Escolas

Salesiano São José celebra 85 anos de atuação no RN

Com informações: Nordeste Hoje e sites das escolas
Cinco unidades da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) têm o nome de São José, entre as quais está o Colégio Salesiano São José de Natal, RN, que completou 85 anos em setembro.

Uma festa especial marcou a comemoração dos 85 anos do Colégio Salesiano São José de Natal, RN, no dia 20 de setembro. Colaboradores, alunos, ex-alunos, ex-diretores e convidados participaram do evento que contou com celebração eucarística, inauguração da imagem do patrono da instituição e de um espaço pedagógico para a educação infantil.

A Celebração Eucarística, realizada no ginásio, foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelos padres salesianos e convidados. Um dos momentos especiais da missa foi a entrega das homenagens aos participantes que fazem parte da história do colégio como ex-diretores, educadores e ex-alunos. Em suas palavras, o diretor-geral, padre Ilmário de Souza, fez uma breve retrospectiva da casa salesiana durante essas mais de oito décadas ressaltando o compromisso com a educação e a formação humana, espiritual e intelectual de milhares de potiguares.

A noite contou com a inauguração da imagem de São José, patrono da instituição, que foi colocada na entrada da escola, e com o lançamento do Ateliê São Domingos Sávio, um espaço pedagógico voltado para a educação infantil.

Uma exposição fotográfica digital retratando a linha histórica do São José nessas oito décadas foi montada no pátio do colégio. E, para encerrar a noite, todos participaram de um coquetel festivo com direito aos parabéns e uma queima de fogos.


Veja o slideshow com as fotos da festa!

Escolas em homenagem a São José
Além do Colégio Salesiano São José de Natal, outras quatro unidades da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) também homenageiam o Santo.

O Instituto São José de Resende, RJ, nasceu do sonho de um homem: Agenor Lopes Siqueira. Trabalhando no ramo de laticínios, ele viajava muito e via em todos os lugares muitas crianças mendigando, sem nenhuma perspectiva de vida. Quis então fazer alguma coisa pelo futuro desses jovens. Mas o quê, e como? A resposta veio em 1951, ao conhecer o padre Antonio Pazzini e a filosofia educacional de São João Bosco. Seu Agenor aderiu prontamente à ideia e a ela dedicou a vida inteira, tendo doado parte do seu patrimônio pessoal para a aquisição do terreno, aterro e construção do Instituto São José – Salesiano tal como é hoje.

O colégio começou a funcionar em março de 1977. No início existiam apenas três turmas, duas de 5ª Série e uma de 6ª Série. Hoje em dia existem turmas da Educação Infantil até o Ensino Médio, totalizando aproximadamente 800 alunos. A assistência aos mais carentes se dá de forma indireta: a arrecadação do colégio mantém outras obras do sistema Salesiano, como abrigos para menores, oratórios e centros profissionalizantes.

A Escola Salesiana São José de Campinas, SP, foi fundada em 1953. Segue os princípios educacionais e pedagógicos de Dom Bosco e de seu Sistema Preventivo, apoiado na razão, na religião e na bondade. A Escola atua com a Educação Infantil e os Ensinos Fundamental e Médio.

Faz parte da instituição o Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), que tem como propostas oferecer conhecimentos de nível técnico e preparar para colocação no mercado de trabalho jovens com idade entre 15 e 17 anos, nos cursos de Informática, Fabricação Mecânica e Eletroeletrônica.

O Instituto São José, fundado em 8 de março de 1926 sob a denominação "Externato São José", está localizado no município de São José dos Campos, no interior paulista. Em seus 95 anos de história, o Instituto tem realizado a missão de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária.

O Instituto desenvolve projetos educativos fundamentados nos ideais de Dom Bosco e Madre Mazzarello, incorporando ao mesmo tempo uma moderna metodologia científica de ensino continuamente aprimorada e desenvolvida pela Rede Salesiana Brasil de Escolas. Atualmente, oferece turmas da Educação Infantil até o Ensino Médio.

O Colégio Salesiano São José nasceu graças aos insistentes pedidos de dom José Carlos de Aguirre, primeiro bispo diocesano de Sorocaba, SP, para que os salesianos abrissem uma escola na região. A empreitada só foi possível devido ao idealismo do pioneiro padre Antônio Pazini, que foi incumbido em 1956 de concretizar a instalação de uma obra salesiana em Sorocaba.

Atualmente o Colégio oferece cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio, e realiza a missão de “educar evangelizando e evangelizar educando”, de acordo com os parâmetros da RSB-Escolas.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano