Opinião

Crédito: istock / Pexels

Existe uma profissão...

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Existe uma profissão marcada pela coragem, pela criatividade e alegria de viver...

Sem que, com isso,
se considere a melhor profissão...
Mas é o gérmen que forma, define e enobrece
as demais profissões.

Existe uma profissão que se assemelha
às miúdas sementes, pois cresce em silêncio transformando-se em frutífera árvore...

Uma profissão que transforma pessoas comuns
em seres inacreditáveis
pelo saber que já possuem...

Existe uma profissão que se dela eu não falasse seria totalmente leviano
e sem fé na vida.
Porque é uma profissão em que o entusiasmo,
o amore oconhecimento
estão sempre presentes.

Existe, enfim, uma profissão que nos torna mais humanos e menos máquinas
movidas a dinheiro.

Esta profissão faz parte
do nosso sentido para viver e amar bem intensamente...

Ser professor(a) é a minha,
a sua,
a nossa paixão, que nos leva para o infinito.

Professor(a),
Que na sua vida não falte a verdade,
o otimismo e a alegria profunda
(sempre ao lado de seus alunos/as).

João Cavalcante Filho é professor na rede pública de ensino estadual de Manaus, AM, participou do Oratório salesiano São Domingos Sávio como oratoriano, coordenação de pastoral juvenil e catequese (1981-2002).Nilton Paulo Ponciano é doutor em educação, orientador no curso de mestrado em ensino tecnológico no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

“E agora, o que posso esperar?” (Sl 38,8)

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Advento é o tempo propício da espera. Israel por anos alimentou sua fé na certeza de que o Messias viria. No Evangelho de Lucas temos o relato da apresentação de Jesus no templo. Simeão, que representa o povo da Antiga Aliança, ao ver o Menino Deus exclamou: “Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparastes em face de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo, Israel” (Lc 2, 29-32).

Sabemos que o Senhor já veio e com a sua vida nos ensinou que o amor é o caminho mais seguro para construirmos nossas relações. Entretanto, também nos assegurou que retornaria para nos fazer participantes de sua glória. Dessa forma, o Advento nos prepara para o Natal e, ao mesmo tempo, nos recorda que é preciso permanecer vigilantes, pois o nosso Deus mais uma vez está para chegar.

O que espera o cristão? A plenitude da vida junto ao seu Senhor. O tempo da espera purifica o nosso coração e aumenta o desejo do encontro. Até que volte o nosso Deus é preciso alimentar nossa fé na escuta atenta da Sagrada Escritura, na participação da Eucaristia e nos demais Sacramentos.

Neste tempo forte de espera contemplamos Maria de Nazaré, que com o seu povo esperava o libertador. Ela foi a primeira a ser redimida e glorificada no céu em corpo e alma. O exemplo da Virgem nos diz que vale a pena esperar. Não é em uma ideia que apostamos nossa vida, mas em uma pessoa: Cristo! Por isso, Paulo exorta os filipenses: “Nossa pátria está nos céus, e é de lá que esperamos o Salvador” (Fl 3,20). Deixemo-nos envolver pelo mistério que celebramos nesses dias de festa e, seguindo o conselho do autor da Carta aos Hebreus, permaneçamos com o olhar fixo no Senhor (Heb 12, 2), pois Ele vem.

Cleyson Fellipe é Salesiano de Dom Bosco da Inspetoria do Nordeste e atualmente reside em Lorena, SP.

Dos leitores

Valdemar Pereira dos Santos: “Muito bem, Padre Tarcízio... Este resumo da história de Domingos Sávio é um ‘pingo de ouro’ da vida desse Pequeno Gigante que encantou o coração de Dom Bosco e toda a história salesiana...” (Sobre “Domingos Sávio, o pequeno gigante”, de Pe. Tarcizio Paulo Odelli, publicado no Boletim Salesiano, maio de 2020).

Brasilino Catarino: “Nosso Brasil deve muito aos Salesianos... Educação, Religião, Evangelização, tudo isso faz parte do grande legado de Dom Bosco em nossa vida.... Sempre com o Mestre!”

Dacio Bona: “Caramba! É muita frente, é muita gente pensando e fazendo o Bem, em base a um projeto idealizado por Dom Bosco. O Brasil é grande, são mais de centenas de obras levando adiante esta ideia de salvar a juventude através da acolhida e de seu desenvolvimento integral. Dom Bosco, com a Virgem Auxiliadora, estão de olho neste trabalho. E a bênção de Deus, pela intercessão deles, nos ajuda a continuarmos” (Sobre “Aniversário da presença salesiana no Brasil”, de Oswaldo Dalpiaz, publicado no Boletim Salesiano, setembro de 2020).

Leidiana Da Silva Souza: “Parabéns irmã Celuta pelo seu belo trabalho de dedicação e paixão, continue sendo essa pessoa especial para todas as crianças e famílias, e esse belo trabalho de vida religiosa”

Priscilla Brito: “Parabéns! Irmã, eu tenho muito que agradecer a você. Aprendi muito com vocês e estou com muita saudade da senhora”

Walkiria Repezza: “Celuta, sua vida é feita de honras junto ao Pai Maior. Tenho orgulho de ter testemunhado sua construção interna desde a juventude. Fez e faz sua vida valer a pena!! Parabéns por ter dedicado tanto ao próximo e aos distantes também! Muita força e superação em seus dias!” (Sobre o notícia “Irmã Celuta Teles receberá o Prêmio Carlo Marchini 2020”, Portal do Boletim Salesiano, 06 de outubro de 2020).

Crédito: shutterstock
© 2020 Copyright: Boletim Salesiano