Juventude

As Inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos) e Santa Catarina de Sena (Salesianas) realizaram o primeiro FEST on-line no dia 17 de outubro

Jovens unidos em oração e no coração

Camila Santos
Em 2020, o mundo parou por causa do novo coronavírus. No entanto, a juventude salesiana se manteve ativa e unida, fazendo dos meios digitais um palco de celebração, evangelização e encontro.

Foi no espaço virtual que a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e diversos grupos juvenis ligados ao carisma salesiano deram sequência às atividades de formação, ações pastorais ou mesmo começaram novos projetos. O resultado desse amplo movimento foi uma série de iniciativas protagonizadas pelos jovens em todo o país.

“Aprendemos a lidar com o isolamento e unimos nossas forças por todo o Brasil. Entendemos que não é preciso estar no mesmo lugar, basta que estejamos unidos em oração e no coração”, conta Mariana Aparecida de Almeida Souza, vice-presidente da Articulação da Juventude Salesiana. Segundo Mariana, mesmo diante de um ano difícil, a AJS conseguiu estar à frente de iniciativas importantes, como a realização de três lives em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação), sendo a mais recentemente, em 22 de novembro, a live das missões, que teve o objetivo de reunir jovens missionários, compartilhar experiências e lançar a revista Missões Salesianas. “Além disso, lançamos uma campanha de votação para a escolha do novo logo da AJS, com os jovens de todo o Brasil, e passamos a fazer parte da União Pela Vida (UPV)”, comemora Mariana.

O #FJSEMCASA, ocorreu no dia 21 de novembro, com uma live no pátio da capela da Inspetoria São Luiz Gonzaga, no Recife
O Festival da Juventude Salesiana, nesta edição batizado de #FJSEMCASA, ocorreu no dia 21 de novembro, com uma live no pátio da capela da Inspetoria São Luiz Gonzaga, no Recife.

Encurtando distâncias
Uma das iniciativas que surgiram do anseio de proximidade foi o “Peregrinando com Dom Bosco”. O projeto, lançado pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Inspetoria São João Bosco (ISJB), junto com a Pastoral Juvenil Salesiana da ISJB, foi criado visando o cuidado e o acompanhamento dos grupos juvenis, durante o isolamento social. “O projeto teve como objetivo oportunizar novos modos de vivenciar a fé e a espiritualidade juvenil salesiana e proporcionar um lugar virtual de encontro com aqueles que amam e comungam da mesma experiência juvenil, missionária e salesiana”, explica Gabrielly Alves Silva, da tesouraria da AJS. O Peregrinando com Dom Bosco foi realizado entre os meses de março e dezembro, como um itinerário pastoral virtual. Nesse período, os participantes deveriam fazer atividades diárias, em grupo ou individualmente, além de iniciarem a sua rotina com o ‘Bom Dia Salesiano’ e terminarem com o ‘Boa Noite Salesiano’.

A busca por proximidade também foi o combustível da AJS Nordeste, onde os jovens protagonizaram a criação de dois novos projetos. “O ano de 2020 foi muito diferente para todos nós. Como AJS, não podíamos ficar parados e esperar o tempo passar. Tivemos uma reunião on-line e preparamos uma programação de atividades para encontrar os jovens de nossas casas”, conta Rhaldney Silva, integrante da equipe de Comunicação da AJS Nordeste e colunista da Equipe Suporte de Comunicação.

Um dos projetos criados foi o das lives às quintas-feiras, no qual um jovem da Inspetoria São Luiz Gonzaga e outro da Inspetoria Maria Auxiliadora montavam uma transmissão ao vivo no Instagram da AJS e debatiam sobre diversos temas e a realidade local de cada Articulação. “A ideia era fazer com que os jovens fizessem um encontro bem diferente e usassem a criatividade. O pedido foi atendido e surgiram, por exemplo, lives de Oscar da AJS Nordeste, Jornal Nacional da AJS e Arraiá da AJS”, conta Rhaldney.

Outro projeto foi a “AJS Conectada”, no qual os jovens das duas inspetorias do Nordeste se encontravam por meio de um aplicativo de reunião para um momento de formação e compartilhamento de experiências. A AJS Conectada foi realizada em duas temporadas. A primeira, no mês de junho, todos os sábados, e a segunda começou em agosto e terminou em outubro, com encontros realizados no último sábado do mês.

Crédito: istock /Andor Bujdoso
Cerca de 350 adolescentes e jovens participaram da Animação Missionária Juvenil (AMJ) online

Juventude em festa e em casa
Um ano para festejar sem sair de casa. Foi com base nessa premissa que a juventude salesiana nas regiões Nordeste e Sudeste celebrou dois eventos tradicionais em cada uma dessas regiões: o Festival da Juventude Salesiana e o FEST.

O Festival da Juventude Salesiana, nesta edição batizado de #FJSEMCASA, ocorreu no dia 21 de novembro, com uma live no pátio da capela da Inspetoria São Luiz Gonzaga, no Recife. Com duas horas de duração, o evento reuniu quase duas mil pessoas, conectadas na plataforma do YouTube dos Salesianos Nordeste. O evento contou com música ao vivo, momentos de reflexão e apresentações preparadas, de forma remota, pelos integrantes da AJS Nordeste em seus regionais. Além disso, os jovens foram agraciados com uma mensagem do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, que ressaltou a importância do carisma juvenil salesiano no Nordeste brasileiro.

As Inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos) e Santa Catarina de Sena (Salesianas) realizaram o primeiro FEST on-line no dia 17 de outubro. O evento foi realizado na Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa, SP, e transmitido pelo canal do YouTube dos Salesianos de São Paulo. Com o tema “Jovem, diga não à indiferença e o lema “Jamais passarei indiferente diante de alguém”, o evento somou mais de quatro mil visualizações.

A Campanha da Solidariedade Salesiana foi promovida pela Pastoral Juvenil em Niterói, RJ

Evangelização, solidariedade e formação à distância
A necessidade do isolamento social gerou uma série de encontros virtuais e eventos criativos a fim de unir a juventude para momentos de espiritualidade, celebração e formação, sem esquecer a solidariedade aos mais carentes. Veja a seguir alguns exemplos. Para mais informações sobre cada evento, abra o link em roxo:

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Paróquia de São João Bosco de São João del Rei, MG - que contempla os grupos juvenis: Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Acólitos de Dom Bosco, Juventude Missionária Salesiana (JMS) e Juventude Madre Mazzarello (JMM) - lançou, em 25 de junho, a WebTV Conexão Salê. O projeto teve o objetivo de evangelizar e entreter por meio de programas de entrevistas, exibição de documentários e curiosidades. Tudo transmitido através do Instagram da AJS e pelos canais de mídia da Paróquia São João Bosco.

Inspirados pelo Mês Missionário 2020, os jovens pertencentes à AJS do Pará (Belém, Castanhal e Salinas) realizaram uma videoconferência com os jovens do Timor-Leste. O objetivo da experiência chamada Missão Além Fronteiras foi contribuir com os jovens do Timor-Leste, por meio de oficinas de técnicas vocais e linguagem corporal. O grupo da AJS foi acompanhado pela assessora, Salesiana Cooperadora Marcia Lima, e pela irmã Monica Hivana, FMA.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Massaranduba, SC, realizou o Dia Missionário Salesiano, em 18 de outubro, com a bênção dos veículos e das famílias da paróquia, em forma de drive thru. A atividade contou com a participação dos adolescentes que integram a Animação Missionária e a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) paroquial. Aproximadamente 200 famílias foram abençoadas. Na ação, também foram arrecadados alimentos a serem destinados às famílias carentes do município.

No Sul, cerca de 350 adolescentes, jovens, coordenadores e religiosos se uniram, virtualmente, para participar da Animação Missionária Juvenil (AMJ) da Inspetoria Salesiana São Pio X, entre os dias 12 a 18 de julho. Proposto a partir de um itinerário de orações diárias e visando a reflexão e construção do projeto pessoal de vida, os adolescentes foram envolvidos em um clima oratoriano com: orações, brincadeiras, reflexões, pessoais e em grupo, teatro, adoração eucarística, encontro vocacional e espírito missionário.

A AJS Nordeste, promoveu, no mês de agosto, a Semana da Juventude. O evento, que foi realizado nas plataformas digitais do movimento, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Juventude. Testemunhos, orações e palavras de amor e de orgulho pela articulação deram o tom da atividade.

Testemunhos de esperança

Os jovens da AJS e movimentos juvenis salesianos respondem como, em 2020, mantiveram acesa a chama da esperança. Confira!

TOQUE NAS FOTOS PARA ESCOLHER UM VÍDEO

© 2020 Copyright: Boletim Salesiano