Vocações

Novos sacerdotes salesianos em várias regiões do país

A Família Salesiana se alegra com as ordenações sacerdotais e diaconais, celebradas no final do ano passado e início de 2015.

“Este é um momento significativo para toda a Igreja, para os Salesianos de Dom Bosco, para a comunidade e a família. Afinal, todos nós, reunidos, podemos participar da ordenação de um padre salesiano”, afirmou dom Liro Vendelino Meurer, bispo diocesano de Santo Ângelo, ao iniciar a homilia da celebração na qual foi ordenado padre o diácono Magnus Antonio Petry, em Santa Rosa, RS.

As palavras de dom Liro expressam um sentimento que se repetiu nos meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015, quando salesianos em diversas regiões do país foram ordenados sacerdotes. Abraçaram assim sua vocação, na escolha por seguir os passos de Dom Bosco no serviço à juventude.

No Sul do Brasil
Magnus Petry foi ordenado em 13 de dezembro, e escolheu como lema: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos amigos”. A celebração foi realizada na capela Dom Bosco, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Santa Rosa. No momento da aceitação para a ordenação, o inspetor salesiano, padre Asídio Deretti, fez uma breve descrição dos passos que o diácono Petry fez ao longo da etapa formativa e terminou afirmando que “o Magnus foi concretizando em sua vida o seu lema sacerdotal”.

Depois da ordenação, o novo padre foi ungido nas mãos e seus pais desamarraram a fita, recebendo a primeira bênção do filho, agora padre. Após a comunhão, padre Magnus tomou a palavra e pediu que todos rezassem uma Ave-Maria pelos vocacionados que estavam presentes.

Uma semana depois, em 21 de dezembro, foi realizada a ordenação sacerdotal do salesiano José Sávio Mariano, na Paróquia São João Bosco de Guarapuava, PR. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de São José dos Campos, SP, dom José Valmor César Teixeira. Na apresentação do candidato ao bispo, o inspetor, padre Asídio Deretti, disse: “Sávio esteve conosco desde pequeno, participando da comunidade, da catequese, da Escola São Domingos Sávio, do oratório e da obra social, seja como aluno e mais tarde como educador”. E complementou afirmando que Sávio escolheu o seu lema sacerdotal - “Pois pra mim o viver é Cristo” - como “uma manifestação da sua vivência litúrgica, mariana e de empenho ao próximo”.

Após o rito de ordenação, os padres Leo Kieling e Jaime Kniess revestiram o novo padre com as vestes litúrgicas e seus irmãos desataram a fita depois da unção com o óleo da crisma, recebendo a primeira bênção do neossacerdote. Após a comunhão, os jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) fizeram uma homenagem ao padre Sávio, e ele fez os agradecimentos.

“Chamados por Deus, enviados para a juventude.”

Missão Salesiana
Marcel Silvestre do Couto e Marcelo de Oliveira Pereira, da Inspetoria Salesiana de Campo Grande, foram ordenados sacerdotes pela imposição das mãos de dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e responsável pelo setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Marcel foi ordenado no dia 20 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, de Araçatuba, SP, sua cidade natal. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados no Unisalesiano, somente depois de formado, aos 22 anos, decidiu-se pela vida religiosa. O fato mereceu reportagem do jornal Folha da Região, de Araçatuba, que publicou na edição de 28 de dezembro uma matéria com o título “Jovem troca tecnologia pelo sacerdócio”. O lema escolhido para ilustrar a sua vocação foi “Para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

A missa de ordenação sacerdotal do padre Marcelo de Oliveira Pereira, SDB, ocorreu no dia 24 de janeiro, na Paróquia São João Bosco, em Campo Grande, MS. A celebração foi presidida por dom Eduardo, com a presença do presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes dos Santos, do pároco padre Aldir da Silva e de mais de 40 sacerdotes. Outras 600 pessoas testemunharam o “sim” do jovem salesiano ao ministério sacerdotal.

Marcelo nasceu em Campo Grande e tem 28 anos. Conheceu os salesianos na Comunidade Beato Miguel Rua, quando fazia a catequese crismal, e entrou no voluntariado vocacional, em 2004, na Cidade Dom Bosco, em Corumbá, MS. Tem como lema de vida sacerdotal o versículo “Com os olhos fixos em Jesus” (Hb 12,12)

Em São Paulo
No Estado de São Paulo, três ordenações sacerdotais foram realizadas em dezembro de 2014 e mais uma em janeiro deste ano. Em 6 de dezembro, foi realizada na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na Capital paulista, a ordenação presbiteral do padre William de Lima. A celebração foi presidida por dom Hilário Moser, SDB, e concelebrada pelo inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo, padre Edson Donizetti Castilho, e por diversos padres salesianos e diáconos.

No livreto ‘Projeto Feito Vida’, preparado pelo Serviço de Animação Vocacional da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, padre William, ainda diácono, assim afirmou: “Percebo a graça de Deus em tantos momentos da minha vida, particularmente agora, às portas da minha ordenação. O lema e propósito que guiará minha vida como salesiano padre vem de Dom Bosco: ‘O Senhor colocou-nos no mundo para os outros’”.

A Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos, SP, saudou em 13 de dezembro o retorno de um de seus filhos, Rafael Galvão, na celebração de sua ordenação presbiteral. A cerimônia foi presidida por dom Hilário Moser, SDB, e concelebrada pelo inspetor, padre Edson Donizetti Castilho; pelo pároco, padre Silvio César da Silva e por diversos sacerdotes salesianos que, juntos a uma assembleia que lotou a igreja, prestigiaram o importante momento. O lema que padre Rafael escolheu para marcar sua ordenação foi a passagem de 1 Coríntios 24, 29: “Fica conosco Senhor”.

Em 20 de dezembro, foi a vez da Paróquia São Pio X, em Ourinhos, SP, realizar uma verdadeira festa para receber seu filho João Gabriel Galhoti Pinto, ordenado sacerdote salesiano. Padre João Gabriel tem 29 anos e cresceu frequentando, com a família, a Paróquia São Pio X, onde fez a primeira eucaristia, a confirmação e participou de diversas pastorais, especialmente as que envolviam jovens.

Novos pátios
Padre Gabriel escolheu como lema sacerdotal a passagem do Evangelho de João 15, 12: “Amai-vos como eu vos amei”. O neossacerdote é também um exemplo de como os novos pátios de comunicação têm se tornado canais importantes para a evangelização e o surgimento de novas vocações. “Certo dia, navegando pela internet, acessei o site dos Salesianos de Dom Bosco e enviei um e-mail pedindo algum material sobre a congregação. Após um tempo, recebi uma ligação convidando para que eu participasse da Convivência Vocacional, em Piracicaba. Fui e o que pude experimentar veio ao encontro dos meus sonhos: o trabalho voltado para a evangelização e educação dos jovens. Foi amor à primeira vista: a alegria, o clima de família, o modo juvenil de seguir a Jesus Cristo me fascinaram”, conta o padre.

Já em 17 de janeiro deste ano, a comunidade salesiana de Araras celebrou a ordenação sacerdotal de Tiago Eliomar Gonçalves de Morais, mais uma vocação gerada a partir do exemplo e do carinho dos salesianos. A celebração foi presidida por dom Antônio Emídio Vilar, SDB, sendo concelebrada pelo inspetor, padre Edson, por sacerdotes salesianos e acompanhada pela comunidade local e parentes do novo sacerdote. O lema de ordenação escolhido pelo padre Tiago foi “Servi ao Senhor na alegria” (Sl 99, 2b).

Pode-se dizer que padre Tiago Eliomar é filho do Oratório São Luiz, local que afirma ter conhecido por acaso. Convidado a conhecer o Aspirantado Salesiano aos 13 anos, padre Tiago logo teve a certeza de onde era seu lugar. “Naqueles dias de Convivência Vocacional percebi com muita força que ali era o meu lugar. E, aos poucos, fui percebendo que a espiritualidade e a missão salesiana se tornaram para mim um caminho de verdadeira felicidade e realização pessoal”, conta.

Colaboraram: Anderson Bueno-Inspetoria Salesiana de São Paulo; Fládima Christófaro-Missão Salesiana de Mato Grosso e Inspetoria Salesiana São Pio X.

VOLTAR

AVANÇAR

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil