Notícias Internacionais

Ruanda: salesianos criam programa para crianças em situação de rua

Trabalho infantil, doenças, fome e maus tratos representam só alguns dos contextos nos quais se envolvem as crianças em situação de rua em Ruanda, na África. Os salesianos estão no país desde 1964 e há mais de 50 anos se ocupam, principalmente, de acolhimento, instrução e formação profissional, com projetos voltados exatamente aos mais jovens, às crianças e aos meninos de rua.

Em Rango, na cidade de Butare, no Sul de Ruanda, desde 1996, por meio da Paróquia São João Bosco e do Centro de Formação Profissional, os missionários salesianos oferecem cursos profissionalizantes para ajudar a construir um futuro melhor para esses menores em situação de rua – aproximadamente sete mil, segundo o Unicef, em toda a Ruanda. Esse número teve um incremento importante com a crise econômica causada pela pandemia.

O projeto Don Bosco Children Ejo Heza (“ejo heza”, na língua local, significa “amanhã será melhor”) foi iniciado em 2020, e prevê uma primeira abordagem aos menores em situação de rua e a posterior inclusão num percurso de reabilitação psicológica, educativa e social, que culmina, se possível, com a reinserção na família.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Papa Francisco felicita os salesianos no Dia de Dom Bosco

Em 31 de janeiro, a Igreja celebrou a memória litúrgica de São João Bosco, fundador da Família Salesiana. Entre as muitas homenagens ao Santo dos Jovens realizadas em todo o mundo, foi celebrada na véspera, o domingo 30 de janeiro, uma missa especial no Santuário de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália.

A missa foi presidida pelo padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos. Em sua homilia, ele afirmou que Dom Bosco, que tanto amava a Deus e ao Senhor Jesus, procurou, com todas as suas forças, aproximar os jovens de Deus e prepará-los para a vida.

Entre as centenas de milhares de fiéis que acompanharam a transmissão, ao vivo, pela emissora de TV italiana Rai, também estava o Papa Francisco. Na Praça de São Pedro, logo após a oração do Ângelus, ele disse que acompanhou a missa e saudou os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora, que tanto bem fazem à Igreja. Com essa homenagem, o Santo Padre renovou, mais uma vez, a sua proximidade com toda a Família Salesiana e a sua devoção pessoal a Dom Bosco. O Papa chamou os fiéis a pensarem nesse “grande santo, Pai e Mestre da Juventude, que não se fechou na sacristia, não se fechou em suas coisas, mas saiu pela rua em busca dos jovens, com aquela criatividade que o caracterizou”, acrescentou o Papa.

Com informações: Agência Info Salesiana – ANS e Vatican News

‘Nada Obsta’ para o início da causa de beatificação de Akash Bashir

A Santa Sé deu o ‘Nihil obstat’ (Nada obsta) para que se inicie a causa de martírio de Akash Bashir (1994-2015), leigo, ex-aluno de Dom Bosco. A notícia foi anunciada no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales.

Akash Bashir, de nacionalidade paquistanesa, deu a vida para impedir que um homem-bomba provocasse um massacre na Igreja de São João, em Youhanabad, bairro cristão de Lahore, no Paquistão. O fato ocorreu dia 15 de março de 2015. Akash Bashir tinha 20 anos. O jovem estudou no Instituto Técnico Dom Bosco, de Lahore, e se tornou um voluntário de segurança. Com seu sacrifício Akash salvou a vida de mais de 100 pessoas.

O seu ato corajoso inspira ainda hoje os católicos paquistaneses em sua caminhada cotidiana e os motiva a não perder a coragem perante os tantos desafios e perseguições que ainda continuam enfrentando. O luminoso exemplo de Akash Bashir, ex-aluno salesiano, continua a difundir-se no mundo. Ele encarnou a palavra de Jesus: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13).

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Sudão do Sul: solidariedade salesiana leva esperança às crianças

Em Gumbo, a poucos quilômetros da capital do Sudão do Sul, Juba, a Família Salesiana realiza, há anos, um imenso trabalho: os Salesianos de Dom Bosco animam uma paróquia, uma escola primária com aproximadamente dois mil alunos, uma escola secundária com 450 alunos, uma escola técnica, o oratório e um campo de refugiados, com cerca de dez mil pessoas. A eles se unem as Filhas de Maria Auxiliadora, que dirigem outra escola primária, e as Irmãs da Caridade de Jesus, que dirigem um posto de saúde.

No ano passado a Fundação Missionária Salesiana Dom Bosco de Varsóvia, vencedora do concurso para projetos humanitários lançado pelo Ministério das Relações Exteriores da Polônia, integrou-se a essa ação salesiana e, graças ao apoio da agência polonesa para o desenvolvimento internacional, Polish Aid, e em colaboração com o Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento local, conseguiu construir um novo edifício escolar em Gumbo, para incrementar as instalações da escola primária.

Também em 2021, o projeto salesiano financiou refeições para 700 alunos do ensino fundamental e distribuiu alimentos para as 700 famílias mais necessitadas do campo de refugiados. Para completar a ação, abasteceu a unidade com medicamentos e produtos de higiene e cuidados pessoais.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Realizados os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2022

O ano salesiano começou com um grande evento mundial: os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2022, que foram realizados nos dias 13 a 16 de janeiro. Cerca de 150 representantes dos 32 grupos que formam a Família Salesiana participaram presencialmente do evento, em Valdocco, na Itália. Porém, os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana foram acompanhados virtualmente por mais de 10 mil pessoas, em todo o mundo. O encontro foi transmitido pelo YouTube e pelo Facebook da Agência Info Salesiana – ANS, com tradução simultânea em várias línguas, inclusive o português.

Os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana foram instituídos pelo padre Egídio Viganó, sétimo sucessor de Dom Bosco. São um momento de formação para todos os que seguem o carisma salesiano, com reflexões em torno da Estreia do Reitor-mor (o tema norteador para as atividades da Família Salesiana em cada ano). Em 2022, o tema é “Fazei tudo por amor, nada por força”, uma frase de São Francisco de Sales, que é o inspirador e o patrono do amplo movimento em favor da juventude iniciado por Dom Bosco. Muito mais do que uma homenagem a São Francisco de Sales, esse tema é uma verdadeira volta às fontes de uma espiritualidade ainda hoje extremamente importante.

Um elemento de destaque nos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana este ano é que cerca de 1.600 pessoas acompanharam as transmissões ao vivo em árabe, língua que foi disponibilizada para tradução pela primeira vez no evento. Essas conexões vinham não apenas das comunidades salesianas, mas de cristãos de vários ritos que vivem nos países árabes. Também pela primeira vez foi feita a tradução em outras sete línguas do Extremo Oriente, como tailandês e coreano, ampliando ainda mais o alcance do carisma salesiano no mundo.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Lançado o vídeo oficial da Estreia

O vídeo da Estreia 2022, que tem por tema “Fazei tudo por amor, nada por força”, foi oficialmente lançado no último dia 8 de janeiro em espanhol, francês, inglês, italiano e português, nos canais da Agência de Notícias Salesianas (InfoANS).

O vídeo, de cerca de 20 minutos, começa em Annecy, terra de São Francisco de Sales, para apresentar as origens do ‘santo da amabilidade’. Em seguida, o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, relembra claramente a gratidão de Dom Bosco pelo santo bispo de Genebra, no qual admirava a paciência e a amabilidade que dispensava ao próximo, a sensibilidade e a perspicácia que empregava na missão como diretor espiritual e a caridade em relação ao próximo como medida e valor da oração e da relação com Deus. Foi dele que Dom Bosco hauriu inspiração para algumas das ideias fundamentais de sua espiritualidade.

Conforme afirma o padre Fernández Artime, algumas das máximas mais conhecidas de São Francisco de Sales – “Todos podem ser santos, onde quer que estejam”; “Devemos florescer onde Deus nos plantou” e “Procure fazer-se amar” – são hoje patrimônio de toda a Família Salesiana, que, por meio de Dom Bosco, se embebeu de tal espiritualidade.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil