CF-2022 – Pacto Educativo Global

istock / Liderina

Sete compromissos com o Pacto Educativo Global

Com informações: Congregação para a Educação Católica
O Texto-base da Campanha da Fraternidade 2022 cita como referência, em vários pontos, o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. Conheça mais sobre os compromissos propostos pelo Pacto em favor da educação.

Em 12 de setembro de 2019, o Papa Francisco lançou a iniciativa do Pacto Educativo Global como uma ação conjunta “para reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e de compreensão mútua”. A proposta é a união de todos em torno da educação, para que as gerações mais jovens possam ser protagonistas na cultura do diálogo e na consolidação de uma humanidade mais fraterna.

Para implementar essa proposta, o Papa Francisco convida “as famílias, as comunidades, as escolas, as universidades, as instituições, as religiões, os governantes, os homens e as mulheres da cultura, da ciência, do esporte, os artistas, os profissionais da mídia, toda a humanidade” a firmarem sete compromissos com o Pacto Educativo Global.

Os compromissos estão no Vademecum do Pacto Educativo Global, publicado pela Congregação para a Educação Católica e disponibilizado em português pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Veja quais são eles:

1. Colocar a pessoa no centro

Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo, realçar a sua especificidade e a sua capacidade de estar relacionado com os outros, contra a cultura do descartável.

istock / Carlos Barquero Perez
istock / monkeybusinessimages

2. Ouvir as gerações mais novas

Escutar a voz das crianças, dos adolescentes e jovens para juntos construir um futuro de justiça e de paz, uma vida digna para cada pessoa.

istock / Alessandro Biascioli

3. Promover a mulher

Favorecer a participação plena das meninas e das jovens na educação.

istock / Ridofranz

4. Responsabilizar a família

Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador.

istock / Wavebreakmedia

5. Se abrir à acolhida

Educar e educar-nos à acolhida, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados.

istock / Ridofranz

6. Renovar a economia e a política

Estudar novas formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, ao serviço do homem e de toda a família humana na perspectiva de uma ecologia integral.

istock / rawpixel

7. Cuidar da casa comum

Cuidar e cultivar a nossa casa comum, protegendo os seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e visando energias renováveis e respeitosas do meio ambiente.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil