Notícias Nacionais

Missionários de Meruri celebram 120 anos de presença

Oito jovens da comunidade foram crismados, no dia 7 de dezembro, em uma celebração presidida por dom Protógenes José Luft, SdC, bispo diocesano de Barra do Garças, MT. A missa foi concelebrada pelos missionários salesianos: padre Andelson de Oliveira, padre João Bosco Maciel, padre Klemens Deja, padre Slawomir Bronakowski e padre Beatus Volkmar Tola, que vieram das presenças salesianas de São Marcos, Primavera do Leste, Barra do Garças e Sangradouro.

A festa da comunidade foi também pelo jubileu de 120 anos da presença salesiana entre os Boe-Bororo. A missa teve o caráter de ação de graças em “memória dos primeiros missionários Salesianos de Dom Bosco, missionárias Filhas de Maria Auxiliadora e dos Salesianos Cooperadores e leigos que, de várias maneiras, dedicaram a vida pela salvação da juventude”, escreveu a irmã Maristela no comentário inicial da celebração.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

Alunos salesianos são premiados na FECTI

A XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI) foi realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2022. Ao todo, 114 projetos foram apresentados por estudantes do Ensino Fundamental (anos finais), Médio e Técnico de instituições públicas e privadas do estado, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec).

Para essa edição da FECTI, foram selecionados quatro projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, nas categorias de “Ciências Exatas e da Terra” e “Ciências Biológicas e da saúde”; e dois deles foram premiados na primeira categoria.

Durante o evento, os alunos salesianos acompanharam todo o processo de uma feira externa de divulgação científica e tiveram a oportunidade de assistir apresentações de estudantes de todo o estado.

De acordo com Gustavo Luan, a experiência de levar os estudantes para a feira, assim como orientá-los durante toda a produção acadêmica e no desenvolvimento de seus projetos para então apresentá-los na FECTI 2022 é enriquecedora e incrível: “É enriquecedora para nós como orientadores, porque proporcionamos o desenvolvimento do conhecimento e aprimoramos as ideias e os planejamentos dos nossos alunos. E é incrível para os alunos, pois eles vivenciam, na prática, os seus estudos teóricos e podem ter a experiência de divulgar a sua produção e o seu conhecimento...”.

Fonte: com informações RSB e Inspetoria São João Bosco

26º Festival da Juventude Salesiana reúne centenas de jovens

Mais de 700 jovens de todo o Nordeste Salesiano, das dezenas de delegações de obras dos Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora se encontraram, entre os dias 25 e 27, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, PE, para viverem a programação intensa do 26º Festival da Juventude Salesiana.

Além das participações em toda a programação, o entusiasmo juvenil esteve presente na coordenação, comunicação, apresentação e apoio para a realização do evento, que marca a atividade pastoral durante a caminhada deste ano.

A programação foi assinalada pela pura vivência do carisma salesiano, por meio das catequeses, Pátio da Misericórdia com confissões, da missa na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, que propagou a devoção do mais novo santo da Família Salesiana, Artêmides Zatti, entre outras atividades promovidas ao longo do festival.

A cobertura, através do Instagram, Facebook, YouTube, Rádios Salesianas e pelo Portal Salesianos Nordeste foi realizada por jovens de delegações da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), Serviço de Comunicação Inspetorial, Associação Missionária Amanhecer e pela Equipe Lampiar Comunicação.

Fonte: Serviço Inspetorial de Comunicação – Inspetoria Salesiana do Nordeste

Foto: Chico Ribeiro

Reitor da UCDB recebe maior honraria concedida pelo Governo de MS

No dia 21 de novembro, o reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, recebeu a maior honraria concedida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a pessoas físicas: a insígnia da Ordem do Mérito no grau Grã-Cruz.

Na ocasião, 40 personalidades da política, artes, economia e sociedade em geral receberam condecorações indicadas pelo Conselho da Ordem do Mérito de Mato Grosso do Sul. Foram entregues as medalhas da Ordem do Mérito — divididas nos graus Grã-cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficiais e Cavaleiros — e o Colar do Mérito Pantaneiro.

“Quem está de parabéns não é o padre Marinoni; este reconhecimento vai a todos aqueles Salesianos que trabalharam, dedicaram-se e doaram a própria vida ao ensino, à educação e para os que continuam trilhando o mesmo caminho. Parabéns aos Salesianos, ao Colégio Dom Bosco, à UCDB e à Missão Salesiana”, destacou o reitor.

Fonte: Sílvia Tada – UCDB

Inspetoria Salesiana de São Paulo tem novo padre

A Inspetoria Salesiana de São Paulo esteve em festa no dia 19 de novembro, ao celebrar a ordenação de seu novo sacerdote, em missa realizada no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos. Pela imposição de dom Hilário Moser, SDB, o diácono Antônio de Jesus Rocha, aos 40 anos, recebeu o sacramento da ordem no grau do presbiterato.

Participaram da celebração padres, irmãos e salesianos em formação da Inspetoria de São Paulo, além de familiares e amigos do novo sacerdote.

Natural da Zona Norte de São Paulo, na Vila Nova Cachoeirinha, padre Antônio teve seu primeiro contato com a Congregação Salesiana pela internet. Após um ano de acompanhamento vocacional, vivência de oratório e semana missionária, ele ingressou no aspirantado de Piracicaba, SP, fez o pré-noviciado em Lorena, SP, noviciado em Curitiba, PR, e o pós-noviciado, também em Lorena.

Padre Antônio escolheu como lema sacerdotal o Evangelho de São João (Jo 21,17) “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”.

Fonte: Jenniffer Silva - Inspetoria Salesiana de São Paulo

Seminário Girolhar movimenta escolas salesianas do Brasil

Foi realizado nos dias 9 e 10 de novembro, pela plataforma Zoom, o III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar. O evento teve como objetivo promover a disseminação dos conhecimentos, ideias e práticas inovadoras que vêm sendo desenvolvidas pelos educadores salesianos a partir da Coleção Girolhar, material didático da Editora da Rede Salesiana Brasil, a Edebê Brasil.

Nesta terceira edição, o Seminário recebeu 67 registros de boas práticas, das quais foram selecionadas 10 ações para serem apresentadas. No primeiro dia do evento, a oração inicial ficou por conta da coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, irmã Lucia Jacinta Finasse, que também coordenou a acolhida, junto com o diretor-executivo da RSB, padre Nivaldo Luiz Pessinatti. Os participantes também contaram com as contribuições da gestora Pedagógica da Associação Educacional das Irmãs Salesianas de São Paulo, Meily Cassemiro, e da gestora Pedagógica da Inspetoria Salesiana São Pio X, Ana Cristina Sofiati, que colaboraram na apresentação das equipes e considerações sobre as ações.

O III Seminário para Socialização de Boas Práticas com a Coleção Girolhar registrou mais de 500 participantes nos dois dias de evento, sem contabilizar as equipes que optaram por acompanhar o encontro em grupo.

Fonte: Equipe de Comunicação Rede Salesiana Brasil

Aberto o processo de beatificação do Padre Cícero Romão

Em meio as palmas e muita emoção do povo de Deus, foi aberto, em 30 de novembro de 2022, o processo de beatificação e canonização do Servo de Deus, padre Cícero Romão Batista. A missa solene ocorreu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, CE, com a presença do bispo da Diocese de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, religiosos, padres diocesanos e romeiros, além do bispo de Cajazeiras, dom Francisco Sales.

Ao final da celebração eucarística, autoridades civis, como a governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, falaram sobre o Patriarca do Nordeste e o processo de reconhecimento de sua santidade.

Após a bênção final, os membros da comissão e o bispo diocesano deram início a sessão de abertura, realizada no presbitério da Casa da Mãe da Dores. Participaram dom Magnus Henrique Lopes, o padre José Vicente, delegado episcopal; o padre Aureliano Gondim, promotor de Justiça; e Paulo Vilotta, postulador da Causa, entre outros.

O vice-postulador da causa, padre Wesley Barros, afirmou que a intercessão de Padre Cícero nas causas dos fiéis pode ser pedida em oração particular. Ele ressaltou também que os fiéis que tiverem qualquer documento ou objeto que pertenceu ao Patriarca do Nordeste, podem oferecê-lo para a causa da beatificação, como prova das virtudes, do amor e da caridade deste Servo de Deus.

Fonte: Thaís Cândido – Nordeste Hoje

Avança a causa do Servo de Deus Dom Antônio Lustosa

No dia 8 de novembro de 2022, foi dado parecer positivo unânime relativo ao exercício heroico das virtudes e à fama de santidade do Servo de Deus dom Antônio de Almeida Lustosa, salesiano e antigo arcebispo de Fortaleza.

A notícia foi recebida com alegria na Inspetoria Salesiana do Nordeste e na Arquidiocese de Fortaleza, onde dom Lustosa passou os últimos 22 anos dos 40 em que exerceu o ministério episcopal e onde atua a Comissão Diocesana de promoção da Causa de dom Lustosa.

Em todas as dioceses pelas quais passou, dom Lustosa interessou-se pelos excluídos, fazendo sua a urgência da justiça social. Convencido de que a primeira evangelização consiste em oferecer dignidade às pessoas e famílias mais pobres, fundou ambulatórios, o Hospital São José, escolas populares gratuitas e círculos operários. Inaugurou a “Sopa dos pobres” e os serviços sociais da Arquidiocese de Fortaleza. Sem nunca esquecer o pastoreio das almas, deu vida ao pré-seminário, ao Santuário Nossa Senhora de Fátima e à Rádio Assunção Cearense. Para dar assistência às famílias do campo fundou a Congregação das Josefinas.

Dom Lustosa também foi escritor e artista: são seus os vitrais da Catedral de Fortaleza. Em 1963 se retirou à casa salesiana, de Carpina, Pernambuco, onde faleceu no dia 14 de agosto de 1974. Seu corpo repousa na Catedral de Fortaleza.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil