“Fala com sabedoria, ensina com amor”: este é o lema da Campanha da Fraternidade deste ano que o Boletim Salesiano apresenta para os seus leitores. Nossa Família Salesiana nasceu, poderíamos assim dizer, para a educação dos jovens mais pobres e necessitados. Nestas páginas o leitor poderá observar que existem muitas Congregações religiosas que trabalham com a educação. Mas Dom Bosco teve o cuidado não somente de evangelizar os jovens, mas de educá-los, e por isso se preocupou com a sua formação integral, por meio de uma “fórmula”: evangelizar educando e educar evangelizando! E tudo isso feito com muita bondade e doçura de coração.
Também estamos celebrando o ano do 4º centenário da morte de São Francisco de Sales. A espiritualidade salesiana, que tem suas raízes nele, é chamada de “espiritualidade do amor”. Iniciaremos neste mês a tratar deste assunto e o leitor poderá acompanhar, ao longo do ano, várias facetas dessa espiritualidade. Esse tema casa bem com o lema da CF, pois nossa missão salesiana está alicerçada e centrada no essencial: no amor! Um amor que é ativo, porque é movimento e ímpeto do coração, isto é, um amor como viveram São Francisco de Sales, Dom Bosco, Madre Mazzarello e demais santos da nossa Família. Por isso, para Sales, a alma de todo apostolado – e, diríamos nós, de toda a educação – é querer o bem de quem se ama, porque tem como objeto a glória de Deus.
Segundo o Reitor-Mor, em seu artigo neste Boletim Salesiano, “não podemos imaginar uma presença salesiana no mundo, uma presença das Filhas de Maria Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco e dos atuais 32 grupos que constituem a Família Salesiana de Dom Bosco, que não tenha a caraterística da bondade como elemento distintivo”.
Para a construção de um mundo mais justo e fraterno, precisamos refletir continuadamente, à luz da fé, sobre a educação. Pois, como diz o texto da Campanha da Fraternidade, “a educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade”.
São João nos lembra que “no amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme, não chegou à perfeição do amor”. Dom Bosco, inspirando-se nessas palavras, construiu um “modo salesiano” de educar a juventude, através do seu Sistema Preventivo, baseado na razão, na religião e no amor manifestado (amorevolezza). Em 2022, o “tudo por amor, nada por força” adquire um valor todo especial, que daremos ao nosso modo de educar e de estar entre a juventude.
Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil