Notícias Nacionais

Processo canônico de Dom Antônio de Almeida Lustosa

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Padre Sérgio Lúcio Alho da Costa, SDB, promotor e colaborador no Brasil da causa do Servo de Deus, dom Antônio de Almeida Lustosa, traz uma atualização do andamento do processo canônico: a redação da positio (documento oficial em que se apresentam a vida e as virtudes evangélicas do candidato para beatificação e canonização, bem como todos os documentos relativos à causa) já está concluída. Trabalho em grande parte feito pelo padre José Ferreira, SDB, e ajustado na fase final pelo monsenhor Mauricio Tagliaferri e a doutora Cristina Marinelli.

Atualmente a “bozza” (texto mártir) se encontra numa segunda vista de correção de detalhes e ortografia, feita pelo padre Sérgio Lúcio. Outra boa notícia é que foram achados os últimos documentos que faltavam ao processo. Concluída a revisão final, a positio segue novamente para Roma, onde será publicada e apreciada por uma comissão apontada pela Congregação para a Causa dos Santos, dicastério Vaticano.

Uma vez que a comissão vaticana dê o placet (aprovação), automaticamente dom Antônio de Almeida Lustosa será declarado venerável. Passo seguinte? Divulgar ainda mais a sua pessoa como exemplo de virtudes cristãs e incentivar o povo de Deus a recorrer a ele para alcançar de Nosso Senhor Jesus Cristo os milagres desejados na intercessão do Servo de Deus. Requer-se um milagre para a beatificação, mais um milagre para a canonização.
Fonte: Nordeste Hoje

Campanha UPV 2020 ganha música tema

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) lançou, no dia 9 de outubro, em todas as suas redes sociais oficiais, o tema da Campanha União Pela Vida (UPV). A música foi escrita e interpretada por três pessoas que são frutos da ação transformadora que a Congregação Salesiana promove diariamente na vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens.

A ideia nasceu durante as reuniões entre a RSB-Social e a Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação) que, juntas, buscavam meios para alavancar ainda mais a visibilidade da ação social salesiana no Brasil por meio da UPV. Após uma conversa com o cantor e compositor Jean Lopes, a proposta de gravação de uma música tema para a Campanha foi tomando forma e nasceu a parceria com a dupla sertaneja Pedro Vitor & Mariana.

A UPV é o meio pelo qual a RSB-Social arrecada fundos para apoiar as mais de 100 obras sociais espalhadas pelo país que, atualmente, beneficiam mais de 89 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para conhecer mais e contribuir basta acessar o site www.upv.org.br ou baixar o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.Fonte: RSB-Social

Canal “Pão Nosso” cria manual de retorno às missas

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A retomada das missas tem sido de muita alegria para os fiéis. Porém, é importante tomar todos os cuidados para prevenir a transmissão do novo coronavírus. Por isso, o Canal Pão Nosso, no YouTube, vem prestar um serviço de utilidade pública a toda a Igreja, com as orientações necessárias para uma participação segura e tranquila nas missas.

Produzido na cidade de Natal, RN, o “Pão Nosso” tem a proposta de evangelizar de forma mais descontraída, unindo bom humor a temas diversos do cenário cristão. A maioria dos participantes e idealizadores é formada por integrantes dos grupos juvenis da Paróquia Dom Bosco de Gramoré, da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e de outros movimentos, como o Segue-me.

O canal foi criado por um grupo de amigos católicos que decidiram utilizar o YouTube como ferramenta de evangelização. Seus participantes não se propõem a discutir religião, apenas querem utilizar a irreverência como forma de levar ao público a alegria de servir a Cristo, por meio de vídeos que relatam com bom humor situações cotidianas dos cristãos católicos. Toda terça-feira às 12 horas, é postado um vídeo com uma nova história, sem deixar de lado a diversão.
Fonte: Ranieri Dantas – Nordeste Hoje

Projeto AMA entrega poços artesianos a comunidades indígenas

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Projeto Assistência Missionária Ambulante (AMA) entregou, na semana de 5 a 9 de outubro, mais seis poços artesianos nas aldeias de Campinápolis e Corpo de Cristo, MT. A Aldeia Corpo de Cristo sofria com a falta de água há mais de três anos e foi necessária a perfuração de mais de 40 metros abaixo do solo para a instalação do poço. Ao todo, mais de 50 famílias foram beneficiadas pelo projeto.

O Projeto AMA é um departamento da Missão Salesiana de Mato Grosso que visa dar suporte técnico ao trabalho dos salesianos que atuam nas missões com os povos indígenas, de modo especial, com as etnias Xavante e Boe-Bororo. O grupo de trabalho do projeto AMA é liderado pelo salesiano irmão Alois Würstle.

Os Xavante constroem suas aldeias geralmente à beira dos pequenos córregos, que às vezes secam na época do ano em que quase não há chuvas e, quando chove, a água fica muito barrenta. É a água desses rios e córregos que os indígenas usam para beber e cozinhar e, em algumas aldeias, há casos gravíssimos de falta d’água. Por isso, a assistência do projeto AMA é fundamental nessas comunidades.

Fonte: Missão Salesiano de Mato Grosso

Crianças do Parque Dom Bosco personalizam camisetas do Flamengo

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Clube de Regatas do Flamengo, em celebração ao Dia das Crianças, convidou oito instituições do Brasil para participar de uma ação na qual as crianças deveriam desenhar os números e os nomes dos jogadores do clube. O Parque Dom Bosco de Itajaí, SC, que faz parte de RSB-Social, foi uma das instituições escolhidas. Por isso, nos jogos dos dias 13 e 15 de outubro, alguns jogadores do Flamengo entraram em campo com suas camisetas personalizadas por educandos da instituição.

Em Itajaí, a ação foi realizada por meio da Embaixada Fla Itajaí, que fez o convite e acompanhou as atividades. Foram convidados educandos das Oficinas Alternativas para desenhar os números e nomes do elenco do futebol profissional do Flamengo, 41 ao todo. Toda a ação seguiu os protocolos de segurança contra a Covid-19. Após os jogos, as camisas usadas pelos jogadores voltaram para cada uma das instituições e serão utilizadas como forma de captar recursos, ajudando financeiramente as obras, inclusive o Parque Dom Bosco.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X

Aluna salesiana cria app sobre o Guia Alimentar Brasileiro

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Ter todas as informações organizadas em um app de forma simples e rápida, a fim de que a população tivesse acesso ao conteúdo do Guia Alimentar Brasileiro. Esse foi o objetivo da acadêmica de Nutrição do UniSales, em Vitória, ES, Rafaela Soares Souza Kobi, que idealizou um aplicativo sobre o Guia para auxiliar os usuários quanto a escolhas saudáveis de alimentos.

O projeto se tornou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e surgiu com uma pesquisa em que apontava que os profissionais e estudantes da área da Saúde têm dificuldade na classificação dos alimentos e não costumam entender o rótulo nutricional. Também mostrou que muitos profissionais que trabalham na atenção básica à saúde não têm conhecimento sobre o Guia Alimentar Brasileiro, uma análise que foi importante para entender os pontos necessários a serem explorados nas funcionalidades e nos conteúdos do aplicativo.

O app foi desenvolvido ao longo de três meses em parceria com o aluno do curso de Sistema de Informação do UniSales, Bruno Kobi, e está disponível para o sistema Android.

Fonte: Acontece – UniSales

Formandos gravam série de vídeos vocacionais e missionários

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Fazendo uso das redes sociais nesse período em que as atividades pastorais presenciais foram suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus, os pós-noviços salesianos da Inspetoria São Domingos Sávio se organizaram para produzir uma série de vídeos vocacionais e missionários a partir da história da inspetoria, da experiência nas comunidades e do próprio testemunho dos salesianos na região. Batizada como “Cagliero 11 Amazônia”, a série tem um novo vídeo lançado sempre no dia 11 de cada mês.

“A proposta surgiu como resposta a um desafio colocado pela nossa inspetoria, de pensar em algo que pudesse ser feito como pastoral no ambiente virtual. Pensamos o projeto a partir de três frentes. A primeira, realizada em agosto, foi fazer vídeos com testemunhos vocacionais em suas variadas dimensões, terminando com uma live”, conta o pós-noviço salesiano Antônio Veiga Neto, um dos participantes do projeto.

O Cagliero 11 é a segunda frente do projeto, com vídeos de cerca de 1 minuto produzidos com o objetivo de valorizar a história da missão na Amazônia e algumas curiosidades da presença salesiana na região. “Queremos falar da missão na nossa inspetoria e fazer o convite vocacional a partir do que a gente tem de diferente; daquilo que é próprio da nossa região, destacando os instrumentos de trabalho das comunidades indígenas e ribeirinhas, as expressões da língua etc.”, afirma Neto. A terceira frente do projeto será valorizar o mês de novembro como um mês missionário. Acompanhe os episódios nas redes sociais da Inspetoria São Domingos Sávio e do Boletim Salesiano.

Irmã Celuta Teles recebe o Prêmio Carlo Marchini 2020

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A irmã Celuta da Cunha Teles, FMA, recebeu o Prêmio Carlo Marchini 2020, por seu trabalho com as crianças e os jovens em comunidades carentes nos estados de Goiás e Minas Gerais. A homenagem foi entregue no dia 17 de outubro em Bréscia, Itália, sem a presença de público. O prêmio é concedido pela ONG italiana para pessoas que se destacam em ações missionárias e de cuidado com jovens em situação de risco social.

A irmã Celuta nasceu em Silvância, GO, e desde que se tornou Filha de Maria Auxiliadora realiza um grande trabalho pelo bem das crianças e dos jovens. Nos anos 1990, ela iniciou uma casa de apoio a meninas em situação de rua na cidade de Contagem, MG. Depois, com o apoio da Associação Carlo Marchini, iniciou as obras do Centro de Acolhimento Chiara Palazzoli. De 2003 a 2017, irmã Celuta trabalhou em Aparecida de Goiânia, GO, onde fundou o Centro Padre Giovanni Pini, que fica nas proximidades do aterro sanitário da cidade.

“Acredito que todo jovem tem um acorde que vibra dentro de si e, se estimulado, como queria Dom Bosco, toda vida pode mudar para melhor. Os momentos de maior felicidade em minha vida foram aqueles em que estive perto dos pequenos e dos pobres para guardar a sua dignidade de amados de Deus”, afirmou a religiosa.

Fonte: Portal das FMA

Breves

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Biologia
O docente dos cursos de Engenharia do UniSALESIANO, professor Edval Rodrigues Viveiros, foi convidado pela equipe Astroyeast, da Columbia University, de Montreal, no Canadá, para participar do desenvolvimento de um aparelho que simula um ambiente de microgravidade e possibilita a produção sustentável de recursos como fármacos e alimentos no espaço sideral.

Observatório de Juventudes
No dia 27 de setembro foi lançado oficialmente o Observatório Salesiano de Juventudes (OSJ), ligado à Faculdade Dom Bosco (FDB), em de Porto Alegre, RS, e à Inspetoria Salesiana São Pio X, sua mantenedora. O Observatório será um espaço de referência para o público juvenil, visando fomentar ações que incentivem o protagonismo, além da formação de adultos qualificados para o acompanhamento e realização de pesquisas.

MOSB
O Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) participou da 14ª edição da Primavera dos Museus, realizada de 20 a 27 de setembro. Trata-se de uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, que ocorre anualmente no início da estação com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. O tema deste ano foi “Mundo digital: museus em transformação”.

Ensino Superior
Em 11 de setembro, foi realizado por meio de plataforma digital o Encontro das Instituições de Ensino Superior – FMA Brasil, com participação de representantes das três IES das FMA no país: Faculdade Católica Salesiana de Macaé, RJ, Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora de Campos dos Goytacazes, RJ, e Centro Universitário Teresa D'Ávila de Lorena, SP.

Sustentabilidade
O educando Raphael dos Anjos, do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco Lapa, em São Paulo, escreveu um artigo a pedido da Don Bosco Green Alliance (Aliança Verde Dom Bosco) sobre sustentabilidade. O tema escolhido foi o uso de bicicletas na cidade e a existência de ciclovias. O artigo foi publicado na revista alemã Don Bosco Magazin.

Embaixador-mirim
O jovem aluno do 9º ano do ensino fundamental II do Colégio São Paulo, em Ascurra, SC, Igor Moser, tornou-se embaixador-mirim do Ministério da Saúde, com o compromisso de ser um multiplicador do projeto “Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida”. O evento de nomeação de Igor ocorreu em Curitiba, no dia 24 de setembro.

© 2020 Copyright: Boletim Salesiano