Editorial

Viver na esperança... e agradecer

Estamos chegando ao final de mais um ano. Um ano bem diferente de todos que vivemos ultimamente. Muitas pessoas desejaram que se virasse a página o mais rápido possível. Mas sabemos que não é assim. Precisamos viver a esperança, no meio de tudo isso, como diz o articulista padre Agnaldo Soares Lima: “Há quem faça distinção entre ter esperança como uma ação de esperar ou ter expectativa de que algo possa vir a acontecer, e a ‘esperança’ como uma atitude que nasce do verbo ‘esperançar’, ou seja, uma atitude positiva, afirmativa, diante do que se quer fazer acontecer”.

Na tradição norte-americana, no mês de novembro temos o “dia de ação de graças”. Mas, agradecer o que, neste ano marcado por uma doença que vitimou milhares e milhares de pessoas? Num ano em que ficamos apreensivos, aguardando que a ciência descubra algo que nos livre desse vírus? Será que existem motivos para agradecer? No seu artigo, o Reitor-mor diz que precisamos superar, muitas vezes, o azedume que nos paralisa, que nos impede de realizar ações que possam ajudar o nosso próximo. Neste sentido, poderemos agradecer a Deus por nos ter dado forças para ir superando esses momentos difíceis. “Obrigado por haver acreditado que se pode viver na esperança”, diz o padre Ángel Artime. Assim a esperança, de esperançar, se torna uma virtude que podemos viver no dia a dia, como Família Salesiana.

Também quero destacar, neste Boletim Salesiano, o esforço que foi realizado pelo Conselho Editorial para adequar nosso boletim digital aos novos tempos e às novas plataformas. No mês de outubro foi lançado o BS digital com uma nova versão adaptado a todas as plataformas, com fotos grandes, matérias em texto e vídeo... obrigado a todos que se envolveram neste trabalho, de modo especial nosso colaborador Felipe Lemoura, pois queremos oferecer aos nossos leitores o que existe de melhor para esta revista, que Dom Bosco criou para ser o veículo de união de toda a nossa Família Salesiana.

Também participamos do Encontro Continental do Boletim Salesiano da América. Neste encontro ficou evidenciado que o Boletim Salesiano deverá continuar sua missão, se adequando aos tempos, como Dom Bosco, certamente, faria. Para isso refletimos e estudamos a versão inicial de um novo documento Comunicação e a proposta programática do Reitor-mor para o sexênio. Entre os objetivos específicos do encontro, destacamos: compartilhar experiências de trabalho a partir dos acordos do encontro mundial BS Roma 2019; proporcionar um maior conhecimento entre diretores e responsáveis do BS América; e preparar uma programação que permita fazer um caminho conjunto.

Por isso queremos agradecer a Deus, neste final de ano, por tudo o que fizemos e principalmente por nos ter dado coragem para continuar nossa missão. E como diz o Reitor-mor, “queria aproveitar este número do Boletim Salesiano para agradecer, em nome de Dom Bosco, às milhares e milhares de pessoas que são nossos benfeitores e que ajudam as obras salesianas no mundo”.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2020 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Aline Passos Dantas (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.