em São Gabriel. Em 1961, a Inspetoria Laura Vicuña foi oficialmente criada, para atender ao crescente número de obras. Porém, devido às dificuldades causadas pelas distâncias e diversidades entre os estados (Amazonas, Pará e Rondônia), em 1999 foi criada a Inspetoria Santa Teresinha, que desde então se ocupa dos povos do norte do estado do Amazonas. Atualmente, as duas inspetorias FMA estão em processo de reunificação, para fortalecer o trabalho que, assim como no caso dos SDB, também se caracteriza tanto pela missão entre os povos indígenas, como pela pastoral e ação educativa nos centros urbanos.

Nas questões sociais, a atuação salesiana é bastante voltada para a formação e o fortalecimento dos jovens indígenas como protagonistas e o apoio às lideranças.

No Alto Rio Negro
As presenças missionárias salesianas entre os povos indígenas da região do Rio Negro e seus afluentes hoje são cinco. Em São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Iauaretê – esta última na fronteira com a Colômbia –, a missão é compartilhada entre SDB e FMA e atende 23 etnias indígenas diferentes, com paróquia, oratório, catequese, alguns cursos profissionalizantes e as itinerâncias, que são as visitas às diversas comunidades. Em Maturacá e Marauiá, os SDB trabalham exclusivamente com o povo Yanomami, sendo que em Maturacá existe paróquia e atendimento ao povo nos sacramentos e na itinerância, enquanto Marauiá é uma presença menos estruturada. Nos dois locais, padre Reginaldo ressalta o convênio com o governo do Estado para o apoio aos professores indígenas nas escolas públicas da região.

“O trabalho missionário indígena é em primeiro lugar a presença religiosa qualitativa. Consiste em estar com o povo, que tem sua cultura, seus costumes e sua religião própria. É uma experiência de encontro com o outro e, a partir disso, o atendimento e o desenvolvimento em uma ação evangelizadora”, afirma o padre Reginaldo. Segundo ele, um dos grandes desafios da missão salesiana atualmente é o encontro entre o carisma salesiano e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, com a espiritualidade e o modo de ser dos povos indígenas. “O grande desafio é esse encontro dos valores para formar uma Igreja autóctone, ou seja, uma Igreja que surge do encontro de duas culturas. Nenhuma cultura tem que se sobrepor, mas sim se entrelaçar. O Sínodo da Amazônia veio reforçar isso, que a Igreja possa expressar seus valores dando os passos para a inculturação”.

Nas questões sociais, a atuação salesiana é bastante voltada para a formação e o fortalecimento dos jovens indígenas como protagonistas e o apoio às lideranças. Há também o Centro de Formação Indígena, que funciona atualmente em São Gabriel e é direcionado à experiência formativa para ser um bom cristão e o despertar de vocações, leigas e religiosas. Em relação a estas, atualmente a Inspetoria São Domingos Sávio conta com seis padres indígenas, de cinco povos diferentes, além de jovens indígenas em todas as etapas de formação.

Formandos gravam série de vídeos vocacionais e missionários

Fazendo uso das redes sociais nesse período em que as atividades pastorais presenciais foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus, os pós-noviços salesianos da Inspetoria São Domingos Sávio se organizaram para produzir uma série de vídeos vocacionais e missionários a partir da história da inspetoria, da experiência nas comunidades e do próprio testemunho dos salesianos na região. Batizada como “Cagliero 11 Amazônia”, a série tem um novo vídeo lançado sempre no dia 11 de cada mês.

“A proposta surgiu como resposta a um desafio colocado pela nossa inspetoria, de pensar em algo que pudesse ser feito como pastoral no ambiente virtual. Pensamos o projeto a partir de três frentes. A primeira, realizada em agosto, foi fazer vídeos com testemunhos vocacionais em suas variadas dimensões, terminando com uma live”, conta o pós-noviço salesiano Antônio Veiga Neto, um dos participantes do projeto. O Cagliero 11 é a segunda frente do projeto, com vídeos de cerca de 1 minuto produzidos com o objetivo de valorizar a história da missão na Amazônia e algumas curiosidades da presença salesiana na região. “Queremos falar da missão na nossa inspetoria e fazer o convite vocacional a partir do que a gente tem de diferente; daquilo que é próprio da nossa região, destacando os instrumentos de trabalho das comunidades indígenas e ribeirinhas, as expressões da língua etc.”, afirma Neto. A terceira frente do projeto será valorizar o mês de novembro como um mês missionário.

Ao colocar o aspecto missionário como uma das características diferenciais da presença salesiana na Inspetoria São Domingos Sávio, Antônio Neto reforça a importância das missões na atualidade. “Acredito que a importância vem primeiro da própria motivação evangélica, na qual a Igreja precisa dessa energia jovial, de novos missionários para o testemunho de fé. Na verdade, esse chamado missionário já é a nossa vocação batismal; o anúncio do Evangelho é um compromisso cristão e o jovem é chamado a ser missionário em sua universidade, em seu grupo de amigos e em seu estilo de vida. Mas a Congregação Salesiana oferece também ao jovem esse desafio da evangelização sentindo o coração e compartilhando a vivência do outro, com os desafios próprios da missão em uma realidade ribeirinha ou em uma realidade indígena”, completa. Veja a seguir os dois primeiros vídeos da Série Cagliero 11 Amazônia e acompanhe os próximos episódios nas redes sociais da Inspetoria São Domingos Sávio e do Boletim Salesiano.

Assista ao vídeo Cagliero 11 Amazônia - início das Missões Salesianas em Yauaretê
Cagliero 11 Amazônia - juri/puxirum
Ir. Fermina Lopez, FMA: 51 anos de missão no Rio Negro

A irmã Fermina Lopez Villa, FMA, é natural de Castilla, na Espanha, e há 51 anos é missionária entre os povos indígenas do Rio Negro. Ela conta aos leitores do Boletim Salesiano sua experiência de vida missionária e religiosa, agora vivida em Barcelos, AM.

Eu vim da Inspetoria Santa Teresa de Jesus, de Madri, na Espanha. Cheguei em Manaus no dia 12 de outubro de 1969, e desde então fiquei esses mais de 50 anos pelas nossas obras do Rio Negro. Minha vocação vem desde que era pequena e participava do grupo da Infância Missionária na paróquia. Por lá passavam muitos missionários espanhóis, de várias congregações, vindos da África e da América, e a gente escutava suas histórias, cantava seus cantos.

Agora estou em uma pequena cidade na margem do Rio Negro, chamada Barcelos. Aqui temos uma grande escola, a São Francisco de Sales, com 1.008 alunos, e ajudamos na paróquia, nas visitas nos bairros, na periferia. Nos bairros, nos finais de semana, ajudamos as celebrações, reunimos as crianças, os jovens e as famílias, temos o oratório. Na escola, como sou professora aposentada, hoje estou na Pastoral, no desenvolvimento do ensino religioso, nas acolhidas, nas gincanas marianas e no contato direto, nos recreios.

Aqui na região do Rio Negro, desde a fronteira com a Venezuela e a Colômbia até aqui pertinho de Manaus, somos uma presença missionária e salesiana muito forte. São muitos alunos e ex-alunos, muita gente que guarda lembranças do nosso trabalho na educação. Além da escola temos esse acompanhamento, encontros com as crianças e os jovens, e uma participação importante na parte social. Barcelos tem 12 bairros, em cada um tem uma capela, um campo esportivo, um centro social.

Tudo isso foi feito pelos salesianos e salesianas, e se conserva na memória e na vida do povo. Então a importância das missões salesianas está no nosso testemunho, nossa colaboração com os pobres, nesse acompanhamento que fazemos.

O Sistema Preventivo de Dom Bosco, aprendido pelos ex-alunos, é levado também para as outras escolinhas, no interior, ao longo dos rios, pelos professores que são ex-alunos. Quando vêm para a cidade, eles nos pedem livros, materiais, a carta do Reitor-mor, que chega a muitos e muitos professores que tentam continuar o espírito salesiano no trabalho do dia a dia.

© 2019 Copyright: Boletim Salesiano