Igreja

Conheça dez curiosidades sobre São José

1 - NOME - O nome José – Yosef em hebraico – significa “Deus cumula de bens” ou “Deus acrescentará”.
2 - ANO JUBILAR - O Papa Francisco anunciou a celebração do Ano de São José em 2021. O objetivo foi celebrar os 150 anos desde que o santo foi declarado padroeiro da Igreja Católica.
3 - PATRONO - São José é o padroeiro dos trabalhadores, dos migrantes e das famílias.
4 - SALESIANOS - São José é também um dos patronos da Congregação Salesiana.
5 - CELEBRAÇÕES - São José é celebrado em três datas durante o ano: no dia 19 de março; na Festa de São José Operário, em 1º de maio; e na Festa da Sagrada Família, no primeiro domingo após o Natal.
6 - PAI ADOTIVO - José soube que Maria estava grávida quando estavam noivos e pensou em abandoná-la, mas, durante um sonho, um anjo do Senhor lhe disse que a gravidez de Maria era obra do Espírito Santo. Ele, então, casou-se com ela.
7 - BÍBLIA - Além de pouco mencionado na Bíblia, São José não apresenta nenhuma fala nos Evangelhos. Acredita-se que isso se deva ao fato de ter morrido quando Jesus tinha aproximadamente 20 anos.
8 - PRESENÇA DISCRETA - O Papa Francisco diz que São José representa “o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida”.
9 - OFÍCIO - José era carpinteiro e ensinou esse mesmo ofício a Jesus.
10 - NOMES - O Papa Francisco deu sete nomes para São José: Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador e Pai na sombra.
© 2021 Copyright: Boletim Salesiano