Notícias Internacionais

Campanha Vamos Reciclar!

No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 18 de março, a Don Bosco Green Alliance (Aliança Verde Dom Bosco - DBGA) lançou a campanha ‘Let’s Recycle Up!’ (Vamos Reciclar!), uma iniciativa para difundir a consciência acerca desse importante recurso.

Na prática, as instituições salesianas foram chamadas a realizar atividades e celebrações, no período de março a abril, motivadas pelo Dia Mundial da Reciclagem. “Estes eventos ajudam a aumentar a consciência sobre o uso prejudicial dos nossos recursos, sobre a importância de reciclar e sobre os modos de transformar o ‘lixo’ numa fonte preciosa”, afirmam os responsáveis pela DBGA.

A Campanha
Vamos Reciclar! foi dividida em Educação (aprendizagem-serviço sobre a reciclagem, educação à reciclagem) e Ação (aquisição de produtos verdes, criação de uma estação de coleta para reciclagem). Conheça mais sobre a DBGA no site: https://donboscogreen.org/pt/

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Boas práticas salesianas pelos migrantes e refugiados

A seção Migrantes e Refugiados, do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, publicou novas diretrizes pastorais para acompanhar a Igreja relativamente ao tema da Pastoral Migratória Intercultural.

Entre as boas práticas citadas no texto estão uma atividade do cardeal salesiano arcebispo de Rabat, no Marrocos, dom Cristobal Lopez Romero (foto), que iniciou uma caminhada sinodal baseada no encontro e no diálogo com os muçulmanos; e um projeto salesiano implementado em Madri e Sevilha, na Espanha, destinado aos jovens refugiados, objetivando uma integração plena na comunidade.

O empenho salesiano também foi reconhecido nos relatórios regionais sobre a Pastoral dos Migrantes durante a pandemia da Covid-19, com o objetivo de mostrar as boas práticas das comunidades locais relativamente aos quatro verbos propostos pelo Papa Francisco: acolher, promover, proteger e integrar. Em particular, foram apresentadas as experiências em três centros salesianos - no Egito, no assentamento de refugiados em Palabek, Uganda; e o projeto Awalé, em Cartagena, Espanha.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Festa da Gratidão 2022

A Festa da Gratidão Mundial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi realizada de 24 a 26 de abril, em Turim, Mornese e Nizza, na Itália, e acompanhada pelas redes sociais e com celebrações locais em todas as presenças das FMA ao redor do mundo. O tema desta edição foi: “São minhas filhas”. O tema foi tirado do sonho de Dom Bosco que contou que se encontrava em Turim, onde viu um grande número de meninas pedindo ajuda. Ele não queria escutá-las, mas viu uma senhora toda resplandecente no rosto que lhe disse: “Cuida delas, são minhas filhas” (Cronistória l, 24-25). Assim, a presença de Maria, inspiradora do Instituto das FMA, Mãe e Mestra que acompanha as FMA na vida e na história, foi o fio condutor do caminho de preparação e realização da festa.

“No âmbito do 150º aniversário da fundação do Instituto das FMA, queremos dirigir um agradecimento especial ao Senhor da Vida pelo ‘sim’ generoso da nossa Madre-geral, irmã Chiara Cazzuola, que, com tanta fé e disponibilidade, vive a serviço da animação e governo. Num contexto mundial complexo, marcado por tantos desafios sanitários, políticos e sociais, participamos da dor e da esperança de grande parte da humanidade que busca a paz e quer continuar a gerar vida”, afirmou na carta de convocação a vigária geral do Instituto, irmã Maria do Rosário Garcia Ribas.

Fonte: Portal FMA

Reitor-mor visita Camarões e Guiné Equatorial

O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, realizou em março uma visita de animação à Visitadoria ‘Nossa Senhora da África’, da África Tropical Equatorial (ATE). A visita teve início em Camarões, no dia 14 de março, onde padre Artime foi acolhido pelos Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs dos Sagrados Corações, Salesianos Cooperadores e jovens atendidos nas escolas e obras sociais.

Após percorrer diversas casas e obras salesianas da região e conversar com os coirmãos, educadores e jovens, o Reitor-mor realizou sua visita às presenças salesianas da Guiné Equatorial, onde permaneceu entre os dias 25 e 30 de março. Na cidade de Bata, onde foi recebido por representantes da Família Salesiana, jovens e fiéis, padre Ángel Artime explicou o significado da visita de animação: “A realidade africana está muito presente em meu coração e quero estar próximo dos coirmãos, dos jovens e da Família Salesiana, que levam adiante o carisma de Dom Bosco nesta bela terra africana, entre muitos sacrifícios e enfrentando muitos desafios e dificuldades”.

Fonte: Com informações Agência Info Salesiana – ANS

Os salesianos não esquecem dos refugiados sul-sudaneses

O Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, continua sofrendo as consequências da guerra civil e muitos “senhores da guerra” aterrorizam os civis inocentes em diferentes áreas do país africano. De acordo com as projeções atuais, a população total de refugiados deve chegar a 2,33 milhões de pessoas até o final do ano, e os salesianos continuam fazendo tudo o que podem para acompanhar, apoiar e ajudar esse povo.

Considerando somente a realidade do Assentamento de Palabek, em Uganda, onde os salesianos estão presentes desde 2018 e partilham a vida com a população, no último mês de fevereiro chegaram pelo menos 800 novos refugiados provenientes do Sudão do Sul.

Os salesianos do local se dedicam pela oração e se solidarizam concretamente com os refugiados ucranianos, mas não se esquecem dos refugiados africanos. Fazem um apelo para que sejam realizados esforços internacionais maiores e mais eficazes para acabar com essa guerra que já dura décadas no Sudão do Sul.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Católicos festejam primeira ordenação sacerdotal em Omã

O dia 25 de março foi de muita festa para os católicos do Sultanato de Omã, comunidade formada por cerca de 60 mil fiéis, o equivalente a 2% da população total deste país do Oriente Médio de grande maioria muçulmana.

Às 15h (horário de Omã) o vigário dom Paul Hinder celebrou a primeira ordenação sacerdotal da história da Igreja local. Trata-se do padre Dickson Eugene, que recebeu o sacramento na Paróquia de São Pedro e São Paulo durante uma celebração transmitida ao vivo pelas redes sociais, para permitir a participação de toda a comunidade. Padre Eugene pertence à Inspetoria Salesiana de Bangalore, Índia, mas cresceu em Omã, onde passou a maior parte de sua vida.

A Igreja Católica no Sultanato é composta predominantemente por trabalhadores imigrantes, especialmente do Sul e Sudeste da Ásia. Faz parte do Vicariato do Sul, que também inclui o Iêmen e os Emirados Árabes Unidos (EAU), e seu território está dividido em cinco paróquias. Os cristãos são uma pequena minoria em um contexto fortemente islâmico, mas as autoridades toleram a liberdade de culto e há um respeito geral pela liberdade religiosa.

Fonte: Vatican News com Asia News

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil