Formação

Encontros e eventos internacionais tratam da história de São Francisco de Sales

Com informações: Agência Info Salesiana – ANS
Instituições salesianas internacionais, voltadas para a cultura e o ensino, promovem encontros, formações, exposições e outras iniciativas para aprofundar o conhecimento sobre São Francisco de Sales, sua história e espiritualidade.

Congresso Internacional São Francisco de Sales
Por ocasião do 400° aniversário de morte de Francisco de Sales, a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, na Itália, está organizando um congresso internacional para celebrar sua herança. O evento será realizado pelo Instituto de Teologia Espiritual da Faculdade de Teologia da UPS, nos dias 18 a 20 de novembro de 2022, reunindo representantes de instituições salesianas e católicas de ensino superior de vários países.

São Francisco de Sales influenciou a história da espiritualidade e da vida religiosa não somente por meio de seus escritos, mas também através do seu próprio modo de viver; e não só durante sua vida: assim, o objetivo do congresso é estudar sua herança em favor da Igreja e da vida espiritual de hoje.

O congresso se compõe de duas partes: na primeira, serão contempladas algumas congregações, institutos e sociedades religiosas que têm Francisco de Sales como patrono e fonte de inspiração; na segunda, será tratada uma ampla variedade de temas que têm sua origem na espiritualidade, na vida e nos escritos de São Francisco de Sales.Mais informações sobre o congresso e as inscrições estão disponíveis no site: https://francescodisales.unisal.it

São Francisco de Sales ganha coleção de vídeos
Com o intuito de ajudar a redescobrir a figura de São Francisco de Sales por ocasião do IV centenário de sua morte, foi lançada uma coleção de cinco vídeos sobre a história humano-espiritual do patrono da Família Salesiana. O projeto é realizado pela Pastoral Juvenil da Circunscrição Especial Piemonte-Valle d'Aosta-Lituânia (ICP) e pelo setor da Formação da Casa Geral Salesiana, com o apoio técnico da Secretaria de Comunicação Social da ICP.

Os vídeos, com duração de 10 a 15 minutos, estão sendo lançados ao longo do ano, com periodicidade bimestral.

Quem conduz os interessados neste caminho é o padre Miguel Molinar, vigário inspetorial e delegado para a Formação da ICP, que há muitos anos orienta grupos da Família Salesiana à descoberta de suas raízes carismáticas por meio de peregrinações aos lugares salesianos nos quais viveu São Francisco de Sales.

Na abertura do primeiro vídeo, padre Molinar explica a iniciativa: “Estamos em Valdocco para iniciar os cinco vídeos que falarão sobre a história humano-espiritual de São Francisco de Sales. Não se trata de uma apresentação biográfica, nem de uma abordagem parecida com um tratado, usando seus escritos; tampouco falaremos do contexto histórico e cultural de Francisco de Sales. Haverá outros aprofundamentos para isso. Apresentamos Francisco por meio de breves passos a partir de uma perspectiva pastoral”.

Os vídeos, produzidos originalmente italiano, estão disponíveis com narração em português. Clique aqui para acessar.

O auge do evento foi uma mesa-redonda sobre a espiritualidade de São Francisco de Sales, com a participação de diversos especialistas.

Dias de Espiritualidade da Família Salesiana
Os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2022 trouxeram o tema: “Fazei tudo por amor, nada por força”. O evento aconteceu nos dias 13 a 16 de janeiro e reuniu 150 participantes presenciais em Valdocco, Itália, e mais de 10 mil pessoas que acompanharam virtualmente, em todo o mundo.

O auge do evento foi uma mesa-redonda sobre a espiritualidade de São Francisco de Sales, com a participação de diversos especialistas. Eles discutiram temas como: espiritualidade salesiana, afinidade espiritual entre São Francisco de Sales e Dom Bosco, a “graça da unidade” no êxtase da vida e da ação, a vida religiosa segundo o santo bispo e a atualidade da sua espiritualidade para os leigos hoje, como caminho de santidade acessível a todos.

Os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana são um momento de partilha e formação para os grupos da Família Salesiana criada por Dom Bosco, realizados sempre no início de cada ano tendo como tema a Estreia do Reitor-mor. Assista aqui à vídeo-reportagem da Agência Info Salesiana – ANS sobre o evento.

Exposição Francisco de Sales 400
Até o dia 15 de janeiro de 2023, o Museu Casa Dom Bosco (MCDB) apresenta ao público italiano a exposição “Francisco de Sales 400”, que visa levar o visitante ao conhecimento do santo, à leitura salesiana da sua vida e ao aprofundamento do clima salesiano seiscentista.

Os principais setores temáticos da exposição são: “Elementos da biografia de São Francisco de Sales”, “Iconografia salesiana do santo no oratório das origens” e “Elementos da espiritualidade e da pedagogia salesiana”. Na exposição também é possível conferir um retrato de São Francisco de Sales feito em 1618, paramentos litúrgicos feitos por Santa Joana Francisca de Chantal, uma carta de 1608, além de gravuras, livros e objetos que pertenceram a São Francisco de Sales.

Algumas informações e imagens da exposição, assim como o vídeo de sua abertura, podem ser acessados aqui.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil