Editorial

Vos amo de todo o meu coração

“Cristo nos salva e nos envia”: Este é o tema inspirador deste mês de agosto, dedicado às vocações e que tem como lema “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, o Papa Francisco destaca três verdades que, segundo ele, são a coisa mais importante a ser anunciada; aquilo que nunca se deveria calar e que todos precisamos sempre escutar. Por isso foram escolhidas para serem refletidas no mês vocacional de 2020, 2021 e 2022. Portanto, esta é a 2ª verdade que estaremos refletindo neste ano.

Ao mesmo tempo, nós festejamos nosso fundador neste mês, celebrando a data do seu nascimento. Olhando para a vida de Dom Bosco percebemos que esta era a sua preocupação principal e o motivo de todo o seu envolvimento: fazer com que os jovens escutassem Jesus, a palavra de vida eterna. Tudo o que ele fez e realizou foi nesse sentido. Percebemos que ele se preocupou não somente com a salvação dos seus jovens, mas os enviou para que pudessem também eles fazer a experiência de serem portadores deste amor de Deus aos jovens e às classes populares, nas mais variadas atividades e lugares. Ao mesmo tempo, no seu dinamismo inovador, João Bosco fundou uma Família espiritual, a Família Salesiana. Família enviada ao mundo todo: hoje estamos em 132 países, para continuar a realizar a missão salvadora de Jesus.

O Boletim Salesiano deste mês destaca a figura do nosso Pai e Mestre, São João Bosco, mostrando nas entrevistas, nas reflexões, nos artigos e nos vídeos as diversas facetas vivenciadas por ele ao longo de toda a sua vida, e como tudo isso influenciou a vida dos articulistas e convidados para darem seus depoimentos. Desde o chamado feito por Deus no sonho dos nove anos, até o final da vida, ele foi aquele que escutou a palavra de Jesus, a vivenciou e a propagou através de um Sistema Preventivo que hoje é para nós não somente um método pedagógico, mas também um grande instrumento de evangelização. No Sistema Preventivo de Dom Bosco está contido o seu coração, um coração amante de Jesus e amante dos jovens.

No manual do “Jovem instruído”, na apresentação aos jovens, Dom Bosco diz uma frase que nos revela todo o seu coração, todo o amor que ele tinha pela salvação que Jesus nos trouxe. Escreveu assim: "Meus amigos, eu vos amo de todo o meu coração, e basta que sejais jovens para que eu vos ame muito. Encontrareis certamente livros escritos por pessoas muito mais virtuosas e instruídas do que eu, mas garanto-vos que dificilmente encontrareis alguém que vos ame mais do que eu em Jesus Cristo ou a quem interesse a vossa verdadeira felicidade mais do que a mim".

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.