Juventude

Missões jovens em tempos de pandemia
Este ano, as tradicionais semanas missionárias foram adaptadas por causa da pandemia da Covid-19. No lugar de formações e visitas nas comunidades, as inspetorias aderiram a atividades e celebrações on-line, sem perder, claro, a típica alegria salesiana.

Como manter “vivo” o compromisso missionário em tempos de pandemia? Esse foi o grande desafio das inspetorias salesianas no Brasil, ao longo deste ano. E um dos caminhos encontrados foi a promoção de atividades virtuais para que os grupos juvenis não perdessem o vínculo. “Temos trabalhado para que os grupos continuem a se encontrar, rezar, refletir e se formar juntos. Ao mesmo tempo, reforçando a importância da solidariedade neste tempo que estamos vivendo, de modo especial com os mais pobres”, afirma o padre Sérgio Ramos de Souza, delegado para Pastoral Juvenil Salesiana e responsável pela Animação Vocacional e Missionária na Inspetoria São Pio X, com sede em Porto Alegre, alertando que a pandemia também faz refletir sobre a importância de sermos missionários em casa, com os mais próximos, com os nossos familiares.

Na região Sul, as semanas missionárias com os adolescentes foram realizadas de forma on-line, no mês de julho. A iniciativa contou com a participação de 370 pessoas e contemplou momentos de oração, celebrações, sensibilização para a solidariedade, benção da própria família, entre outras atividades. Todas essas ações foram dinamizadas em nível local, estadual e inspetorial. “Foi todo um movimento que fizemos para a preparação e acompanhamento desses adolescentes”, explica o padre Sérgio. Para o projeto missionário de janeiro com os jovens, os coordenadores dos GAM’s (Grupos de Animação Missionária) também estão preparando atividades de forma on-line, levando em consideração o perfil dos participantes.

Eles prepararam uma sopa na cozinha da Paróquia São João Bosco e saíram pelas ruas do entorno com 200 refeições e os cobertores para pessoas em situação de rua.

Mantendo a chama missionária acesa

Na Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, de Recife, PE, a Comissão Missionária também promoveu uma grande reunião virtual no mês de julho. O objetivo foi celebrar um ano da Missão Jovem Salesiana, realizada em três comunidades rurais de Gravatá, PE, em 2019. “Refletimos que não poderíamos ficar parados, então, decidimos reunir todos os jovens missionários e os membros das comunidades que participaram da missão para uma grande noite de reencontro”, conta o padre Renato Jorge de Morais, delegado da Animação Missionária. Na reunião, que contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas – entre jovens, adultos e crianças -, os jovens missionários relembraram alguns momentos da missão e apresentaram os frutos da iniciativa com testemunhos, fotos e vídeos.

No Nordeste, o isolamento social abriu espaço para uma série de ações conjuntas e virtuais entre os grupos de Animação Missionária e a Articulação da Juventude Salesiana (AJS). Entre elas estão as lives pelo Instagram da AJS Nordeste, feitas em parceria com as irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, nas quais as casas partilham as ações que estão sendo realizadas em suas comunidades neste tempo de pandemia. Outra ação é a AJS-conectada na qual é refletido algum tema relevante sobre a espiritualidade salesiana e a fé católica.

Para finalizar as atividades desse ano atípico, a juventude do Nordeste vai realizar o evento batizado de “#FJSEMCASA”, que ocorrerá no dia 21 de novembro, às 20h, no canal do YouTube da Inspetoria Salesiana do Nordeste. A programação incluirá músicas ao vivo, momentos de reflexão e apresentações preparadas, de forma remota, pelos integrantes da AJS Nordeste em seus regionais. “Será um momento bem significativo e emocionante, no qual os jovens irão apresentar, de forma criativa, como se deu a evangelização na sua comunidade”, afirma o padre Renato.

Solidariedade em tempos de pandemia

O isolamento social não impediu que os grupos ligados à animação missionária se organizassem para realizar ações em favor da população mais necessitada. Foi assim em São Paulo com o Grupo de Animação Missionária (GAM) dos Salesianos de Araras. Eles arrecadaram quase meia tonelada de alimentos no 1º Drive Thru Solidário, realizado nas proximidades do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em agosto. Os 461 kg de alimentos arrecadados ajudaram a montar aproximadamente 40 cestas básicas, que foram destinados às famílias de Araras que tiveram sua situação econômica e financeira agravada pela pandemia da Covid-19.

Outra iniciativa em prol daqueles que mais precisam foi realizada, ainda em junho, pelos jovens do Grupo de Animação Missionária (GAM) da Lapa, em parceria com o pároco e os Salesianos Cooperadores. Eles prepararam uma sopa na cozinha da Paróquia São João Bosco e saíram pelas ruas do entorno com 200 refeições e os cobertores para pessoas em situação de rua.

Em muitas comunidades do Sul também foram realizadas ações de voluntariado pelos adolescentes e jovens, a fim de arrecadar alimentos, produtos de limpeza e higiene para ajudar as pessoas que mais estão sofrendo com a pandemia.

Semanas missionárias
As semanas missionárias têm o objetivo de possibilitar aos adolescentes e jovens uma profunda experiência de Deus a partir das ações de voluntariado. “No Brasil salesiano temos diversas experiências missionárias, cada uma delas com um tipo de organização, atividades e duração”, explica o padre Sérgio.

Geralmente essas semanas contemplam as seguintes atividades: vivência de grupo e formação, momentos de espiritualidade, celebrações e formações nas comunidades locais, visitas às famílias, oratórios, trabalho com grupos de adolescentes e jovens, entre outras atividades.

Além dessas, existem outras experiências missionárias que contribuem com ações específicas como, por exemplo, os povos indígenas, os ribeirinhos etc... “Essas semanas sensibilizam muitos jovens para dar um ‘sim’ a experiências missionárias mais intensas de voluntariado, dentro e fora do país, o que chamamos de voluntariado missionário salesiano”, finaliza o padre Sérgio.

Jovens de diversas regiões do Brasil falam sobre como vivem a sua missão:

Clique nos retratos para ver cada vídeo.

© 2019 Copyright: Boletim Salesiano