Editorial

Simples e silencioso bem

Quando lemos a vida dos santos, percebemos que todos eles se preocuparam em fazer o bem a todas as pessoas com as quais entravam em contato. Seguidores do Evangelho, sabiam muito bem que Jesus deu o exemplo, tanto assim que lemos nos Atos dos Apóstolos aquela frase dita por Pedro: “Ele passou fazendo o bem”.

Pois bem, Dom Bosco também foi uma pessoa que passou a vida fazendo o bem. Desde pequeno, o vemos fazendo pequenas ações boas para seus colegas e para os seus amigos. Depois, mais tarde, como padre e educador, quanto bem fez a inúmeros jovens! E este bem se espalhou pelo mundo, pois seus filhos aprenderam dele essa grande lição.

O Reitor-Mor, no seu editorial para este Boletim Salesiano, trata desse assunto. Ele diz que Dom Bosco fez um “bem simples e silencioso”. E nos incentiva, como Família Salesiana, a continuarmos a fazer o bem “juntos porque, acreditem, sentir que não estamos sós, ter a certeza de que muitos de vocês veem com agrado e simpatia o esforço que diariamente fazemos em favor dos outros, dá-nos também muita força humana, que o Bom Deus sem dúvida faz crescer”.

Com certeza esta é também a finalidade desta revista criada por Dom Bosco. Quando ele pensou no Boletim Salesiano, ele queria que divulgasse todo o bem que era feito pela Família Salesiana, que naqueles tempos começava a se expandir pelo mundo.

Recentemente, estiveram reunidos os diretores e editores da revista em Turim, para tratar do tema “O Boletim Salesiano num mundo em mudança”. No momento, estamos enfrentando muitos desafios em relação a esta revista, que pedem uma resposta: publicar hoje um Boletim Salesiano relevante e significativo na era digital e na Inteligência Artificial; aprofundar a dimensão carismática, salesiana, pastoral, profissional e gerencial do BS e refletir sobre os novos leitores no ambiente digital e sobre as novas realidades do metaverso – um olhar para o futuro.

Este Boletim que o leitor tem em suas mãos procura refletir tudo isso e, ao mesmo tempo, trazer exemplos deste “simples e silencioso bem” que a Família Salesiana faz no Brasil: a Família Salesiana como uma árvore frondosa; o fato de Mamãe Margarida e das Memórias Biográficas, onde Dom Bosco fala como acreditar na Divina Providência; a corresponsabilidade da família na educação midiática; a alegria do encontro na santidade salesiana; a sinodalidade à luz do carisma salesiano; a atuação salesiana e a garantia dos direitos; o que fazemos para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana (Projeto Identità); Feira de Tecnologia e Congresso de Educação Social; os Projetos Culturais das Obras Sociais salesianas do Brasil...

Desejamos a todos uma boa leitura. E convidamos a Família Salesiana a agradecer a Deus por tanto “bem simples e silencioso” que acontece em todas as nossas presenças.  

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB – Diretor do Boletim Salesiano Brasil

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
istock: Caiaimage/Robert Daly

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.