Notícias Nacionais

Encontro aprofunda a identidade salesiana das paróquias

O encontro de párocos, vigários e reitores de santuários da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) foi realizado entre os dias 31 de maio e 1 de junho, na Casa de Retiros do Instituto São Vicente, em Campo Grande, MS. O tema central da reunião foi a “Paróquia Salesiana”.

O assunto foi apresentado pelo padre Herison Leandro da Silva Cavalcanti, SDB, da Inspetoria do Recife, que é o coordenador Nacional das Paróquias Salesianas. Um dos objetivos do encontro foi aprofundar a identidade carismática salesiana, conforme pediu o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, no Capítulo Geral 28 (CG28). Participaram do encontro 40 pessoas, entre padres, vigários, reitores de santuários e leigos que atuam no Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e no de Animação Vocacional (SAV) de cada paróquia.

Fonte: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grosso

Nordestão Salesiano 2022

Após dois anos sem competições esportivas na Rede Salesiana Brasil de Escolas, o Nordestão Salesiano voltou a acontecer! O evento foi realizado entre os dias 26 e 30 de junho no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, SE. Considerado o maior evento esportivo da RSB-Escolas, a competição recebeu aproximadamente 900 alunos atletas das escolas salesianas de cinco estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os jovens atletas salesianos competiram em 11 modalidades esportivas. O Nordestão Salesiano é realizado desde 1984 e, neste ano, chegou à 35ª edição, com o tema “Esporte, no pátio da vida, transformando os jovens para o amor”, inspirado na Estreia do Reitor-mor para 2022: “Fazei tudo por amor, nada por força”.

Segundo a Comissão organizadora, “o evento busca incentivar os alunos à prática esportiva, não apenas com o intuito de competição, mas como uma forma de confraternização entre os jovens e de promover o carisma Salesiano de Dom Bosco”.

Com informações: Anderson Peralta e Nordeste Hoje

Paróquia salesiana realiza 192 horas de adoração ao Santíssimo

As comunidades no entorno da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, MS, participaram ativamente com seus grupos, movimentos, pastorais, associações e carismas das 192 horas de adoração ao Santíssimo.

Durante oito dias, de 13 a 21 de maio, em cada uma das oito comunidades pertencentes à paróquia, ocorreram 24 horas seguidas de adoração. Na chegada a cada comunidade, houve santa missa, sempre às 19h. Após a celebração eucarística, o sacerdote saía em procissão de carros pela região da comunidade e abençoava as casas dos fiéis, sinalizadas com tecidos brancos. Após as 24 horas de adoração e louvor, o sacerdote presidia mais uma celebração eucarística com os fiéis da comunidade e iniciava o traslado para outra comunidade.

O encerramento das 192 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento foi no dia 21 de maio, sábado antecedente à Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Na ocasião, os fiéis realizaram procissão com o Santíssimo e com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora pelas ruas do bairro Santo Antônio, onde a matriz está localizada. A finalização ocorreu com a solene celebração em honra a Nossa Senhora Auxiliadora.

Fonte: Missão Salesiana de Mato Grosso

Projeto promove a interação entre Brasil e França

Em abril, os alunos do 9º ano do Colégio Salesiano Jardim Camburi, em Vitória, ES, escreveram cartas para as crianças da escola La Psalette de Saint Vicent, na cidade de Le Mans, na França. Recentemente, eles também receberam as cartinhas dos estudantes franceses e foi pura alegria. Agora, é a vez de responderem para os novos amigos.

As cartas, escritas em inglês, permitem que os alunos vivenciem o processo de escrita, envio e resposta. Além da emoção de mandar e receber uma carta escrita à mão, essa troca possibilita a aquisição de novas amizades, com pessoas de outra cultura; promove o respeito e a aceitação das diferenças e amplia o olhar para o mundo, compartilhando experiências, anseios e expectativas.

O projeto “Letters to France” é realizado há seis anos no Salesiano Jardim Camburi, por meio da parceria entre as professoras Mariana Brotto e Giselle Loeffer. Gisele já foi professora de língua inglesa no Colégio e hoje leciona na França. Para Mariana, atual responsável pelo projeto no Brasil, a atividade vai muito além de praticar o inglês. “No projeto Letters to France as cartas são pessoais e os laços de amizade podem perdurar por anos. A recompensa vem na forma de texto, mas é cheia de encantos, boas energias e novos horizontes”.

Fonte: Inspetoria São João Bosco

Trabalho de aluna da Católica Salesiana ganha destaque na TV

A aluna Rachel Araujo, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, RJ, desenvolveu um trabalho acadêmico que foi parar nos intervalos comerciais da TV Globo, no interior do Rio de Janeiro.

A produção havia sido feita em 2021, após a aluna desenvolver um trabalho audiovisual para a disciplina ministrada pelo professor DSc. Leonardo Seabra Puglia, na qual os alunos escolhiam um produto de sua preferência.

“Escolhi o chips de milho da fabricado pela Sequoia Alimentos. Elaborei o roteiro, montei o cenário na minha casa e contei com a ajuda do meu namorado Igor Portugal, na atuação, e do meu amigo Christian Tonasse, na edição. O vídeo ficou divertido, gostei do resultado e resolvi postar nas minhas redes sociais”, conta a aluna. O que Rachel não imaginava é que a repercussão do vídeo na internet chegaria aos executivos da empresa que produz as tortillas chips. A estudante foi convidada a conhecer de perto a marca, fez uma visita à empresa e lá foi pedido que produzisse um novo comercial, dessa vez para ser usado na televisão.

Rachel conta que teve muito apoio dos professores da Católica Salesiana durante todo o processo e que essa troca foi muito importante para dar segurança e para a qualidade do trabalho.

Fonte: Alysson Nogueira

AEIS promove Curso de Salesianidade para novos educadores

O curso para novos educadores das escolas da Associação Educacional Irmãs Salesianas (AEIS) do Estado de São Paulo foi realizado em Guaratinguetá, SP, no dia 14 de maio. A proposta, intitulada “Experiência Mornesina”, proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão na vida e nas virtudes de Santa Maria Domingas Mazzarello, focalizando as dimensões da alegria, da coragem e da humildade.

Cada dimensão foi aprofundada de forma interativa, com dinâmicas, reflexões e vivências em grupo, em estilo colaborativo, com profundidade e muita alegria. A “Experiência Mornesina”, cujo nome faz alusão à cidade de Mornese, na Itália, terra natal de Madre Mazzarello, contou com a participação de educadores provenientes das escolas das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) em Guaratinguetá, São Paulo, Santo André e São José dos Campos.

Fonte: Andréa Pereira - Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Presenças salesianas celebram Nossa Senhora Auxiliadora

O dia 24 de maio, dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora, foi celebrado em todas as presenças salesianas, de norte a sul do país. Escolas, obras sociais, paróquias e comunidades prestaram sua homenagem à Mãe Auxiliadora, com celebrações eucarísticas, procissões e festividades.

A solenidade do dia de Nossa Senhora Auxiliadora na presença salesiana em Brasília, DF, foi celebrada no Santuário São João Bosco (foto 1) com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova e a participação da Família Salesiana do Distrito Federal. Na presença de Belo Horizonte, MG, foi promovida uma novena itinerante em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora com a participação do Colégio Salesiano, Centro Juvenil Dom Bosco, Centro Salesiano de Aprendizagem (CESAM) e Centro Inspetorial. Além disso, na Paróquia Salesiana São Francisco ocorreu uma celebração eucarística e procissão com as imagens de Nossa Senhora Auxiliadora e São Francisco Sales.

Ao longo do mês de maio, as paróquias salesianas de São Paulo promoveram diferentes festividades, como a missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Campinas, dom João Inácio, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Maria Auxiliadora é a padroeira titular da Arquidiocese de Porto Velho, e milhares de fiéis celebraram a festa de Maria Auxiliadora na capital de Rondônia, no dia 24 de maio (foto 2). A procissão foi realizada com o apoio da Paróquia Salesiana de Fátima e a orientação das Ex-alunas salesianas e da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).

As escolas salesianas também prestaram homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora, como no Colégio Salesiano de Aracaju, SE, que, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, realizou uma grande carreata com a imagem Maria Auxiliadora pelas principais avenidas do município, no dia 22 de maio.

Já em Rio do Sul, SC, as festividades reuniram o Instituto Maria Auxiliadora (IMA) e o Colégio Dom Bosco. Na noite de 22 de maio, foi realizada a missa de coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, na Catedral São João Batista, com participação de educadores, alunos e famílias (foto 3). Na ocasião, foi feita uma homenagem aos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Entre as festividades realizadas nas Instituições de Ensino Superior, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) contou com uma apresentação especial da banda musical do Exército Brasileiro, que executou a tradicional “Ave Maria” de Charles Gounod em ritmo de samba. Em 24 de maio, o UniSALESIANO comemorou a data de sua padroeira com missas na Igreja Universitária e entrega de medalhas e capelinhas. Na noite do domingo, 29 de maio, mais de 500 pessoas participaram da Solenidade da Ascensão do Senhor e Festa de Nossa Senhora Auxiliadora (foto 4) em Araçatuba, SP. A solenidade teve início com procissão e o terço pelas ruas do entorno do Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna.

Fontes: Equipes de Comunicação das Inspetorias Salesianas

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil