Editorial

O amor acima de tudo!

“Fala com sabedoria, ensina com amor”: este é o lema da Campanha da Fraternidade deste ano que o Boletim Salesiano apresenta para os seus leitores. Nossa Família Salesiana nasceu, poderíamos assim dizer, para a educação dos jovens mais pobres e necessitados. Nestas páginas o leitor poderá observar que existem muitas Congregações religiosas que trabalham com a educação. Mas Dom Bosco teve o cuidado não somente de evangelizar os jovens, mas de educá-los, e por isso se preocupou com a sua formação integral, por meio de uma “fórmula”: evangelizar educando e educar evangelizando! E tudo isso feito com muita bondade e doçura de coração.

Também estamos celebrando o ano do 4º centenário da morte de São Francisco de Sales. A espiritualidade salesiana, que tem suas raízes nele, é chamada de “espiritualidade do amor”. Iniciaremos neste mês a tratar deste assunto e o leitor poderá acompanhar, ao longo do ano, várias facetas dessa espiritualidade. Esse tema casa bem com o lema da CF, pois nossa missão salesiana está alicerçada e centrada no essencial: no amor! Um amor que é ativo, porque é movimento e ímpeto do coração, isto é, um amor como viveram São Francisco de Sales, Dom Bosco, Madre Mazzarello e demais santos da nossa Família. Por isso, para Sales, a alma de todo apostolado – e, diríamos nós, de toda a educação – é querer o bem de quem se ama, porque tem como objeto a glória de Deus.

Segundo o Reitor-Mor, em seu artigo neste Boletim Salesiano, “não podemos imaginar uma presença salesiana no mundo, uma presença das Filhas de Maria Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco e dos atuais 32 grupos que constituem a Família Salesiana de Dom Bosco, que não tenha a caraterística da bondade como elemento distintivo”.

Para a construção de um mundo mais justo e fraterno, precisamos refletir continuadamente, à luz da fé, sobre a educação. Pois, como diz o texto da Campanha da Fraternidade, “a educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade”.

São João nos lembra que “no amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme, não chegou à perfeição do amor”. Dom Bosco, inspirando-se nessas palavras, construiu um “modo salesiano” de educar a juventude, através do seu Sistema Preventivo, baseado na razão, na religião e no amor manifestado (amorevolezza). Em 2022, o “tudo por amor, nada por força” adquire um valor todo especial, que daremos ao nosso modo de educar e de estar entre a juventude.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Istock / monkeybusinessimages

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.