Editorial

A esperança é um amor que espera!

“Quando é que tudo isso vai terminar?” Esta foi e é a pergunta que mais ouvimos desde o último ano e ficamos esperando, aguardando com paciência uma solução. A outra pergunta que fizemos foi: o mundo, depois desta pandemia, será o mesmo? “Quão felizes são os que vivem na esperança e não se cansam de esperar”, disse São Francisco de Sales, num sermão em 1620. Creio que é isso mesmo. Não devemos nos cansar de esperar. Por isso, prezado leitor dessas páginas do Boletim Salesiano, apresentamos nesta edição várias matérias que tratam da Estreia do Reitor-Mor para este ano. “Movidos pela esperança” é o tema, que tem como lema a frase bíblica, tirada do Apocalipse, que nos diz: “Eis que faço novas, todas as coisas”. O fato de não nos cansarmos de esperar nos torna aptos e credíveis para continuar a nossa missão, como Família Salesiana.

“Somos ‘movidos’ pela esperança, ou seja, a esperança deve nos colocar em movimento, e não em ato passivo de espera”, afirma o Reitor-Mor. E conclui: “mesmo neste mundo com tantas notas de desumanidade pode-se viver com uma atitude diferente. Há quem viva no lamento e na negatividade, com o coração endurecido. Felizmente, há também muitos que procuram viver movidos por um dinamismo que leva a buscar a vida, a tentar fazer o melhor, a concentrar-se no viver de amor e de serviço, a trabalhar sob o dinamismo da esperança”. É este o dinamismo da esperança que nos traz felicidade.

E mais. No Tratado do Amor de Deus, São Francisco de Sales nos dá mais uma bela definição do que é a esperança. No livro 2º, capítulo 16, ele diz que “a esperança é um amor que espera e que quer”. Um dos compromissos da Estreia diz que uma das características “da nossa espiritualidade salesiana é perceber Deus como muito próximo, muito presente nos eventos e com quem, em nossa simplicidade, podemos entrar em diálogo”. Este compromisso de estar próximos de um Deus que nos ama e nos quer bem, transforma, realmente, a esperança de dias melhores em amor. Ao mesmo tempo, de acordo com a definição salesiana, queremos ser pessoas movidas pela esperança, pessoas que querem criar novas coisas. E esse querer é um amor que espera! Assim, poderíamos dizer para as pessoas que nos perguntam se o mundo será diferente depois da pandemia: sim, será! Porque Deus nos move com a esperança para, junto com Ele, querer e criar novas todas as coisas.

Outra característica muito forte da espiritualidade salesiana é viver o nosso compromisso e a nossa missão na vida cotidiana, no dia a dia. Fomos ensinados por Francisco de Sales e por Dom Bosco a dar importância para as pequenas coisas que acontecem no nosso dia. Não a buscarmos realizar coisas extraordinárias, mas transformar nossas ações cotidianas em fatos extraordinários, cheios de esperança e de amor. Como nos diz a Estreia, “o extraordinário só acontece quando se começa a viver as pequenas coisas comuns; a vida cotidiana é feita de muito trabalho e sem muitas gratificações, mas também de alegrias íntimas contidas, de encontros verdadeiros, de imprevistos que surpreendem a alma”. Como exemplo disso, leia a matéria sobre a foto de 1861, quando Dom Bosco aproveitou para nos ensinar tantas coisas a partir de uma simples fotografia, a primeira, com o padre Paulo Ábera, cujo centenário de morte celebramos neste ano.  

Pode ser que nem tudo termine ainda nestes próximos meses. Converter-se à esperança é crer no projeto do Evangelho, diz a Estreia. Então, com muita coragem, “saudemos a cada novo dia com alegria e esperança, porque ele nos chega como um presente de Deus”, nos diz Francisco de Sales.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.