Notícias Nacionais

Acadêmicos de Nutrição do UniSales participam de hortas comunitárias

Os acadêmicos de Nutrição do UniSales que realizam estágio supervisionado na Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, ES, estão participando do Projeto de Hortas e Jardins Terapêuticos, que propõe o cultivo de hortas comunitárias para os profissionais das unidades básicas de saúde e a comunidade.

O projeto é uma iniciativa sustentável, de baixo custo e de fácil aplicação. As mudas são feitas em crivos de ovos, rolinhos de papel higiênico e garrafas pet e são utilizadas para delimitar os canteiros, onde são plantadas ervas medicinais, boldo, cebolinha ou coentro.

Os espaços são cuidados e os produtos consumidos por profissionais da unidade de saúde e da própria comunidade. A iniciativa faz parte das Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS), nas UBS de Itapemirim, Santa Fé e Sotelândia, com grandes possibilidades de expansão.

A construção das hortas comunitárias busca incentivar o consumo consciente e o desenvolvimento local sustentável. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, visando a redução do consumo de alimentos industrializados e com agrotóxicos, e a utilização de medicamentos em excesso, priorizando e estimulando o consumo de alimentos e ervas naturais.

Fonte: UniSales

Parceria da UCDB resulta em horta orgânica na Casa Dom Bosco

Quando boas iniciativas encontram pessoas dispostas, os projetos saem do papel. Foi assim na parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, MS, por meio do projeto de extensão Saúde Pública, com a Sigo Homeopatia, empresa incubada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova): o trabalho em conjunto resultou em um novo projeto da Casa Dom Bosco de horta orgânica, que atenderá as crianças e adolescentes participantes da obra social salesiana.

O professor doutor Denilson Guilherme é engenheiro agrônomo e coordena o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB — Mestrado e Doutorado. É ele quem dá assistência técnica para o desenvolvimento das atividades. “Buscamos fazer a capacitação dos jovens na produção de horta orgânica. A UCDB doou as mudas, os participantes da Casa Dom Bosco fizeram o plantio e a Sigo Homeopatia fornece os insumos”, explica o docente.

As hortaliças produzidas serão consumidas nas refeições proporcionadas pela Casa Dom Bosco, uma obra social localizada no bairro Taquaral Bosque, em Campo Grande. No local, dezenas de crianças e adolescentes realizam atividades recreativas e educativas no contraturno da escola.

Fonte: Silvia Tada – Missão Salesiana de Mato Grosso

Nova configuração do VIDES no Brasil

O VIDES é uma Associação de Voluntariado Internacional promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, com Estatuto Consultivo das Nações Unidas (ONU). Inspira-se no Projeto Educativo Salesiano para responder as exigências locais, operando pela promoção e defesa dos direitos das crianças, jovens e mulheres.

Com a nova configuração das FMA no Brasil, as quatro delegadas inspetoriais responsáveis pela animação do VIDES (irmã Luzinete Rego Freitas, irmã Fátima Cunha, irmã Maria do Socorro Ramos Loriano e irmã Metka Kastelic), reúnem-se mensalmente nas plataformas digitais para análises e estudos das realidades e planejamento das formações em vista do fortalecimento dos grupos.

Na reunião realizada em maio, foram convidadas as conselheiras inspetoriais do âmbito da missão, que expressaram as expectativas sobre o desenvolvimento de propostas de voluntariado nas próprias inspetorias. Também foi iniciado o trabalho da nova identidade visual, que unirá todos os grupos sob a mesma marca. Em junho, foi dada sequência ao planejamento das formações que serão oferecidas no segundo semestre para todo o território nacional.

Fonte: Irmã Metka Kastelic

Magno Fonzar Albuquerque, SDB, é ordenado sacerdote

Pela imposição das mãos de dom Hilário Moser, SDB, o diácono Magno Fonzar Albuquerque recebeu o segundo grau do sacramento da ordem, em missa realizada na Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa, em São Paulo, no dia 22 de maio.

Concelebraram os padres Ernesto Piccinini, inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, e Hélio Espínula Soares Pinto, diretor da Comunidade do Bom Retiro. Estiveram presentes na celebração eucarística, apenas religiosos salesianos e familiares do padre Magno, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

O novo padre escolheu como lema sacerdotal: “A vida para que outros possam viver”. Durante a homilia, dom Hilário refletiu que entregar a vida inteiramente a Deus não é tarefa simples. Contudo, se tornará mais fácil na medida em que o sacerdote fizer da eucaristia e da cruz de Jesus, os pontos de partida e chegada de sua vocação: “É nesse encontro com Jesus que você, aos poucos, aprenderá a servir e amar como um padre, o doar-se pelos outros, da mesma forma como o Bom Pastor, Jesus, dá a vida pelas suas ovelhas”.

Fonte: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Adail Brito é ordenado diácono em São Gabriel da Cachoeira

Adail Brito, indígena da etnia Piratapuia, foi ordenado diácono pelas mãos do bispo diocesano dom Edson Taschetto Damian. A cerimônia ocorreu no domingo de Pentecostes, 23 de maio, na Catedral São Gabriel Arcanjo, em São Gabriel da Cachoeira, AM.

Participaram o inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio, padre Jefferson Luis; o vice-inspetor, padre Felipe Bauzière; membros do conselho inspetorial e demais religiosos e religiosas das congregações presentes na região. O padre Gabriel Romero, conselheiro para região América Cone Sul, em visita na Inspetoria do Amazonas, também esteve presente.

A solenidade foi animada com os cantos litúrgicos regionais. Os padres Jefferson Luís e Raimundo Marcelo fizeram a imposição da veste diaconal; em seguida os familiares impuseram o cocar indígena em sua cabeça. No discurso de agradecimento, o recém ordenado se dirigiu aos seus familiares na sua língua materna piratapuia, em seguida em língua yanomami aos jovens de Maturacá e depois em língua portuguesa aos demais.

“Nós salesianos desempenhamos com alegria o serviço missionário aqui na Amazônia, nos dedicamos ao estudo e retornamos às comunidades para usar os dons e talentos com mais entusiasmo junto ao povo de Deus. A humildade e o coração grande de acolhida que possui o povo Yanonami, na qual eu trabalho há um ano e seis meses, me faz sentir feliz por todo o bem que a Igreja propaga”, testemunhou Adail.

Fonte: Antonio Veiga Neto, SDB

Missa pela paz na paróquia salesiana do Jacarezinho

Em 12 de maio, foi celebrada uma missa pela paz na Paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora, que fica na comunidade do Jacarezinho, na capital fluminense. A missa foi presidida pelo cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, e teve a presença do inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Natale Vitali Forti, SDB.

Durante a missa, dom Orani rezou pela paz em todas as comunidades e também pelas famílias dos 28 mortos da operação Exceptis, realizada pela Polícia Civil no dia 6 de maio. Em carta enviada à Inspetoria São João Bosco, dom Orani agradece o comprometimento e o trabalho pastoral, educativo e social realizado pelos salesianos na arquidiocese do Rio de Janeiro.

Presentes na comunidade do Jacarezinho desde 1950, os Salesianos de Dom Bosco continuam sendo “sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna”. A Inspetoria São João Bosco publicou nota oficial em solidariedade à comunidade do Jacarezinho, fortalecendo os laços de amizade e de solidariedade.

Fonte: Mariana Brum

Ex-aluna salesiana é aprovada em universidades americanas

Camila Rezende Tavares Pimentel, ex-aluna do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA-Oratório), em Cruzeiro, SP, foi aprovada em sete universidades americanas. A estudante foi aprovada para o curso de Relações Internacionais nas seguintes universidades: Boston University, Syracuse University, University of Kentucky, Miami University, Adelphi University, Wilkes University e University OF South Carolina.

Camila estudou no INSA-Oratório desde o 6° ano do Ensino Fundamental, formando-se em 2020. Dedicada, empenhada e comprometida alcançou o seu objetivo sem perder o foco e o incentivo dos professores, coordenação e direção.

No 2° semestre
deste ano, Camila partirá rumo à University of Kentucky. Para o ingresso da estudante na universidade foram realizadas entrevistas, exames de idiomas, análise de habilidades e notas de todo seu currículo do colégio.

Fonte: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

Mais um passo para a canonização de Dom Antônio Lustosa

Foi dado mais um passo no caminho da canonização do salesiano Dom Antônio de Almeida Lustosa, que foi arcebispo de Fortaleza, CE. A canonização é o reconhecimento oficial, pela Igreja Católica, da santidade de uma pessoa e acontece somente após um processo para a comprovação da santidade. Como parte desse processo, em 27 de abril foi entregue na Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, o documento sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Dom Lustosa.

Entre os documentos apresentados está a biografia detalhada de Antônio de Almeida Lustosa, que nasceu na cidade de São João del Rei, em Minas Gerais, no dia 11 de fevereiro de 1886. Lustosa estudou no Colégio Salesiano de Cachoeira do Campo, fez o seminário em Lorena, SP, e foi ordenado sacerdote salesiano em janeiro de 1912. Em 1925, foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Uberaba, MG. Em 1928, foi transferido para a Diocese de Corumbá, MS, e em 1931, assumiu a Arquidiocese de Belém, PA, onde permaneceu por dez anos. Em 5 de novembro de 1941, assumiu o encargo de arcebispo de Fortaleza, onde ficou até o final de seu episcopado.

Juntamente com um grande número de atividades de natureza social e de caridade, dom Lustosa erigiu mais de 30 novas paróquias, 45 escolas para os necessitados, 14 centros de saúde na periferia de Fortaleza, mais os hospitais São José e Cura d’Ars, só para lembrar algumas das mais relevantes obras atribuídas ao seu episcopado. Deve-se a Dom Lustosa também a fundação do Instituto dos Cooperadores do Clero e da Congregação das Irmãs Josefinas. Dom Antônio de Almeida Lustosa morreu em 14 de agosto de 1974.

Fonte: Com informações da Agência Info Salesiana

Breves

ECOS Polo 2021
O Encontro de Comunicação Social dos Polos (ECOS Polo) 2021 foi realizado de 26 a 28 de maio, via plataforma Zoom, com o objetivo de fortalecer o trabalho da Comunicação dentro das casas salesianas do Brasil. Durante os três dias do encontro, buscou-se: apresentar as campanhas em andamento; socializar as práticas e projetos da RSB-Comunicação e orientar as comunidades locais em relação ao planejamento estratégico de cada unidade.

Carlo Acutis
Assinada por Nicola Gori, postulador da causa de canonização, a biografia recém-publicada pela Edições CNBB Da informática ao Céu apresenta a história de Carlo Acutis (1991-2006), um jovem comum, mas reconhecido mundialmente como modelo de santidade na era digital. Seu testemunho indica o essencial na resposta à vocação: “O chamado pela busca da felicidade pela íntima união com Deus”.

CF 2022
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou a letra do hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2022. No site da campanha também já está disponível o cartaz. O tema da CF 2022 é “Fraternidade e Educação” e o lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).

Pacto Educativo Global
A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou, em 24 de maio, o Dicionário do Pacto Educativo Global. O e-book, já disponível para download gratuito no site da ANEC, contém os significados de verbetes elaborados de acordo com a proposta do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco em 2019. Os conteúdos são disponibilizados gratuitamente em português e espanhol.

Programa duplo diploma
Agora, os alunos salesianos vão poder conquistar um diploma de high school além do ensino médio brasileiro. Em parceria com a Franklin Virtual High School, algumas escolas da Inspetoria São João Bosco (como os colégios salesianos de Niterói, RJ e de Vitória, ES) passam a oferecer um serviço de dupla certificação que é válido nos 50 estados norte-americanos.

Live da AJS
Mais de 200 jovens estiveram reunidos, em modo remoto, para aprofundar os princípios norteadores da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). O evento foi organizado pela Equipe Inspetorial de Pastoral Juvenil Vocacional da Inspetoria de Campo Grande, coordenada pelo delegado inspetorial do setor, padre Wagner Galvão.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano