O Brasil se prepara para os Jogos Olímpicos Rio – 2016, que serão realizados de 5 a 21 de agosto. Esse é o motivo desta edição especial do Boletim Salesiano, voltada para os esportes. Não se trata de falar mais do mesmo, explicando o que são as Olimpíadas. Mas sim de mostrar, com exemplos de vida, a importância dos esportes na educação salesiana. Por isso, trazemos onze entrevistas e perfis, com alunos, ex-alunos e educadores que, de alguma forma, têm a atividade esportiva e a salesianidade em suas vidas. A primeira entrevista desta edição é com a ex-aluna Fabiana Murer, atleta olímpica, campeã mundial do salto com vara. No fechamento, outra matéria com uma atleta profissional, também ex-aluna salesiana: Maria Elisa Antonelli, do vôlei de praia, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Ambas contam com carinho como os colégios salesianos influenciaram escolhas, projetos e formas de encarar a vida, na vitória e na derrota.
Entre os depoimentos de educadores salesianos que traz esta edição, há testemunhos de superação, perseverança e muito amor à educação e aos esportes. São pessoas como a professora de Educação Física e salesiana cooperadora Edilene Batista de Andrade, que estará na equipe de arbitragem do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos; e o professor Tiago Siqueira Rangel, treinador chefe da Seleção Brasileira Unificada de Futebol das Olimpíadas Especiais (Special Olympics Brasil): exemplos de que dificuldades podem ser superadas com amor e dedicação.
Para o professor de Ensino Religioso Leandro Garcia Neto, a realização das Olimpíadas no Brasil era um sonho de infância, e ele vai participar como voluntário desse momento tão importante. Já Flávio Peixoto Luna, ex-aluno do Colégio Salesiano Alberto Monteiro de Carvalho, RJ, hoje é instrutor de Educação Física em um projeto sócioesportivo realizado pela mesma escola.
Conheça também as histórias de alguns dos alunos salesianos que são destaque nos esportes. Como Eduarda dos Santos, que é maratonista de natação, em Salvador, BA, e uma das condutoras da tocha olímpica na capital baiana; Gabriela Machado, talento na ginástica de trampolim; e Maria Taba, campeã brasileira de judô.
Cinco alunos do Colégio Salesiano Sagrado Coração, no Recife, PE, campeões de natação em diversas modalidades, foram pré-convocados para as Olimpíadas 2020. E a aluna Jéssika Azevedo, atleta paralímpica de bocha, foi condutora da tocha paralímpica no Rio Grande do Norte.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Cledson Martas Rodrigues (Vitória - ES)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
Jakeline Lira (Recife – PE)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Equipe Editorial
Sandra de Angelis e Camila Santos
Secretaria
Juliana Campos
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura e Sérgio Salme
Foto editorial
Imagem criada com uso de IA/ Tarcizio Odelli
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.