Quaresma

Tarcizio Odelli

Seis conselhos do Papa Francisco para viver bem a partir da Quaresma

“A Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade, não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia”.

Em 24 de fevereiro, foi publicada a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022, uma reflexão a partir da exortação de São Paulo aos Gálatas: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gl 6, 9-10a).

O texto, embora escrito para Quaresma, é um convite do Santo Padre para uma postura de vida que vai além do tempo quaresmal. Por isso, separamos 6 conselhos que podem ser adotados por todos os cristãos a cada dia.

1. Fazer o bem

Em sua mensagem para a Quaresma 2022, o Santo Padre nos convida a semear o bem. “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gl 6, 9-10a).

Pixabay / Randhir Kumar
Pixabay

2. Semear

O pontífice nos lembra que a Quaresma é um tempo favorável para semear o bem, mas não é o único. “Qual poderá ser para nós este tempo favorável? Certamente é a Quaresma, mas o é também a nossa inteira existência terrena, de que a Quaresma constitui de certa forma uma imagem”.

Pixabay

3. Colher

O Santo Padre explica que todo gesto de bondade, por mais insignificante que pareça, gera bons frutos, em nós mesmos e em nossas relações diárias. “Em Deus, nenhum ato de amor, por menor que seja, e nenhuma das nossas ‘generosas fadigas’ se perde”.

istock / LanaStock

4. Auxiliar

O Papa nos pede que, mesmo cansados, não deixemos de praticar o bem e de auxiliar aqueles que necessitam e sofrem. “A Quaresma é tempo propício para procurar, e não evitar, quem passa necessidade; para chamar, e não ignorar, quem deseja atenção e uma boa palavra; para visitar, e não abandonar, quem sofre a solidão”.

Pixabay

5. Rezar

O Papa também nos lembra da importância da oração: “Não nos cansemos de rezar. Precisamos rezar, porque necessitamos de Deus. A ilusão de nos bastar a nós mesmos é perigosa”, pontua Francisco recordando o nosso sofrimento com a pandemia da Covid-19.

Pixabay

6. Perseverar

O Papa Francisco nos diz que, se perseverarmos, colheremos os bens prometidos para a nossa salvação e a do próximo, e afirma que “a cada ano, a Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade, não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia".

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil