Opinião

A arte que potencializa o viver

É certo que as artes cênicas contribuem para diversas áreas da formação e desenvolvimento pessoal, possibilitando a expressão de ideias e nos tornando capazes de dialogar e apresentar aos outros nossos mais variados sentimentos, resultando, consequentemente, numa crescente da autonomia e da criticidade.

Como encerramento do primeiro semestre de atividades de 2022, a Obra Salesiana de Apoio Fraterno (OSAF), em Araras,SP, realizou seu primeiro FAO – Festiva de Artes da OSAF, em que crianças e adolescentes encenaram, durante uma semana, apresentações teatrais, tanto no salão da obra, como na Casa da Memória Pedro Pessoto Filho do município. As apresentações foram permeadas por temas que instigam a imaginação, a reflexão sobre as relações humanas, o fortalecimento do trabalho em grupo e a valorização da identidade pessoal, cultural e social.

Entendemos que as expressões artísticas desenvolvem habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa. As intervenções devem valorizar a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; sensibilizar para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, como nos orienta a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009). Assim, crianças e adolescentes participaram diretamente do processo de criação e contribuíram de forma significativa no desenvolvimento cênico, orientadas pelo educador social Rafael Dias, responsável pelos eixos de Arte e Cultura.

O teatro tem um leque de possibilidades na ação social, pois não se restringe à apresentação de peças teatrais com roteiros fechados. São trabalhadas e instigadas, sobretudo, as múltiplas potencialidades de crianças e adolescentes em todo o processo de criação da peça. Dessa forma, o fortalecimento de vínculos no trabalho socioeducativo tem fundamental importância no protagonismo infanto-juvenil, já que a convivência em grupo e as oficinas possibilitaram a troca de saberes e o senso crítico e reflexivo.

A OSAF tem o desejo de possibilitar cada vez mais a seu público o acesso às diversas vertentes artísticas. Iniciamos esta experiência nas artes cênicas propondo que eles vivenciassem a essência, a emoção e a sensibilidade, no caminho da personificação do sentimento de humanidade. Nossa conclusão é de que a Arte, sem dúvida, potencializa o nosso viver!

Por: Rafael Dias, educador de Artes e Cultura da OSAF, e João Victor Moura, coordenador da OSAF.

Crédito: shutterstock
© 2021 Copyright: Boletim Salesiano