Notícias Internacionais

Jovens de Portugal recebem os símbolos da JMJ

Os jovens do Panamá e de Portugal, passado e futuro da JMJ, se encontraram no dia 22 de novembro de 2020, na Basílica de São Pedro, em Roma, para a passagem da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani do Dia Mundial da Juventude. A entrega dos símbolos da JMJ foi feita no final da Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco no altar da Cátedra, no dia da Solenidade de Cristo Rei e encerramento do Ano Litúrgico.

A Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que há anos acompanham os preparativos para as edições internacionais da JMJ, passaram das mãos da representação da juventude panamenha para a juventude portuguesa. Devido à pandemia as delegações foram muito restritas. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu no Panamá, enquanto que a próxima, marcada para 2023, será realizada em Lisboa.

Para dom Américo Aguiar, coordenador-geral da JMJ, a importância desta celebração de domingo pode ser explicada assim: “Como se diz no futebol, o pontapé inicial é muito aguardado, porque esta celebração estava prevista para o Domingo de Ramos, e para a nossa tristeza por razões da pandemia não foi possível concretizar. Assim, quer da parte dos panamenhos, quer da parte dos portugueses que ansiávamos muito este momento da passagem dos símbolos, de uma maneira formal, com a bênção do Santo Padre e com a força do Espírito para podermos então iniciar a preparação da Jornada Mundial da Juventude, com fé, esperança, caridade, com coragem.”.

Fonte: Silvonei José, Federico Piana – Vatican News

Papa Francisco anuncia um Ano Jubilar em homenagem a São José

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Com coração de pai: assim José amou Jesus, designado nos quatro Evangelhos como “o filho de José”. Com estas palavras incisivas, o Papa Francisco começa em sua carta apostólica Patris corde, publicada por ocasião do 150º aniversário do decreto com o qual, no dia 8 de dezembro de 1870, o Beato Pio IX declarava São José patrono da Igreja Católica. E, para celebrar o aniversário, o Santo Padre anunciou um ano jubilar em honra a São José. A notícia também encheu de alegria e satisfação a Congregação Salesiana, que conta com o artesão de Nazaré entre seus patronos.

Na carta Patris corde, o Papa compartilha “algumas reflexões pessoais sobre a figura extraordinária” de São José, meditações motivadas particularmente pela pandemia. A crise gerada pela Covid-19 destacou que “as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), que não aparecem nas manchetes dos jornais e revistas, nem nas grandes passarelas, mas que hoje estão, sem dúvida, escrevendo os acontecimentos decisivos da nossa história”.

Em apoio à carta, o Santo Padre também promulgou um decreto para conceder o dom das indulgências plenárias por ocasião do Ano de São José (8 de dezembro de 2020 – 8 de dezembro de 2021) a todos os fiéis que recitarem “qualquer oração legitimamente aprovada ou ato de piedade em honra a São José”, especialmente nas celebrações de 19 de março e de 1° de maio, na festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, no Domingo de São José, segundo a tradição bizantina, no dia 19 de cada mês e em cada quarta-feira, dia da semana dedicado, segundo a tradição latina, à memória do Santo.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Apelo missionário do Reitor-mor para 2021

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, lançou, em 8 de dezembro, um apelo convidando os Salesianos a discernir se estão dispostos a colocar-se à sua disposição como missionários 'ad gentes, ad exteros, ad vitam’, em todo o mundo.

Padre Artime acentuou que, graças ao espírito missionário e ao zelo de Dom Bosco, os salesianos continuam a sua missão de “testemunhas-sinais” do amor salvífico de Deus pelos jovens pobres e marginalizados, nos mais diversos contextos – culturais e religiosos – em 134 países. Com este apelo o Reitor-mor convida todos os salesianos, de todas as inspetorias do mundo, a reviver a generosidade e a vitalidade missionária do início da congregação, e a responder às exigências missionárias da congregação, em particular:  nas presenças na Amazônia e em algumas fronteiras missionárias da América Latina; nas presenças salesianas em favor dos refugiados e nas novas fronteiras da África; na Lituânia, Bulgária e nas outras fronteiras do ‘Projeto Europa’; no Azerbaijão, Laos, Nepal, Mongólia; nas numerosas presenças nas ilhas da Oceania. A carta do apelo missionário do Reitor-mor está disponível para download em português, no site da Agência Info Salesiana.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Artista oferece pôster “catequético” da Estreia de 2021

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O famoso ilustrador espanhol Patxi Velasco Fano - autor do cartaz da Estreia do Reitor-mor de 2018 – mantém vínculos de estima e amizade com a Família Salesiana (FS). Sabendo que o lema da Estreia para 2021 seria “Movidos pela esperança: ‘Faço novas todas as coisas’ (Ap 21,5)”, ele desenvolveu, por conta própria, a sua versão do cartaz da Estreia, com estilo “catequético”, voltado especialmente às crianças, colocando a obra gratuitamente à disposição do Reitor-mor.

O cartaz, que leva os traços característicos do estilo de Fano, hoje reconhecido internacionalmente, reelabora a mensagem central da Estreia para torná-la uma representação figurativa capaz de “falar por meio das imagens”. No centro da cena há um carro vermelho, que passa por um amplo trabalho de restauração e está rodeado por muitos personagens. O cartaz catequético já está disponível em espanhol e italiano. Posteriormente, está prevista a distribuição dos pôsteres também nos idiomas inglês, francês, português e polonês.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Salesianos lançam programas de apoio às famílias sírias

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A guerra civil síria representa uma das piores crises humanitárias da nossa época. A população caiu de 21 milhões para 17 milhos e, hoje, 13 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária urgente. Além disso, desde o começo de março de 2020, o governo sírio começou a aplicar restrições severas para conter a propagação da Covid-19. Aos efeitos diretos da crise econômica somam-se os problemas na educação: as escolas sofrem interrupções constantes e os alunos, do ensino fundamental à universidade, não estão equipados para acompanhar as aulas de casa, se atrasando cada vez mais nos estudos.

Diante desta situação, os filhos de Dom Bosco - que atuam na Síria, em Damasco, Kafroun e Aleppo e já habituados a trabalhar em condições de emergência -, adotaram algumas medidas para ajudar as famílias que, além de provadas por anos de guerra, enfrentam agora os efeitos da pandemia.

Eles colocaram em prática dois programas de apoio para alunos com dificuldade escolar: um para beneficiar 200 crianças e outro voltado a 180 alunos que cursam os últimos anos do ensino médio e superior. Além destes dois projetos de reforço escolar, uma terceira medida, de apoio econômico, que visa auxiliar 200 famílias vulneráveis. Cada uma das iniciativas é realizada com o objetivo, próprio do carisma salesiano, de cuidar dos menores mais desfavorecidos e de oferecer-lhes oportunidades de crescimento que, de outra forma, não poderiam ter.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Breves

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Fratelli Tutti
O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano lançou um site dedicado à última encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social. O site tem como objetivo divulgar a mensagem de amizade e fraternidade humana, em três línguas e com atualizações constantes, e pode ser acessado em: www.fratellitutti.va

Padre Benno Benes
Faleceu em 1º de dezembro de 2020, em Praga, na casa que abriga os idosos salesianos, o ex-inspetor da República Tcheca, padre Benno Benes. Protagonista da vida salesiana desde os tempos da opressão comunista (1968-1990), após a queda do regime tornou-se superior da Inspetoria São João Bosco, entre os anos 1993-1999, dando um forte impulso ao crescimento e ao desenvolvimento do carisma salesiano no país.

Nova presença FMA
As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) inauguraram uma nova comunidade, no dia 13 de novembro de 2020, em Ngandajika, República Democrática do Congo. Foi uma resposta ao apelo do bispo da Diocese de Mbujimayi, dom Emmanuel Bernard Kasanda, que solicitou a presença das FMA em Ngandajika, para trabalhar no projeto de alfabetização com cerca de 800 meninas, de 15 a 25 anos, muitas delas sem escolaridade por falta de frequência à escola ou casamento precoce.

Papa Francisco
Por ocasião do 90º aniversário da fundação da Escola Salesiana Wilfrid Barón de los Santos Ángeles, em Ramos Mejía, Argentina, onde o jovem Jorge Mario Bergoglio cursou a sexta série, em 1949, o Papa Francisco enviou uma carta ao vice-diretor geral da obra, Daniel Joaquin Blanco Mengoni. “Que Jesus vos abençoe e Maria Auxiliadora vele sobre vós com proteção materna. E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim”, diz o Papa Francisco em trecho da carta.

Moradias
Graças à ONG Fundepaz e à colaboração do padre Fernando Echeverri, os missionários salesianos da cidade de San Benito, na Guatemala, este ano novamente conseguiram entregar casas novas para famílias que viviam em situação de pobreza e risco social. Foram construídas e doadas 20 moradias, além da doação de alimentos para cerca de 100 famílias.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano