Notícias Internacionais

Começa o 18º Capítulo Geral das Irmãs da Caridade de Jesus

O 18º Capítulo Geral das Irmãs da Caridade de Jesus foi aberto na quarta-feira, 6 de outubro, com a eucaristia presidida pelo Reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime. O tema do Capítulo, “Seremos renovados pelo Espírito Santo do Senhor ressuscitado: por uma Casa Comum onde vivemos juntos”, estimula a explorar novos caminhos para a missão, a comunidade e a vida religiosa.

O Instituto das Irmãs da Caridade de Jesus (antes conhecidas como Irmãs de Miyazaki), 11º Grupo da Família Salesiana, queria inicialmente realizar o Capítulo Geral no Japão, país onde o Instituto foi fundado em 1937; mas devido à pandemia da Covid-19, a entidade optou por realizá-lo pela primeira vez na Itália, pátria do fundador, padre Antonio Cavoli, SDB, e do cofundador, o venerável padre Vicente Cimatti, SDB.

O tema norteador do Capítulo Geral foi dividido em três subtemas: integridade de Criação, para proteger a casa onde estamos juntos; interculturalidade, para construir uma casa onde moramos juntos; e apostolado das famílias, para nos tornarmos uma casa onde vivemos juntos. O primeiro item está claramente ligado a uma sensibilidade ecológica maior. O segundo ponto trata do aumento das diferenças dentro do Instituto, já que, atualmente, a congregação se expande em 16 países, mas 90% dos membros derivam do Japão e da Coreia do Sul. Por fim, o terceiro ponto fala da Igreja “em saída”.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Salesianos oferecem apoio nutricional em campo de refugiados

O campo de refugiados de Juba, no Sudão do Sul, é administrado pelos salesianos da paróquia de São Vicente de Paulo e atualmente acolhe, aproximadamente, 10 mil pessoas, a maioria mulheres solteiras, idosos e órfãos. O acampamento foi estabelecido em janeiro de 2014, após a eclosão da Guerra Civil, em dezembro de 2013.

Graças ao financiamento de doadores da Salesian Missions (Procuradoria Missionária Salesiana), com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi possível custear, por dois meses, as necessidades básicas de 230 pessoas vulneráveis, acolhidas no acampamento. Os beneficiários desta assistência alimentar e de outros suprimentos foram principalmente órfãos, viúvas, famílias com crianças e pessoas com distúrbios psicológicos. Cada pessoa recebeu 20kg de farinha, 1kg de sal, 3 litros de óleo de cozinha e 5kg de feijão por mês. Eles também receberam sabonetes e outros materiais de higiene.

“Os refugiados internos, vítimas da violência do Sudão do Sul, estão entre os grupos mais vulneráveis. Eles perderam tudo e se dirigem aos missionários salesianos em busca de segurança neste momento difícil. Os salesianos estão lá para dar abrigo e tudo o que for necessário para ajudá-los a construir um projeto para o futuro”, disse o padre Gus Baek, responsável pela Procuradoria Missionária.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Equador: projeto de sustentabilidade beneficia pescadores

Na Província de Manabí, a Universidade Politécnica Salesiana de Quito, no Equador, lançou um projeto de inovação e sustentabilidade para a pesca artesanal. A iniciativa beneficiará mais de oito mil famílias ligadas à atividade nos cantões de San Vicente (Canoa) e Pedernales (Cojimíes), graças também à contribuição financeira da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.

“Nossa tarefa como universidade não é somente a de prover formação profissionalizante, mas também educar verdadeiramente, para ajudar as pessoas a construírem sua missão na vida, a fim de que se possa contar com indivíduos que sejam capazes de cumprir o seu papel social”, disse o padre Juan Cárdenas, reitor da Universidade Politécnica Salesiana.

A primeira fase do projeto prevê a ativação de um modelo inovador de governança participativa, que envolverá as comunidades pesqueiras localizadas ao longo do estuário do rio Cojimíes - La Chorrera e Canoa, no setor de pesca artesanal. Paralelamente, com a participação da Universidade de Ferrara, na Itália, e da Universidade Politécnica Salesiana, serão desenvolvidos e implementados planos para a redução do impacto ambiental no setor da pesca e da aquicultura nas áreas de intervenção, introduzindo inovação tecnológica e promovendo a agregação de conhecimentos científicos e empresariais, para criar um sistema de referência para o setor pesqueiro.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Salesianos celebram 30 anos de presença na Rússia

O 30º aniversário da presença salesiana na Rússia foi comemorado, no dia 12 de setembro, com uma celebração eucarística na Catedral da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, de Moscou. Os Salesianos começaram o serviço na capital russa em 1991, a convite de dom Tadeusz Kondrusiewicz, na época administrador apostólico para toda a Rússia europeia. Ele “conhecia a experiência, fidelidade e capacidade de luta dos salesianos”, disse dom Paolo Pezzi, arcebispo da Arquidiocese Mãe de Deus, de Moscou, na homilia do dia 12.

“Agradecemos à Congregação Salesiana por ter aceitado este serviço, que era difícil, antes: árduo”, concluiu o prelado. Na época, após 70 anos de perseguição à Igreja Católica pelo regime soviético, faltava clero para renovar as estruturas eclesiais e restaurar a vida religiosa. Por isso, a tarefa confiada aos salesianos foi verdadeiramente pioneira.

Durante
os primeiros 26 anos, de 1991 a 2017, o pároco da catedral foi o padre Jozef Zaniewski, sucedido pelo padre Vladimir Kabak, atualmente no cargo. Além da pastoral da Catedral e da paróquia da Imaculada Conceição, os salesianos dirigem uma casa-família, onde acolhem cerca de 30 crianças necessitadas, e um centro de hospitalidade, disponibilizado para a realização de retiros, exercícios espirituais e encontros formativos.

Após o início em Moscou, a presença salesiana em solo russo foi se ampliando ao longo dos anos: hoje, os filhos de Dom Bosco têm outras presenças em Gatchina, perto de São Petersburgo; em Rostov-on-Don e em Sochi, obras pertencentes à Inspetoria Polônia-Pila (PLN). Na República da Yakutia, na área siberiana do país, há dois postos avançados missionários: Yakutsk e Aldan, pertencentes à Inspetoria Eslovaca (SLK).

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Namíbia: salesianos ajudam crianças carentes

Graças ao apoio oferecido pela Procuradoria Missionária Salesiana (Salesian Missions), de New Rochelle, EUA, os salesianos de Rundu, na Namíbia, conseguiram oferecer apoio alimentar às crianças carentes que frequentam o jardim de infância Dom Bosco. Além de disponibilizar desinfetantes para a higienização das mãos, visando prevenir a Covid-19, e distribuir cobertores.

“A ajuda oferecida pela Salesian Missions nos permitiu alimentar as crianças vulneráveis do jardim de infância do Centro Dom Bosco e foi particularmente importante neste período de pandemia, quando as crianças correm maior risco de desnutrição. Também ajudamos algumas famílias que estão passando por grandes dificuldades neste período e, devo dizer, as doações de alimentos e outros apoios oferecidos foram muito apreciados”, disse o padre Louis Malawa, diretor do Centro Dom Bosco.

Rundu é a segunda maior cidade da Namíbia e faz limite com Angola, Zâmbia e Botswana, numa zona desértica onde nem mesmo o cultivo da terra é fácil e, por este motivo, grande parte dos cerca de 100 mil habitantes vive em condições de pobreza extrema.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Breves

Religiões e Educação
O Papa Francisco presidiu, em 5 de outubro, Dia Mundial dos Professores, o encontro “Religiões e Educação: Pacto Educativo Global”, que contou com a participação de representantes de várias religiões. Paralelamente ao evento, a Congregação para a Educação Católica apresentou, no site oficial do Global Compact on Education, três ferramentas, disponíveis em cinco idiomas, que permitirão concretizar o Pacto Educativo Global.

JMJ Lisboa 2023
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa já tem data marcada: será realizada de 1 a 6 de agosto de 2023. Comunicações“Escutai!” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no ano que vem. Na mensagem, divulgada em setembro, o Papa Francisco pede ao mundo da comunicação que reaprenda a ouvir: “A busca da verdade começa com a escuta. O mesmo acontece com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo diálogo, toda relação, começa com a escuta”.

Padre Luigi Bolla
O processo sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade e sinais do Servo de Deus foi iniciado dia 27 de setembro, com uma cerimônia presidida pelo arcebispo de Lima, Peru, dom Carlos Gustavo Castillo. É o primeiro passo para o reconhecimento oficial, pela Igreja Católica, da santidade do salesiano missionário que viveu entre os indígenas do Peru e do Equador.

Salesianos Coadjutores
Nos dias 3 e 4 de setembro, com a participação on-line de aproximadamente 100 religiosos, foi realizado o I Encontro Continental de Salesianos Irmãos (ou coadjutores). A iniciativa foi organizada pela comunidade salesiana CRESCO-América, casa em que os jovens salesianos irmãos, das regiões América Cone Sul e Interamérica, vivem a experiência de formação específica.

Don Bosco Green Alliance
O 1º Encontro Continental das obras que fazem parte da Don Bosco Green Alliance (DBGA – Aliança Verde Dom Bosco) foi realizado no dia 23 de setembro, com a participação on-line de mais de 70 participantes de países como o Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Bolívia, Colômbia, México, Antilhas, Haiti e Equador.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano