Celebrar o aniversário de vida do próprio pai sempre é um motivo de festa e gratidão.
Em relação ao aniversariante, Dom Bosco, esta comemoração adquire um sentido e uma amplitude universais.
Se a paternidade natural oferece aos filhos e filhas uma ocasião oportuna para externar os autênticos e merecidos sentimentos de gratidão, como Família Salesiana temos inúmeras motivações humanas, espirituais e carismáticas para comemorar o bicentenário do nascimento de nosso pai e mestre.
Há três anos que estamos nos preparando e experimentando as alegrias desta festa. Contudo, a partir deste janeiro de 2015, o mundo receberá de forma criativa e mais intensa as notícias sobre este aniversário.
Em todos os continentes seus filhos, filhas, devotos e admiradores porfiam por apresentar de maneira original e carinhosa facetas desse personagem carismático que continua suscitando entusiasmo diante da vida.
Os sentimentos de festa e de gratidão nascem e se apresentam pela poderosa força espiritual imprimida por Dom Bosco aos seus filhos e filhas.
O testemunho e a palavra de Dom Bosco continuam promovendo e envolvendo pessoas na construção de uma sociedade necessitada dos valores do Evangelho.
A alegria do Evangelho relembrada pelo querido papa Francisco ecoa de forma muito natural nos ambientes salesianos: “Aqui, em nossa casa, a santidade significa estarmos sempre alegres”(Dom Bosco).
Esse legítimo clima de festa instaurado nestes anos sempre foi acompanhado por inúmeros convites feitos pelos seus sucessores para que toda a Família Salesiana voltasse a beber nas fontes carismáticas.
A melhor forma, portanto, para celebrar este aniversário de 200 anos, será vivificando a proposta educativa e evangelizadora de Dom Bosco.
Evidentemente que o presente mais desejado pelo aniversariante será que todos os jovens sejam “salvos e felizes, nesta terra e na eternidade”.
Orgulhosos pela significativa presença de Dom Bosco na sociedade, na Igreja e em cada um de nós, erguemos nossos louvores e nossa gratidão a Deus por este lindo e especial dom que recebemos.
Diretor Geral
Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti
Conselho Editorial
Pe. Gildásio Mendes (Campo Grande – MS)
Pe. Tarcízio Paulo Odelli (Porto Alegre – RS)
Ir. Cledson Martas Rodrigues (Belo Horizonte – MG)
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro – RJ)
Ir. Maria do Socorro Tabosa (Recife – PE)
Ir. Nádia Caetano (Manaus – AM)
Ir. Silvania Cássia Pereira (São Paulo – SP)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Equipe Editorial
Sandra de Angelis e Camila Santos
Secretaria
Juliana Campos
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura e Sérgio Salme
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.