Notícias Internacionais

152ª Expedição Missionária Salesiana

Um gesto antigo e sempre novo repetiu-se no dia 21 de novembro de 2021, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália: a entrega do crucifixo missionário aos enviados da 152ª Expedição Missionária Salesiana.

“Como cristãos, somos todos discípulos missionários, chamados a ser testemunhas da verdade em nome do Senhor. E vocês, queridos missionários, o são muito mais”, disse o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, na homilia da missa.

Após abordar a importância da presença real de Jesus na vida de cada batizado, padre Artime relembrou o dia 11 de novembro de 1875, data da 1ª Expedição Missionária Salesiana que traçou um novo caminho para os salesianos e para a população juvenil de todo o mundo. Um caminho feito de amor, de carinho, de ajuda... que, de Turim, se difundiu primeiro pelas Américas e depois por todos os outros continentes. É um caminho que continua hoje, em nome de Dom Bosco, graças aos missionários “ad gentes, ad extra, ad vitam”, que deixam tudo para evangelizar e educar populações diferentes das suas no estilo salesiano.

Neste ano, a celebração ocorreu no Domingo de Cristo, Rei do Universo e ganhou ainda mais destaque graças à participação de numerosas personalidades salesianas. Entre elas, a nova Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), irmã Chiara Cazzuola, além dos numerosos concelebrantes que acompanharam, no altar, o X sucessor de Dom Bosco, como: o padre Alfred Maravilla, conselheiro geral para as Missões, e o padre Juan Carlos Perez Godoy, conselheiro para a Região Mediterrânea.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Assembleia da Confederação Mundial dos Ex-Alunos

A Assembleia Geral da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco, que ocorre a cada seis anos, é um momento dedicado à reflexão, partilha das respectivas realidades, atualização e planejamento de trabalhos futuros. Mais de 150 delegados se inscreveram para participar das atividades, realizadas de 26 a 28 de novembro de 2021, em modalidade digital. A Assembleia elegeu Bryan Magro, ex-aluno maltês, o novo presidente da Confederação Mundial dos Ex-Alunos. Entre os conselheiros regionais, Eduardo Pessoa, do Brasil, foi eleito para orientar os Ex-alunos adultos da América.

O X sucessor de Dom Bosco, padre Ángel Fernández Artime, enviou uma mensagem diretamente de Valdocco, e encorajou os delegados a manterem sempre as mãos estendidas para acolher e ajudar os mais pobres e necessitados.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

FMA celebram 90 anos na Tailândia

As comunidades educativas da Inspetoria Santa Maria Mazzarello (THA) celebraram, no final de 2021, o 90º aniversário da presença das Filhas de Maria Auxiliadora na Tailândia. Diversas iniciativas e uma celebração eucarística marcaram o momento.

As FMA de todas as comunidades da inspetoria, membros dos grupos da Família Salesiana, ex-alunas, jovens e colaboradores dos diversos grupos e associações recordaram as numerosas missionárias que passaram sua vida na Tailândia. Cada comunidade celebrou o aniversário com criatividade e diversas iniciativas: peregrinação ao ‘berço da missão’ em Bang Nok Khwaek, incluindo visita ao cemitério da Paróquia de São José de Ban Pong, onde repousam os restos mortais das FMA falecidas, representações comemorativas e cantos segundo a cultura tailandesa. Pela internet, ex-alunas e jovens enviaram vídeos e imagens de bons votos.

Fonte: Portal das FMA.

Anjos em vestes brancas

“Anjos em vestes brancas”: assim os pacientes internados na enfermaria da Covid-19 do Hospital da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, apelidaram as Filhas de Maria Auxiliadora e religiosas de outras congregações que cuidam das pessoas afetadas pelo coronavírus.

A Igreja no Vietnã, a pedido do monsenhor Joseph Nguyen Nang, arcebispo da Diocese de Saigon, respondeu à necessidade de voluntários para assistir os numerosos pacientes dos centros hospitalares da Covid envolvendo, em particular, sacerdotes e religiosos.

A memória das experiências dos meninos enviados por Dom Bosco para socorrer as pessoas afetadas pela epidemia de cólera em Turim e de Maria Mazzarello, que foi ajudar os parentes afetados pelo Tifo, levou 14 irmãs FMA da Inspetoria Maria Auxiliadora (VTN) a se disponibilizarem a este serviço. A inspetora, irmã Maria Hoang Thi Thu Ha, encorajou-as: “Sejam prudentes, mas atentas para apoiar com eficácia os enfermos e se tornarem bênção de Deus para eles”.

Fonte: Portal das FMA

“Educação, trabalho, diálogo entre as gerações”

Como podemos construir hoje uma paz duradoura? No tema da Mensagem para o Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro, o Papa Francisco identifica três contextos de extrema atualidade sobre os quais refletir e agir. Daí o título: “Educação, trabalho, diálogo entre as gerações: instrumentos para a construção de uma paz duradoura”.

Após o percurso da “cultura do cuidado” proposto em 2021 para “erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, que hoje muitas vezes parece prevalecer”, para o ano de 2022 o Papa Francisco propõe uma leitura inovadora que responde às necessidades dos tempos atuais e futuros. O convite através deste tema é, portanto, “ler os sinais dos tempos com os olhos da fé, para que a orientação desta mudança desperte novas e velhas questões com as quais é justo e necessário confrontar-se”.

E assim, partindo dos três contextos identificados, pode-se perguntar: como a instrução e a educação podem construir uma paz duradoura? O trabalho no mundo responde mais ou menos às necessidades vitais dos seres humanos de justiça e liberdade? E, por fim, se as gerações são realmente solidárias entre si? Será que acreditam no futuro?

O Dia Mundial da Paz foi estabelecido pelo Papa Paulo VI em sua mensagem de dezembro de 1967, e celebrado pela primeira vez em janeiro de 1968. No tema daquele ano, constavam a Guerra do Vietnã e o pedido de um cessar-fogo do conflito que tinha iniciado em 1955.

Fonte: Gabriella Ceraso – Vatican News

Jovens criam berços climatizados para recém-nascidos

Alunos de cursos profissionalizantes salesianos da Espanha desenvolveram um projeto colaborativo para a produção de berços climatizados, desmontáveis e transportáveis, destinados a bebês prematuros nascidos em países em desenvolvimento. O projeto inovador é conduzido por cerca de 200 jovens de oito centros de formação profissional salesianos, orientados por 30 professores, em colaboração com as ONGs “Medicina abierta al Mundo” e “Ayuda a Contenedores”.

Os berços especiais, assim como as incubadoras, fornecem o calor, a umidade e a luz necessários para o desenvolvimento dos recém-nascidos que estão abaixo do peso e que, portanto, têm menos chances de sobrevivência nas realidades cujos hospitais possuem estruturas e aparelhos muito simples. Quinze berços desse tipo já estão sendo usados em hospitais de Cabo Verde, Camarões, Senegal, Moçambique, Congo e Bolívia.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil