Família Salesiana

CG 23: “Um verdadeiro tempo de graça e de presença do Espírito”

“(...) o Capítulo Geral 23 foi um grande laboratório de interculturalidade no espírito de família, onde a colaboração de cada uma enriqueceu a busca comum e continuará sustentando e confortando o nosso caminhar (...)” - madre Yvonne Reungoat.

O coração se abre à gratidão pela riqueza da experiência que vivemos e compartilhamos. Uma riqueza que descobriremos progressivamente quando tivermos voltado à vida cotidiana: essas foram algumas palavras da madre Yvonne Reungoat em seu discurso de encerramento do Capítulo Geral 23 do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que a reelegeu como superiora geral das FMA e como IX sucessora da madre Maria Domingas Mazzarello.

A reeleição da madre Yvonne Reungoat foi fruto de um longo período de trabalho, reflexão e estudo que envolveu 195 irmãs salesianas, entre inspetoras, delegadas e convidadas - de todas as presenças das FMA espalhadas pelo mundo -, durante o Capítulo Geral. O evento também resultou na escolha do novo Conselho Geral das FMA, que junto com a madre geral guiará os diversos conselhos do Instituto, e na elaboração do Documento Capitular, que norteará as ações das FMA, pelos próximos seis anos, e cujo título e subtítulo são respectivamente: “Ampliem o olhar” e “Com os jovens, missionários de alegria e de esperança”.

De suma importância para o Instituto das FMA, este Capítulo Geral ocorreu em um momento histórico: dentro do Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco e às portas do ano dedicado à vida consagrada. Com duração de cerca de dois meses, entre setembro e novembro de 2014, o Capítulo teve como tópico central e norteador de todas as discussões o tema “Ser hoje com os jovens casa que evangeliza”, uma temática que levou as irmãs salesianas a refletirem, entre outros assuntos, sobre a necessidade de revitalizar o carisma salesiano.

Realizados a cada seis anos, os Capítulos Gerais são para as irmãs salesianas um momento de partilha de experiências, reflexão e principalmente de definir ações que perpetuem o zelo missionário de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, pelos cinco continentes do mundo.

“A escola tornou-se o ambiente no qual TODOS aprendem.”

Reflexões
Como anunciar Jesus em um mundo em mudança, a uma geração que mudou? Qual a nova visão de comunidade para os jovens, a fim de ser profecia de vida religiosa salesiana hoje? Como situar-nos na cultura da comunicação? Esses foram alguns questionamentos propostos às FMA ao longo do Capítulo Geral e que serviram de base aos cinco núcleos/temas sobre os quais as FMA debateram diariamente, antes de entrarem na fase de discernimento das eleições. Na reflexão pessoal e nas comissões capitulares, o núcleo/tema era aprofundando com base em três questionamentos: Quais os desafios para o Instituto hoje que emergem deste núcleo? Qual mudança de mentalidade exige? Quais opções somos chamadas a fazer?

O evento alternou momentos de reflexão pessoal; de diálogo nas Comissões Capitulares de Estudo (grupos de reflexão previstos pelo Regulamento do Capítulo), e de Assembleia, no qual cada FMA tinha a possibilidade de expressar ideias e pontos de vista. No encerramento do Capítulo Geral, madre Yvonne recordou os momentos fundamentais do evento e destacou os elementos que o caracterizaram: o Espírito Santo, silencioso protagonista do Capítulo, a alegria do encontro com Jesus e a beleza de construir, juntas, a audácia missionária.

Desafios
O Capítulo Geral das FMA foi encerrado em 15 de novembro de 2014 após oito semanas de intenso trabalho, nas quais foram decididas algumas diretrizes para os próximos seis anos do Instituto das FMA. O término do Capitulo, no entanto, significou o início de uma nova jornada para as FMA, na qual elas têm a missão de colocar em prática todo o aprendizado vivido ao longo do evento, como lembrado pelo reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, no momento em que ele presidiu a celebração eucarística de conclusão do Capítulo. “Como lhes pediu papa Francisco: agora, cabe-lhes partir sem demora às suas inspetorias e casas, e fazer com que chegue lá a beleza da experiência capitular”.

Papa Francisco também deixou como desafio para as FMA o compromisso delas se fazerem presentes nos variados contextos juvenis. “Sejam em toda parte testemunhas proféticas e presença educativa, mediante uma acolhida incondicional dos jovens, enfrentando o desafio da interculturalidade e identificando caminhos para tornar mais eficazes as intervenções apostólicas num contexto juvenil permeado pelo mundo virtual e pelas novas tecnologias, especialmente as digitais”.

Irmã Maria Helena Moreira é eleita conselheira para a Comunicação Social
A brasileira irmã Maria Helena Moreira foi escolhida como conselheira para a Comunicação Social. Cabe a ela animar o Instituto no âmbito da comunicação e propor linhas orientadoras às inspetorias (C. 130 bis).

Irmã Maria Helena nasceu em Goiânia, GO, no dia 26 de setembro de 1953. É formada em Artes e Educação. Completou seus estudos em Roma, onde obteve um mestrado em Comunicação Social na Faculdade Pontifícia Salesiana (UPS). Até o Capítulo, estava à frente da Inspetoria Madre Mazzarello, de Belo Horizonte, MG, e atuava como membro do Conselho de Administração (CAD) da Rede Salesiana de Escolas. No campo específico da comunicação, atua na coordenação da ECOSBRASIL e da ECOSAM.

O Conselho Geral das FMA
Madre geral
Ir. Yvonne Reungoat

Vigária geral
Ir. Chiara Cazzuola

Comunicação Social
Ir. Maria Helena Moreira

Ecônoma
Ir. Vilma Tallone

Família Salesiana
Ir. Maria Luisa Miranda

Formação
Ir. Reboso Maria Nieves

Missões
Ir. Alaide Deretti

Pastoral Juvenil
Ir. Maria Teresa Cocco

Visitadoras
Ir. Silvia Boullousa
Ir. Marija Piche
Ir. Lucy Rose Ozhukayil
Ir. Chantal Mukase Ruzagiriza
Ir. Neves Phyllis
Ir. Paola Battagliola
Ir. Maria Assunta Inoue Sumiko

Salesiano Itajaí

VOLTAR

AVANÇAR

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil