Testemunhos

istock / JynMeyerDesign

Reflexões sobre a encíclica Fratelli tutti

.
Convidamos alguns Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e jovens da Articulação da Juventude Salesiana - AJS a refletir sobre a encíclica “Fratelli tutti” e suas ressonâncias nas atividades realizadas pela Família Salesiana no Brasil nas áreas de ação social, comunicação, juventude, pastoral e educação para a paz e a consciência política. Confira!
1.
“A história do Bom Samaritano se repete e é iluminadora para o agir na dimensão social salesiana no Brasil”, afirma o padre Waldomiro Bronakowski, Diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil.
2.
“O Papa Francisco, na encíclica Fratelli tutti, nos diz que todo ser humano tem o direito de viver com dignidade e desenvolver-se integralmente, e que nenhum país pode negar esse direito fundamental”, analisa a irmã Silvia Aparecida da Silva, Diretora-executiva da Rede Salesiana Brasil.
3.
“A encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco nos convida, no capítulo 6, a fazermos uma reflexão sobre a amizade e o diálogo social. Tratar desse tema é algo fundamental para nós, salesianos e salesianas”, considera a irmã Márcia Koffermann, Diretora-executiva da RSB-Comunicação.
4.
“Na encíclica, o Papa fala de uma comunhão universal e do cuidado com a Casa Comum; e nós, salesianos que trabalhamos com a juventude, dentro da nossa pedagogia, somos convidados especialmente a construir uma política que possa ter essa sensibilidade com o bem comum”, diz o padre Antônio Ramos do Prado (Padre Toninho), Assessor da Comissão para Juventude – CNBB.
5.
“Interessante que no capítulo 5 da encíclica, o Papa vai tratar sobre a melhor política, e fica a questão para a gente, como ação salesiana junto aos jovens, de como fazer a construção de uma política voltada ao bem comum e à sociedade”, reflete João Batista Dantas Júnior, Presidente do Conselho Nacional da AJS.
6.
“Falar sobre a política do bem comum que é apresentada na Fratelli tutti é recordar um elemento de profunda importância no nosso carisma salesiano: a nossa missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos”, destaca a irmã Claudiane Cavalcante, Coordenadora da Pastoral Juvenil da Inspetoria Maria Auxiliadora, do Nordeste.
7.
“É uma alegria falar com vocês sobre a nossa missão salesiana com a juventude, que tem quatro grandes objetivos que trago para vocês. O primeiro é o ambiente que transforma”, ressalta a irmã Vânia Auxiliadora Siqueira Ojeda, Coordenadora da Comissão da Pastoral Juvenil Salesiana do Brasil.
© 2021 Copyright: Boletim Salesiano