istock / Nastco

Viu que tudo era muito bom

Quando Deus criou o mundo, em cada momento desta criação, “viu que isso era bom”. E quando Ele contemplou toda a sua obra, “viu que tudo era muito bom”. Este é o estado original do nosso mundo, do lugar onde habitamos com toda a criação. Quem diria que um dia a humanidade iria se preocupar com a preservação do meio ambiente, da Casa Comum onde moramos, se tudo era muito bom?

Crescer e dominar o mundo, como é dito no livro do Gênesis, não significa destruir nem depredar. Hoje nos acostumamos a falar em consciência ambiental, preservação do meio ambiente, sustentabilidade. São termos presentes em debates, eventos, publicações. Precisamos mudar alguns de nossos hábitos para contribuir com a longevidade do planeta: separamos o lixo reciclado, economizar água, adotar aquecedores solares. Do ponto de vista individual, procuramos fazer a nossa parte.

Porém, o grande desafio é envolver a todos nessa questão. Aos poucos, muitas vozes foram se elevando, alertando para essa situação. Uma das vozes que grita mais alto nos dias de hoje é a do Papa Francisco, que na sua encíclica Laudato Sí trata do cuidado para com a Casa Comum, da preocupação com o planeta, mas que, de modo especial, tenta unir a todos na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. Por isso o Boletim Salesiano deste mês trata desse assunto, tendo como foco o meio ambiente e a educação.  

“O grande desafio de enfrentar a problemática ambiental é tomar consciência socioambiental que compreenda a resolução de uma crise ecológica em que vivemos para além das ações individuais, ou seja, que se torne um projeto de sociedade, e que abrigue, primordialmente, a sustentabilidade num plano comum”, diz a Dra. Ana Elisa de Godoy Beltrame em seu artigo “O meio ambiente e o cuidado da Casa Comum”.

A Família Salesiana, dócil à palavra do Papa Francisco e do Reitor-Mor, vem realizando ações e práticas que ajudam a todos e principalmente aos destinatários da nossa missão, as crianças, os adolescentes e os jovens, a tomar consciência de que somos chamados a cuidar e a preservar nossa Casa Comum.

Temos o projeto da “Don Bosco Green Alliance”, uma plataforma internacional que reúne instituições, organizações e indivíduos da Família Salesiana espalhados pelo mundo pela causa da sustentabilidade ambiental. A matéria especial do BS trata desta plataforma internacional e dos membros que dela fazem parte. No Brasil, são 31 entidades que estão integradas à Aliança Verde Dom Bosco.

Neste Boletim, procuramos mostrar esaas boas práticas e ações que são realizadas nas escolas e colégios, nas obras sociais e nas paróquias e demais Obras em que atuamos. Podem ser pequenas ações, mas o mais importante é que há um envolvimento concreto em tentar ajudar a salvar nosso planeta.

No mês de junho lembramos, como filhos de Dom Bosco, do Sagrado Coração de Jesus. O Reitor-Mor, no seu artigo, nos diz que “a devoção ao Sagrado Coração de Jesus faz parte do DNA salesiano. Nesta festa, contemplamos o coração aberto de Jesus para abrir também os nossos corações ao amor”. Certamente este amor de Deus por nós inclui o cuidado para com o meio ambiente. E por isso a Família Salesiana não medirá esforços para se aliar com as entidades e as pessoas que desejam contribuir para um mundo que seja nossa Casa Comum.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Arquivo/ Colégio Salesiano Itajai

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.