Notícias Nacionais

Lançado o Projeto Geração 2030

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) e a Inspetoria Salesiana São Pio X realizaram, no dia 8 de dezembro, o lançamento do Projeto Geração 2030. O evento online contou com a presença dos diretores-executivos da RSB-Social, irmã Silvia Aparecida da Silva e padre Waldomiro Bronakowski, além do inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, padre Gilson Marcos da Silva, e do delegado das obras sociais da inspetoria, padre Sebastião Bueno.

O Projeto Geração 2030 foi desenvolvido com enfoque na transformação social que conecta os Compromissos Salesianos à Agenda 2030, buscando a formação de identidade dos atendidos pelos princípios e valores do carisma salesiano por meio da elaboração de seus projetos pessoais de vida.

O lançamento da Geração 2030 celebra um projeto criado colaborativamente, com a participação ativa do Conselho Inspetorial e das equipes gestoras, além de educadores e educandos das cinco obras sociais da Inspetoria São Pio X na construção de um modelo que integra todas as obras para uma atuação em rede, com foco na vivência carismática dos atendidos, fortalecendo o papel de protagonistas destes jovens como agentes potenciais de transformação social em seus territórios.

Fonte: RSB-Social

FM Dom Bosco conquista Prêmio ADPEC

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A Rádio FM Dom Bosco recebeu, na noite de 9 de dezembro, o prêmio especial na categoria Radiojornalismo do IV Prêmio ADPEC de Jornalismo. Realizada pela Associação dos Defensores Públicos, a premiação reconhece o trabalho do jornalismo cearense em TV, rádio, impresso e web. A matéria intitulada “Vozes Silenciadas: o desafio de ficar em casa e sobreviver à violência doméstica durante a pandemia” foi produzida pelas jornalistas Jocasta Pimentel e Roberta Farias.

O IV Prêmio ADPEC de Jornalismo foi lançado no mês de setembro de 2020 e incluiu ações de defensores públicos relacionadas à pandemia como prêmio especial nas quatro categorias contempladas: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo.

“Durante a pandemia, o papel do atendimento realizado por defensoras e defensores públicos, que não pararam um minuto, foi fundamental e mostrou o quanto a instituição é de extrema importância em momentos como este. Tivemos inúmeras atuações da defensoria pública neste período que garantiram o direito dos mais vulneráveis”, explica Amélia Rocha, presidenta da ADPEC.

Fonte: FM Dom Bosco

Crédito da foto: Paulo Cursino/AJS San Martin

Juventude Salesiana se reúne para o #FJSEMCASA

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Uma noite que ficará para a história. No sábado, 21 de novembro de 2020, a Pastoral Juvenil, por meio da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Nordeste, celebrou, de modo diferente, mais uma edição do Festival da Juventude Salesiana. Batizado como #FJSEMCASA, o evento precisou ser adaptado por conta da pandemia do novo coronavírus. Uma live no pátio da capela da Inspetoria São Luiz Gonzaga, no Recife, PE, reuniu quase dois mil corações conectados na plataforma do YouTube dos Salesianos Nordeste por duas horas.

A programação começou às 20h com uma mensagem do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime. Em vídeo, o X sucessor de Dom Bosco ressaltou a importância do carisma juvenil salesiano no Nordeste brasileiro. Padre Ángel esteve presente no 22º Festival da Juventude Salesiana, em outubro de 2017.

A apresentação ficou por conta dos jovens Montegômere Junior, da AJS João Pessoa, e Jullyanne do Nascimento, Filha de Maria Auxiliadora. A animação foi conduzida pela Banda Dom Bosco, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - San Martin. Juntos, eles movimentaram as pessoas que estavam assistindo, levando a energia do FJS para a casa dos que acompanharam o evento. Sorteios, apresentações e uma dança no final da live fizeram com que todos interagissem nos comentários e nas redes sociais da AJS Nordeste.

Fonte: Rhaldney Silva

Crédito: Pe. Tarcizio P. Odelli

Papa Francisco envia mensagem aos jovens de paróquia salesiana

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Papa Francisco enviou, no final de 2020, uma mensagem aos jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande, MS, pela iniciativa Missão de Natal. A mensagem papal foi escrita no dia 28 de novembro e chegou à comunidade por meio do monsenhor Massimo Caterin, sendo recebida pelo padre João Vitor Ortiz, SDB, vigário paroquial.

Na carta, o Pontífice afirma: “É com alegria que lhes escrevo esta mensagem para animar cada um de vocês a perseverar no seu compromisso cristão, sobretudo em vista do início da Missão de Natal promovida pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Sei bem como vocês já há algum tempo assumiram a linha de frente das atividades pastorais na paróquia, promovendo ações caritativas, catequéticas e encontros de oração. Fiquei muito contente com isso. Por essa razão, quero insistir para que vocês nunca renunciem aos grandes sonhos!”.

O Papa ressalta a importância da missão neste tempo de pandemia da Covid-19 e considera: “São muitas as pessoas que se encontram abatidas, assustadas e até mesmo abandonadas, Sejam para elas o instrumento de realização daquelas palavras do profeta Isaias que lemos no tempo de Advento: ‘O povo que andava na escuridão viu uma grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz resplandeceu’ (Is 9,1). Possa a luz que o Menino Jesus nos trouxe com o seu nascimento ajudá-los a serem verdadeiras testemunhas do amor na sociedade”.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

Famílias são representadas em presépio de Igreja

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Na Paróquia Santo Antônio, no bairro Bom Retiro, em Joinville, SC, uma comissão montou o presépio e inovou ao trazer para este símbolo natalino o exemplo do que as famílias vivem hoje em dia, que é o isolamento social. Desde o início da pandemia, a igreja tem incentivado os fiéis que pertencem ao grupo de risco e também no período em que as missas foram suspensas para que retomassem e fortalecessem o hábito de rezar em casa, reunindo a família.

A comissão, que anualmente pensa o tema do presépio nesta paróquia, resolveu retratar a realidade da “igreja doméstica”. Foi a partir desta ideia que as pastorais desenvolveram as casas e fizeram a decoração. Mais de 80 pessoas participaram da ação. Dentro das residências é possível ver as famílias reunidas ao redor da mesa e também símbolos cristãos como a bíblia e o terço. Além das casas, que formam uma verdadeira vila ao redor do presépio, as árvores de Natal também receberam decoração especial. Várias pessoas da comunidade paroquial levaram fotos das suas famílias, que foram colocadas em molduras e penduradas nos pinheiros.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X

Missionários vietnamitas são ordenados presbíteros

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Após um ano de diaconato, com atividades limitadas por causa das restrições sanitárias impostas neste ano, os missionários salesianos Bartolomeu Nguyen Quang Lam Son, João Batista Nguyen Duy Tan e José Tran Van Lich receberam, em 5 de dezembro, o segundo estágio do sacramento da ordem, na capela do Instituto Teológico Salesiano Pio XI, Alto da Lapa, em São Paulo.

A celebração foi presidida por dom Hilário Moser, bispo emérito da Diocese de Tubarão, SC, e foi restrita apenas aos residentes da comunidade e representantes das inspetorias a qual pertencem os missionários, respeitando o distanciamento e demais procedimentos preventivos para a questão sanitária vigente. Por isso, a cerimônia foi transmitida pela internet e acompanhada por centenas de pessoas nas redes sociais.

Os novos sacerdotes, Bartolomeu Lam Son e João Batista Duy Tan, são vinculados à Inspetoria São Domingos Sávio (BMA), enquanto José Tran Van Lich pertence à Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG). A celebração teve a segunda leitura feita na língua materna dos missionários. O trecho do Evangelho de São João narrou a aparição de Jesus ressuscitado aos apóstolos, desejando-lhes a paz e mostrando-lhes as mãos chagadas.

Fonte: Agência Info Salesiana

Crédito: José Wilker, SDB

Ordenação presbiteral de seis salesianos no Nordeste

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Esta celebração ficará na história, escreveu Selmantrm Menezes, nas redes sociais, acompanhando de sua casa a ordenação dos seis novos sacerdotes. Foi um dia especial para a Inspetoria Salesiana do Nordeste. Um dia significativo para a Congregação e para a Igreja.

A Inspetoria do Nordeste conta, agora, com seis novos padres, os salesianos: Antônio João do Nascimento Neto, Daniel Neri Brandão, Fabiano Bernardino do Nascimento, Fábio Luciano de Souza Nascimento, Rodrigo Antônio Menezes Calado e Valdemir Augusto dos Santos. Os neo-sacerdotes foram ordenados pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, em 12 de dezembro, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, junto à Obra Salesiana do mesmo nome.

A Basílica do Sagrado Coração, seguindo as normas de convivências com a pandemia, tomou todas as medidas, inclusive com lista de participantes para o acesso ao templo. O número de salesianos presentes, pelas mesmas razões, foi inferior a outros anos. Mas, a audiência dos irmãos e das comunidades educativas foi muito especial. A celebração foi acompanhada pelo Canal do YouTube, com recorde de audiência, e pelas emissoras de rádio ligados à Inspetoria.

Fonte: Pe. João Carlos Ribeiro, SDB – Nordeste Hoje

Pró-menor Dom Bosco faz inscrições de jovens indígenas

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Pró-Menor Dom Bosco de Manaus, AM, realizou o processo de inscrição para adolescentes e jovens indígenas venezuelanos da Etnia Warao. A iniciativa visa a inclusão nos projetos sociais da instituição em parceria com a Cáritas. O povo Warao é composto por indígenas oriundos da região Norte da Venezuela e, desde 2014, entraram no Brasil, fugindo da crise econômica do país vizinho.

Dessa forma, o objetivo do projeto é gerar a inclusão social, além do reforço de aprendizagem na Língua Portuguesa, integração às plataformas digitais e preparação para o mercado de trabalho.

Fonte: Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio

Breves

Ir. Márcia Koffermann, FMA

ENAS 2020
Em evento 100% on-line, o Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (ENAS) foi realizado de 21 a 23 de outubro, e reuniu mais de 400 participantes de todas as obras sociais salesianas do Brasil. O tema foi: “Novos desafios em tempos de esperança: ressignificando nossa missão!”.

Desafio Inovar
O Desafio Inovar e Aprender revelou, no início de novembro, os ganhadores da edição 2020. Os alunos da educação técnica e ensino médio do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), Laisa Prata Moreira Fernandes e Carlos Henrique dos Santos de Souza, conquistaram o 2º lugar e uma vaga para participação na XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), com o Projeto “Protótipo de Mão Robótica”.

ADMA
A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), no centro local da Paróquia São João Bosco de Campo Grande, MS, foi erigida canonicamente na noite de 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição. O estabelecimento da ADMA ocorreu durante a missa presidida pelo padre Ricardo Carlos, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, e concelebrada pelos padres Aldir Silva, pároco, Marcelo Fujimura, diretor do Colégio Dom Bosco, e Juan Carlos Scuola, vigário paroquial.

Selo Social
A Rede Salesiana Brasil (RSB) foi certificada pelo Selo Social, em 2 de dezembro, por seus quatro projetos sociais implementados que geraram 12 impactos sociais e atenderam 7.203 pessoas só em 2020. Os projetos contemplam quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): o objetivo 3 “Saúde e Bem-estar”, o 4 “Educação de Qualidade”, o 12 “Consumo e Produção Responsáveis” e o 17 “Parcerias e Meios de Implementação”.

Final da ONHB
A equipe “Tríplice Blues”, integrada pelas estudantes Dandara Dias, Maria Clara Lessa e Mariana Rebouças, alunas da 3ª série do ensino médio do Colégio Salesiano do Salvador, orientadas pela professora de História, Daniela Torres, participou da final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A 12ª edição da competição, promovida pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, contou com a participação de 17,4 mil equipes de todos os estados brasileiros.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano