Editorial

Ensinando com amor

Dom Bosco compreendeu que, para ter êxito na formação integral dos jovens, como descrito no Sistema Preventivo, teria que buscar alguns elementos-chave para compor o seu método educativo. Assim, buscou em Francisco de Sales o amor, a bondade, a paciência e a doçura. E percebeu que tudo isso poderia ser vivido de forma familiar, por meio do espírito de família, onde se vive a vida participando dos sacramentos, na oração, no otimismo, na confiança, na alegria e no cumprimento dos deveres de cada dia.

Ele aliou a tudo isso o esporte, a diversão, a música, o teatro. Por isso nós, na Família Salesiana, chamamos a tudo isso de “educação integral”, que está resumida na frase “educar evangelizando e evangelizar educando”. Isso adquire grande valor neste tempo da Quaresma que viveremos neste ano com o lema proposto para a Campanha da Fraternidade, que trata sobre a educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Diríamos, um lema bem salesiano! O leitor poderá ver, nestas páginas do Boletim Salesiano, muitas ações que estão sendo feitas nas obras salesianas para vivenciar a Campanha da Fraternidade.

Em seu artigo, o Reitor-mor recorda esses elementos vitais para a nossa família. Ele fala de uma experiência que os salesianos estão realizando no Perú. Padre Ángel afirma que os estudiosos de Dom Bosco concordam que o “modelo familiar” não era o único que Dom Bosco tinha a seu dispor pela tradição para descrever a comunidade educativa, mas evidentemente considerava-o o mais adequado. Segundo o seu modo de pensar, sendo a família a primeira comunidade educativa e o lugar natural da educação da criança, a comunidade educativa devia reproduzir idealmente e de forma otimizada o ambiente familiar.

No seu artigo “Projetistas de utopias”, a irmã Celene Couto Rodrigues nos lembra que uma das condições-chave da educação é colocar a pessoa no centro. Isso vivenciado por meio da ‘pedagogia do encontro’, realizada por Dom Bosco. Ele não ficou parado, aguardando que os jovens viessem a ele (certamente não viriam), mas foi para as ruas e prisões em busca deles. Foram encontros provocativos, que moveram e transformaram vidas, tal como o Reitor-mor descreve no seu artigo também. Irmã Celene conclui seu artigo afirmando que o Papa Francisco nos convoca a “educar para a solidariedade e a justiça, para a responsabilidade e o compromisso, para o cuidado das pessoas e do mundo”. Tudo isso “exige ousadia e risco para gerar propostas diferentes e provocativas”.

Esse contato educativo em Dom Bosco, por meio do encontro, é sempre feito de forma muito simples. Isso está demonstrado no artigo escrito pelo padre Osmar Bezutte, no qual se revela a fórmula para ser amigo de Dom Bosco. A fórmula, de acordo com as Memórias Biográficas é a seguinte: A mais B menos C. Foi com essa fórmula que Dom Bosco conquistou o coração dos seus jovens.

Os tempos são outros e cheios de “mortos e muitas lágrimas, isolamento, fome, desemprego, o lucro acima da vida. Ficou escancarada a globalização da morte e do negacionismo”, como afirma o padre João Mendonça no seu artigo “Projeto de Vida para educadores: tempo esfacelado”. Mesmo assim, a Família Salesiana, seguindo os passos de Dom Bosco, continuará a se engajar no campo educativo, caminhando com seus educandos, falando com sabedoria e ensinando com amor, porque nos propusemos neste ano a fazer tudo por amor, e nada por força!

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Istock / monkeybusinessimages

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.