Notícias Nacionais

Novos sacerdotes salesianos são ordenados

No final de 2021, a Congregação Salesiana recebeu com alegria os novos sacerdotes, ordenados para as Inspetorias do Nordeste, de São Paulo e do Amazonas.  

A ordenação presbiteral do salesiano Adail Brito, indígena Piratapuia, ocorreu no dia 8 de dezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, distrito de Iauaretê, em São Gabriel da Cachoeira, AM. Participaram da cerimônia o padre Jefferson Luis da Silva Santos, inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio, vários Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Ordenado pelas mãos de dom Edson Taschetto Damian, bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira, o seu lema sacerdotal foi da carta de São Paulo aos Romanos “Quem nos separará do amor de Cristo?” (Rm 8, 35).

Na Inspetoria do Nordeste, quatro salesianos foram ordenados presbíteros no dia 11 de dezembro. A cerimônia, marcada por um clima de forte espiritualidade, foi acompanhada, de forma presencial e virtual, por centenas de pessoas. O sentimento geral foi de alegria e gratidão. E não só dos jovens ordenados: Paulo Henrique, José Geraldo, José Wilker e Raimundo Luan e seus numerosos irmãos salesianos presentes. O sentimento de alegria era visível também por parte do povo de Deus, particularmente das comunidades por onde os jovens diáconos passaram em seu caminho formativo.

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro do Bom Retiro, SP, amanheceu em festa no último dia 18 de dezembro. O motivo foi a ordenação presbiteral dos salesianos Alexandre Angelotti Cruz e Denis Alves de Castro. Pela imposição das mãos de dom Hilário Moser, SDB, os neo-presbíteros receberam o segundo grau do Sacramento da Ordem, tendo como lema: “Dai-me cumprir sempre a Vossa vontade e jamais separar-me de Vós”. A missa reuniu salesianos padres, diáconos e irmãos, além de familiares, amigos e a comunidade paroquial que prestigiaram o início da missão dos novos padres.

Fontes: Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora; Antonio Veiga Neto, SDB – Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio e Nordeste Hoje – Inspetoria São Luiz Gonzaga.

Colônias de Férias Salesianas

Como já se tornou tradicional nos ambientes salesianos em dezenas de cidades brasileiras, em janeiro foram realizadas as Colônias de Férias Salesianas. As iniciativas ofereceram momentos de recreação, espiritualidade, formação e confraternização a crianças e adolescentes, em especial para os que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Um exemplo foi o Centro Juvenil São Domingos Sávio de Pará de Minas, MG, que realizou a tradicional Colônia de Férias, nos dias 17 a 27 de janeiro, com o tema “Talentos”. Ao todo, participaram 120 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos. Além dos educadores do Centro Juvenil, alguns educandos, maiores de idade – entre eles, jovens da Juventude Missionária Salesiana (JMS) – colaboraram em diversas atividades.

Em vários municípios e estados do Nordeste, as Colônias de Férias levaram alegria e salesianidade para as crianças e os jovens. Na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, PE, a Colônia de Férias foi realizada, pela primeira vez, nos dias 14 a 16 de janeiro. Participaram mais de 100 crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos, além de 45 animadores. Já a Colônia de Férias do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes, PE, trouxe à tona o entusiasmo salesiano com o tema “Artesãos da paz! Vamo simbora aprender”. O evento foi realizado nos dias 12, 13 e 17 de janeiro, com atividades pensadas e realizadas pela Pastoral e pelo grupo de Ex-alunos e animadores.

Entre os exemplos de São Paulo está a 26ª edição da Faislândia, promovida pelo Circo Social, núcleo da Obra Social Dom Bosco de Itaquera, na capital paulista. Participam crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em atividades com foco na cultura, na produção de artesanatos, no esporte, na arte e na música. E as comunidades do Guarujá e de São Carlos realizaram em janeiro a Boscolândia, com atividades recreativas para crianças e adolescentes e participação de lideranças juvenis e famílias das comunidades.

Fontes: Roberto Modesto Carneiro, SDB – Inspetoria São João Bosco; Irmão Lucas Rodrigues Cunha, SDB, e Irmão Felipe Olsen Fernandes, SDB – Inspetoria  de São Paulo; Nordeste Hoje – Inspetoria Salesiana do Nordeste.

Nova paróquia salesiana é instalada em BH

A cidade de Belo Horizonte, MG, ganhou uma nova paróquia salesiana, com igreja dedicada a São Francisco de Sales. A criação e instalação da nova paróquia salesiana ocorreu durante a celebração eucarística presidida por dom Nivaldo dos Santos Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Belo Horizonte, em 23 de janeiro. Na mesma celebração foi realizada a posse do novo pároco, o padre José Paulino de Godoy Junior, SDB, e do vigário, padre Geraldo Martins Lisboa, SDB.

Participaram do momento: o inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Natale Vitali Forti, o vigário do inspetor, padre José Ricardo, além de outros sacerdotes, Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, membros da Família Salesiana, formandos salesianos, diáconos, seminaristas, vocacionados, familiares, amigos e os paroquianos.

Fonte: S. Vanderlei Tonani - tirocinante Salesiano

Jovem colaborador salesiano percorre o “Caminho da Fé”

Brayan Rezende tem 27 anos e sua esposa, Gabriela Cavalcante, a mesma idade. Eles são ex-alunos salesianos, frequentam a Capela do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, MS, onde se casaram no final de 2021. Como programação familiar, decidiram aproveitar as primeiras férias conjuntas de uma maneira diferente. Após a virada do ano, o jovem casal seguiu para a cidade de Águas da Prata, no interior de São Paulo, onde começa o chamado “Caminho da Fé”.

O roteiro turístico e religioso passa por alguns municípios de Minas Gerais e termina no Santuário de Aparecida, novamente em São Paulo, após cerca de 12 dias de caminhada. “O caminho de fé pode ter várias motivações, pode ser por turismo, pode ser por esporte. O meu motivo e do Brayan é obviamente religioso. Nós vamos todo ano para Aparecida, mas neste caso, nós quisemos fazer um pouquinho diferente”, afirma Gabriela em depoimento gravado nos stories do Instagram.

A experiência dos jovens está relatada em um “diário” postado nos “stories” do Instagram de cada um deles, que juntos têm mais de 17 mil seguidores e cerca de 500 interações diárias nas postagens. Tamanha repercussão ganhou mais notoriedade ao virar notícia em uma reportagem de um dos maiores veículos de mídia digital da capital sul-mato-grossense, o CGNews.

Fonte: Euclides Fernandes Brites – Missão Salesiana de Mato Grosso

Alunas do UNISAL realizam trabalho social com a população em situação de rua

As estudantes Cristiane Fahl Marques, Lilian Amadio, Raquel Florêncio da Silva e Tamiris Naira Godoy, do 8º semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) - unidade Americana, Campus Maria Auxiliadora, realizaram um trabalho social com a população em situação de rua, atualmente abrigados na Associação Vinde à Luz (AVL), instituição que atua no acolhimento de homens em situação de rua e de extrema pobreza e vulnerabilidade social, em Americana, SP.

A atividade faz parte do Projeto BEXT Sal (bolsa de extensão que o aluno desenvolve durante o ano letivo). O objetivo da ação social foi aprofundar-se no universo das pessoas em situação de rua, identificar quem são, o que elas pensam, ouvir suas vozes e saber suas principais demandas. Também foram desenvolvidas atividades ministradas por profissionais voluntários, divididas em cinco encontros, e realizada uma ação de arrecadação de itens de vestuário e móveis, além de materiais de artesanato e materiais escolares, como parte da promoção de bem-estar para essa população.

Fonte: Rede Salesiana Brasil com UNISAL

Ex-aluno salesiano é promessa do basquete

Caio Rocha é uma das promessas brasileiras do basquete e começou a carreira como atleta jogando no time do Colégio Salesiano do Salvador em 2018, quando tinha apenas 14 anos. Um ano mais tarde, depois de colecionar títulos em competições locais, ele foi convocado a deixar a Bahia e jogar em uma equipe em Florianópolis, SC. Hoje, o jovem atleta de 17 anos e 1,90 m de altura dá mais um passo importante na carreira: o convite para a seleção brasileira de basquete, na categoria sub-18.

De volta a Salvador para as férias, o garoto aproveitou a oportunidade para retornar às quadras onde tudo começou e manter a rotina de treinos rumo ao ouro nas Olimpíadas 2024. Na oportunidade, reencontrou seu grande incentivador, o coordenador do departamento de esportes do Colégio Salesiano do Salvador, Rodrigo Silva, em cuja companhia Caio deu entrevista a inúmeros veículos de comunicação da cidade, contando um pouco de sua trajetória.

“Caio sempre levou para as quadras um talento muito especial. Desde o primeiro treino eu sabia que ali carregávamos uma grande e especial responsabilidade: compreender os sonhos dele e fazê-lo acreditar que eram todos possíveis. É uma honra fazer parte do processo de desenvolvimento dos fundamentos técnicos desse garoto que é um grande exemplo de dedicação”, afirmou Silva.

Fonte: Emanuelle Santos - Colégio Salesiano do Salvador

Nordeste acolhe o padre Francisco Inácio como novo inspetor

Emoção, alegria e inúmeras representações do carisma salesiano do Nordeste e do Brasil tomaram conta do Santuário Basílica Nossa Senhora Auxiliadora na tarde de 7 de janeiro, em Jaboatão dos Guararapes, PE, na cerimônia de posse do padre Inácio Vieira Júnior como novo inspetor do Nordeste.

A posse, que ocorreu numa solene celebração eucarística, foi presidida pelo padre Natale Vitali, superior da Inspetoria São João Bosco, BH, com a participação do inspetor cessante, padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que acolheu o padre Inácio com uma emocionante mensagem. Agradecendo pelos seis anos de caminhada no Nordeste, padre Pessinatti fez uma retrospectiva, em ação de graças, dos principais momentos de sua atuação na Inspetoria São Luiz Gonzaga, Nordeste. Em nome da Família Salesiana, a irmã Adriana Gomes, inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora no Nordeste, realizou seu discurso de acolhida e agradecimento ao padre Francisco Inácio. Após a posse, ocorreram reencontros, fotos com o novo inspetor e um animado jantar partilhado.

Fonte: Paulo Thiago de Souza Brito- Nordeste Hoje

Dom Vilar, SDB, é nomeado bispo de São José do Rio Preto, SP

O Papa Francisco nomeou na manhã de 19 de janeiro, como novo bispo para São José do Rio Preto, SP, o salesiano dom Antônio Emídio Vilar, transferindo-o da sede de São João da Boa Vista, onde se encontrava desde 2016.

Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, nasceu em 14 de novembro de 1957 em Guardinha, Diocese de Guaxupé, MG. Em 31 de janeiro de 1976 emitiu sua profissão religiosa como Salesiano e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1986. Em 23 de julho de 2008 foi nomeado bispo de São Luiz de Cáceres e foi ordenado em 27 de setembro de 2008. Dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ele foi vice-presidente da Regional Oeste 2 e membro da Comissão de Juventude da CNBB. Em 28 de setembro de 2016, foi nomeado bispo de São João da Boa Vista.

Fonte: com informações Vatican News

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil