Notícias Internacionais

Bolívia: em favor das crianças desnutridas

Em San Carlos, no departamento de Santa Cruz, Bolívia, o Centro Dom Bosco para Crianças Desnutridas oferece alimentos e apoio integral a aproximadamente 150 menores por ano. O tempo de permanência na obra é determinado pelo grau de desnutrição que a criança enfrenta e seu percurso de recuperação.

Para a recuperação de crianças desnutridas, o centro envolve no processo as mães: criou abrigos temporários para hospedá-las e definiu claramente seus papéis e responsabilidades durante a estadia. Elas participam de oficinas de formação sobre desnutrição e prevenção, cuidados com seus filhos, desenvolvimento infantil, saúde e medicina preventiva, aplicando na prática o que aprenderam até que se torne um hábito diário.

Nestes meses de pandemia, durante os quais a situação econômica de muitas famílias se agravou, o centro recebeu uma doação das Missões Salesianas (Procuradoria Missionária Salesiana), de New Rochelle, Estados Unidos, para apoiar suas atividades. Recentemente, o centro também fez melhorias no acesso à água: agora está conectado à rede hídrica municipal e pode fornecer água potável em fluxo contínuo.

A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul e possui a distribuição de renda mais desigual da região.

Fonte: Agência Info Salesiana

Salesiano é primeiro bispo da Diocese de Gracias (Honduras)

O povo hondurenho e a comunidade salesiana compartilham a alegria da ordenação episcopal de dom Walter Guillén Soto, SDB, como primeiro bispo da nova Diocese de Gracias. A celebração foi presidida pelo núncio apostólico de Honduras, dom Gábor Pintér.

A cerimônia contou com a presença do cardeal Gregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador, El Salvador; do salesiano dom Elías Bolaños, bispo de Zacaecoluca, El Salvador; e de outros bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos. A presença de vários salesianos trouxe à cerimônia gestos de fraternidade e proximidade.

Em mensagem enviada para a ocasião, o Papa Francisco destacou as características de um bispo salesiano de Dom Bosco: “Pensamos em ti, venerado irmão, que no teu trabalho pastoral como pai dos jovens e em teu coração de professor, te mostraste dotado de coração e mente, e nos pareceste adequado para alimentar este rebanho”.

Dezenas de fiéis demonstraram devoção e alegria, aplaudindo quando dom Pinter entregou a dom Guillén as insígnias episcopais: o anel, a cruz, a mitra, o báculo.

Fonte: Agência Info Salesiana

Salesianas usam arte para reintegrar crianças escravas no Benim

As Filhas de Maria Auxiliadora lançaram um projeto para ajudar na reintegração de crianças resgatadas da escravidão por meio da arte. A iniciativa é realizada no Benim, no Oeste da África. As irmãs FMA são as responsáveis pelos centros salesianos da cidade de Cotonou, capital do Benim, que acolhem os menores mais vulneráveis do país. O centro Mamma Margherita (Mamãe Margarida), para meninos, e Maison de l’Esperance (Casa da Esperança), para meninas, dá abrigo, educação básica e aprendizado de um ofício.

Em Benim, as crianças “enfrentam desafios significativos para obter educação dentro do pobre sistema educacional do país. Segundo o UNICEF, Benim continua sendo um dos países mais pobres do mundo, com cerca de 70% de sua população vivendo na pobreza”, afirmam os salesianos em seu site. “Aproximadamente metade de todas as crianças entre 5 e 13 anos está envolvida em alguma forma de trabalho forçado no país. Quase 20% delas sofre de desnutrição crônica. Os jovens do Benim também enfrentam desafios assustadores na luta contra a pobreza, que é uma das principais causas do tráfico de crianças”, asseguram.

Antes de serem admitidas na Casa da Esperança, as meninas ingressam no programa Barra Vidomegon, “um albergue salesiano onde elas podem descansar, pedir ajuda e encontrar apoio, por meio de atividades recreativas”. Além disso, elas recebem informações que lhes permitem decidir se desejam ingressar à Casa da Esperança.

Fonte: Cynthia Pérez | ACI Prensa –

ONG Salesian Missions em sintonia com a Laudato Si

A Procuradoria Missionária salesiana Salesian Missions, com sede em New Rochelle, Estados Unidos, é uma ONG salesiana que se dedica a arrecadar fundos para apoiar projetos de desenvolvimento em todo o mundo.

Uma das formas de participação da Salesian Missions no Ano Especial da Laudato Si (maio de 2020 a maio de 2021) foi o apoio ao programa de capacitação sobre energias renováveis na Tanzânia, que formou mais de 480 alunos. Com o financiamento da Fundação Charles Stewart Mott, os centros de formação profissional salesianos criaram oficinas de preparação e melhoraram suas aulas e sessões práticas sobre energia solar e eletrônica.

“A energia solar é o caminho do futuro e é melhor para o ambiente. O que estamos fazendo, portanto, é formar jovens de ambos os sexos neste setor. Após a formatura, 100% dos jovens encontram trabalho. É algo fantástico, porque precisamos de pessoas bem formadas neste setor”, afirmou o padre Gus Baek, responsável pela ONG.

Fonte: Agência Info Salesiana

Nasce um novo Grupo ADMA em Seul (Coreia do Sul)

Um novo grupo da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) foi constituído em Seul, capital da Coréia do Sul, no dia 24 de maio, solenidade de Maria Auxiliadora. Sete aspirantes fizeram a promessa, em celebração presidida pelo padre Marcello Baek, SDB, vigário da Inspetoria Santos Mártires Coreanos (KOR). A cerimônia foi realizada na capela da casa inspetorial das FMA, com a participação da inspetora, irmã Cecilia Kim, de algumas FMA das comunidades de Seul e dos jovens.

As sete candidatas, pronunciando as palavras da promessa, empenharam-se em viver a vida de cada dia na família, no trabalho, na sociedade civil e eclesial, testemunhando a fidelidade a Cristo, seguindo os ensinamentos e exemplos de Dom Bosco e confiando na ajuda materna de Maria.

A ADMA é uma associação de leigos, fiéis ao carisma de Dom Bosco, que em todo o mundo assumem o empenho de viver a vida cotidiana imitando Maria e colocando-se como filhos sob o seu manto. Com o novo grupo de Seul, existem agora dois grupos ADMA na Coreia do Sul, 80 na região Ásia Leste-Oceania e mais de 800 grupos em todo o mundo – inclusive no Brasil.

Fonte: Portal das FMA

Breves

“É hora de Capítulo 28”
Já está disponível no canal da ANSChanel no YouTube, com legendas em português, o terceiro vídeo da série “É hora de Capítulo 28”, no qual o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, aprofunda a terceira linha programática do sexênio contida no documento “Reflexões Pós-capitulares”, com o título: “Viver o ‘Sacramento Salesiano’ da presença”.

BS América
Foi realizado, em 2 de junho, o segundo encontro on-line do Boletim Salesiano América. O objetivo principal foi apresentar os avanços e as ações realizadas após o encontro de outubro de 2020. Entre os cinco exemplos de boas práticas realizadas nesse período, uma das apresentações foi do BS Brasil, que destacou a presença efetiva nas redes sociais e o Boletim Salesiano Digital.

Venerável Felice Canelli
O Papa Francisco autorizou a promulgação do decreto relativo às virtudes heroicas do Servo de Deus Felice Canelli (1880-1977), sacerdote da Diocese de San Severo, em Foggia, Itália, e Salesiano Cooperador. A causa de beatificação e canonização, promovida pela Diocese de San Severo e pela paróquia de Croce Santa, é acompanhada pelo padre Pierluigi Cameroni, SDB, postulador geral para as Causas dos Santos da Família Salesiana.

Ministério de Catequista
O Ministério de Catequista foi instituído, em 11 de maio, através de documento no qual o Papa Francisco afirma: “É necessário reconhecer a presença de leigos e leigas que, em virtude de seu Batismo, sentem-se chamados a colaborar no serviço da catequese”. Além disso, Francisco enfatiza a importância de “um encontro autêntico com as gerações mais jovens” e observa “a necessidade de metodologias e instrumentos criativos que tornem o anúncio do Evangelho coerente com a transformação missionária da Igreja”.

Patrimônio Cultural
Inaugurada em julho de 1921, em homenagem nacional pelo centenário da independência do Peru, a Basílica de Maria Auxiliadora de Lima foi declarada patrimônio cultural da nação pelo Ministério da Cultura do Peru. Trata-se do mais alto reconhecimento oficial da contribuição cultural, artística, arquitetônica e espiritual dos filhos de Dom Bosco ao país.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano