Em 12 de setembro de 2019, o Papa Francisco lançou a iniciativa do Pacto Educativo Global como uma ação conjunta “para reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e de compreensão mútua”. A proposta é a união de todos em torno da educação, para que as gerações mais jovens possam ser protagonistas na cultura do diálogo e na consolidação de uma humanidade mais fraterna.
Para implementar essa proposta, o Papa Francisco convida “as famílias, as comunidades, as escolas, as universidades, as instituições, as religiões, os governantes, os homens e as mulheres da cultura, da ciência, do esporte, os artistas, os profissionais da mídia, toda a humanidade” a firmarem sete compromissos com o Pacto Educativo Global.
Os compromissos estão no Vademecum do Pacto Educativo Global, publicado pela Congregação para a Educação Católica e disponibilizado em português pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Veja quais são eles: