Eis aí, nas próprias palavras do Santo fundador, a missão que ele deixava à sua querida Associação. E os Salesianos Cooperadores logo compreenderam que, para cumprir com tão honrosa missão, haveria necessidade de uma formação profunda, constante e continuada, de maneira que ela passou a se dar através de reuniões periódicas dos seus Centros Locais, e também de eventos provinciais e até nacionais, onde aqueles que tinham disponibilidade de se fazer presentes, sempre compareciam trazendo consigo a alegria de encontrar irmãos de outras regiões e realidades.
No entanto, surgiu uma nova questão a ser enfrentada por todo o mundo: uma pandemia de alto risco de contágio, para a qual a humanidade não se encontrava preparada. A mais eficaz forma de se evitar o contágio era e é ainda o distanciamento social.
A partir daí, fomos forçados a suprimir de nossas atividades todas as reuniões, retiros, congressos, enfim, toda e qualquer possibilidade de nos encontrarmos para aprofundamento de nossa espiritualidade.
Mas, como se fosse uma profecia, daquelas que comumente o próprio Dom Bosco escrevia ou relatava a seus meninos, o documento maior da Associação, o Projeto de Vida Apostólica (PVA), aprovado pela Santa Sé em 29 de abril de 2013, traz em seu Regulamento, Capítulo V, Artigo 18, § 8, a recomendação de que os Conselhos dos Centros Locais mantenham os contatos com os seus membros distantes através das modernas tecnologias de comunicação.
A Consulta Região Brasil, ciente de sua responsabilidade como órgão de animação da Associação, empenhou-se em encontrar alguma solução. Encontrando-a, trouxe a todos os Salesianos Cooperadores a possibilidade de, com uma plataforma de comunicação virtual sem custo e condizente com suas necessidades de tempo de reunião e número de participantes, já que somos mais de mil membros em todo o território nacional, incentivar a todas as Províncias e todos os Centros Locais a utilização dessa ferramenta.
A partir daí, surgiu uma nova e eficaz forma de nos encontrarmos com lives de formação sobre os mais diversos temas e palestrantes convidados, fazendo com que essas oportunidades não ficassem restritas a um Centro Local ou a uma Província, coisa que acontecia antes, por força das necessidades de deslocamento de todos os participantes, inclusive favorecendo reuniões de nível internacional com nossos conselheiros mundiais.
Além da mudança na forma de nos reunirmos, essa tecnologia nos possibilitou migrar nossos oratórios para um “pátio virtual”, mantendo o contato com nossos destinatários e, conhecendo melhor suas necessidades domiciliares, fomos então impelidos a realizar campanhas assistenciais e ações como a doação de cestas básicas a essas famílias, fornecimento de alimentação a moradores de rua, etc.
Ao utilizarmos essas ferramentas tecnológicas, percebemos então que a distância que fomos forçados a manter para evitar o contágio na pandemia levou-nos a uma maior união e comunhão de todos os membros de nossa Associação, trazendo a oportunidade e a possibilidade de, com o aprofundamento trazido por essas lives, ser o nosso testemunho de vida salesiana capaz de promover o espírito católico, tornando realidade a utopia mantida por nosso Santo fundador, Dom Bosco.