Embora o carisma salesiano não esteja diretamente ligado à saúde, a Família Salesiana no Brasil também enfrentou a pandemia do novo coronavírus nesta área, destacando-se o atendimento aos pacientes com Covid-19, ações voltadas para a recuperação física dos doentes e para o suporte em saúde mental e emocional, e a disponibilização de estruturas como postos de vacinação.
Assistência aos doentes
Na linha de frente do combate à Covid-19 está o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), em Três Lagoas, MS. O hospital se preparou desde o início da pandemia para realizar o atendimento aos doentes da região, tanto na emergência como na internação hospitalar e de UTI, obtendo muitos resultados positivos. Também se destacou na utilização de equipamentos de ponta para melhorar a qualidade no atendimento, como, recentemente, na implantação de um dispositivo de ventilação não invasiva que pode evitar que pacientes acometidos com a doença sejam intubados.
A Bolha de Respiração Individual Controlada (BRIC) possui conexões respiratórias e funciona como uma interface entre o paciente e um ventilador mecânico. Devido a sua vedação, a BRIC também impede a propagação do vírus pelo ar, reduzindo o risco de contaminação dos profissionais de saúde e outros pacientes. De acordo com a coordenadora da fisioterapia do HNSA, Mara Pinto, o uso da BRIC pode melhorar a oxigenação e o esforço do paciente. “Com o auxílio do equipamento temos o intuito de prevenir uma intubação e manter o paciente bem após uma extubação”, explicou a coordenadora.
Atendimento pós-Covid-19
Muitos pacientes que se recuperam da Covid-19 apresentam depois sequelas provocadas pela doença, como cansaço ao realizar atividades simples, falta de ar, dores musculares, confusão mental e dificuldade em ganhar peso, entre outras. Pensando nas pessoas que apresentam esses sintomas e não têm condições de arcar com o tratamento, os cursos de Fisioterapia e Nutrição do Centro Universitário Salesiano – UniSales, em Vitória, ES, estão realizando atendimentos gratuitos, presenciais e remotos, no Centro Integrado de Atenção à Saúde da Comunidade (Ciasc).
Os atendimentos contemplam fisioterapia respiratória, motora, neurológica e metabólica. Na área de nutrição, é feito o acompanhamento para pacientes que ficaram intubados e apresentam sequelas como disfagia, refluxo, perda de peso, dores articulares, perda de cabelos e unhas enfraquecidas. O objetivo é oferecer um tratamento gratuito e de qualidade para a recuperação total após a Covid-19.
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS, entre os diversos serviços e ações direcionados para o combate à Covid, também está realizando atendimentos às pessoas que se recuperam da doença. Na Clínica-Escola UCDB, os acadêmicos da área de Fisioterapia, sob a orientação de professores, desde o ano passado fazem o fortalecimento muscular respiratório e global, além de aplicarem técnicas específicas de expansão pulmonar.
Outro serviço da Clínica-Escola é o atendimento psicológico (presencial ou remoto) para pessoas que de alguma forma foram afetadas pela pandemia e sofrem com adoecimento mental e sofrimento psíquico.
Suporte psicológico on-line
Na área do suporte psicológico e atenção à saúde emocional, o UniSALESIANO atendeu a pedidos de alunos da instituição e da Secretaria de Saúde de Araçatuba, SP, e desenvolveu o programa ‘Atendimento Psicológico Online’, direcionado à comunidade acadêmica e aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.
Desde o ano passado, o serviço funciona com plantão psicológico emergencial, em sessões de 50 a 60 minutos realizadas por psicólogos voluntários, todos ex-alunos do UniSALESIANO com inscrição ativa no Conselho de Psicologia e seguindo todas as exigências do órgão para atendimento, como garantia de sigilo e de privacidade durante a sessão. O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), por meio do Serviço de Psicologia Aplicada – SPA, oferece à comunidade educativa e externa a possibilidade de atendimento psicológico gratuito há muitos anos. Mas, com a pandemia da Covid-19 e os problemas decorrentes deste cenário - como desemprego, crises de ansiedade e de saúde mental - as coordenações do curso de Psicologia nas unidades de Americana, Campinas e Lorena definiram um novo formato, com atendimentos on-line, para apoiar as pessoas que estão passando por dificuldades neste momento.
O atendimento é focado na escuta e no acolhimento emergencial. De acordo com a professora Fabiana Bartnik, do curso de Psicologia na Unidade Campinas, “a procura por atendimento psicológico nas unidades é bastante intensa e aumentou nos últimos meses devido à pandemia. Diante disso, uma organização mais efetiva foi realizada para que a demanda possa ser atendida via plantão psicológico”.
Vacinação
As instituições salesianas de ensino superior encabeçam diversas outras ações de prevenção, fornecimento de equipamentos e suporte a equipes de saúde nas regiões em que estão inseridas. Entre essas ações, destacam-se as parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde para participar da campanha de imunização, cedendo espaços para serem usados como postos de vacinação e treinando voluntários para atuarem na aplicação das vacinas contra a Covid-19.
Escolas e obras salesianas também estão envolvidas na campanha de vacinação. Entre os exemplos está o Colégio Salesiano São João Bosco, em Juazeiro do Norte, CE. No dia 20 de maio, a quadra do colégio se tornou posto para aplicação da segunda dose da vacina para os idosos a partir de 65 anos, em um mutirão realizado como parte do plano de imunização da Covid-19, promovido pela Prefeitura.
A profissional da saúde Karisia Caldas foi uma das participantes da ação no Colégio e falou de sua emoção pelo momento: “É gratificante ver que estamos conseguindo oferecer essa vacina à população, é um alívio, uma esperança para que consigamos, o mais breve, ter dias melhores”.
Homenagens
Para finalizar esta matéria, vamos citar uma ação singela, mas que representa todo o agradecimento aos profissionais e aos jovens em formação na área da saúde. Um grupo de crianças do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Rio do Sul, SC, enviou 300 cartas em homenagem aos profissionais do Hospital Regional do Alto Vale, como forma de reconhecer o trabalho importante que eles realizam desde o início da pandemia.
“Oi, só queria falar que você é uma pessoa incrível; e queria dizer para você não desistir”, escreveu uma das alunas. “Quando você se sentir cansada, lembre-se de que você é uma heroína”, afirmava outra das cartas. Com o projeto, chamado pelos alunos de “Doses de amor”, o colégio tinha a proposta de cultivar a paz e acolher o próximo durante a Semana Santa. A escolha dos profissionais do hospital da região em que fica a escola foi uma forma de mostrar a admiração que os alunos sentem por quem está na linha de frente neste momento tão frágil. Como não é possível dar abraços para demonstrar o carinho, as cartinhas foram a solução mais viável encontrada.
Fontes: Assessorias de comunicação – Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, UniSales, UniSalesiano, Unisal e Colégio Salesiano São João Bosco de Juazeiro do Norte; Inspetoria Salesiana São Pio X, Missão Salesiana de Mato Grosso e Inspetoria Salesiana do Nordeste.