Experiências

Gratidão ao Instituto Maria Auxiliadora de Alto Araguaia

Ir. Gilda Barros Rodrigues, FMA
Em um texto poético, a gratidão das Filhas de Maria Auxiliadora pelos 95 anos do Instituto Maria Auxiliadora de Alto Araguaia, MT.

No Livro dos Salmos rezamos: “Bendize minha alma o Senhor, tudo o que há em mim, bendiga o seu santo nome. Bendize minha alma o Senhor e jamais te esqueças de todos os seus benefícios!” (Salmo 102,1-2). Assim, quero manifestar a minha gratidão ao Instituto Maria Auxiliadora de Alto Araguaia, MT.

Parabéns, colégio querido, pelo seu aniversário. Você nasceu em 3 de dezembro de 1927, portanto, são 95 anos de existência. Estamos felizes, pois foram e são anos de serviço em defesa e promoção da vida de centenas e mais centenas de crianças, adolescentes e jovens. Enfim, de todo povo de Deus das terras de Mato Grosso, Goiás e outras mais deste imenso Brasil.

Quero parabenizá-lo. Você faz parte da minha vida e família, desde a nossa mais tenra idade. Veja o que eu quero lhe dizer neste ano jubilar.

Foi neste recinto sagrado que, depois de minha família biológica, aprendi a caminhar pelas estradas deste mundo; foi naquelas humildes salinhas de aula, capela do Santíssimo Sacramento e de nossos santos salesianos; foi à sombra da gigantesca mangueira e deste pátio acolhedor, que descobri o chamado de Deus para uma missão especial – a Vocação Salesiana.

Sim, sua simplicidade e pobreza falaram profundamente ao meu coração. As suas varandas não tinham nem sequer cerâmica, apenas o tijolinho branco, próprio da região. O pátio, onde a meninada brincava na terra pura, mas trazia uma alegria imensa para as internas e externas que aqui estudavam; foi pelo testemunho alegre e feliz das Irmãs, todas já na eternidade.

Sim, foi por este testemunho de vida autêntica que eu e minha família aprendemos a trabalhar com garra e dedicação em favor dos mais pobres e desfavorecidos; sim, foi neste lugar tão abençoado que aperfeiçoamos os nossos conhecimentos de cultivar a gratidão a Deus, às pessoas, à Casa Comum - à natureza e, também tudo aquilo que nossos pais já haviam nos ensinado.

Sigamos em frente, com garra e esperança, construindo outra história mais bonita ainda.

Sou imensamente grata a Deus por me conceder três etapas de minha existência aqui neste colégio.

- A minha família morava em Santa Rita, GO, e posteriormente em Alto Araguaia, MT, no Bairro Gabiroba, onde vivemos a nossa infância. Eu e minhas irmãs estudamos aqui no Instituto Maria Auxiliadora até o 4º ano, antes de ingressarmos na vida religiosa consagrada. Meus irmãos iniciaram o estudo no Colégio Salesiano Padre Carletti.

- Depois, tive seis anos de trabalho intenso, como diretora do Instituto e da Escola Estadual e do internato para as meninas, onde permaneci de 1984 a 1990. Tudo guardo, com o maior carinho, na memória do coração. Jamais poderei me esquecer das internas, de todos os educadores e funcionários sempre solícitos, corajosos e queridos. Juntos pudemos construir tudo o que há de melhor para o Reino de Jesus Cristo neste nosso pedacinho de chão. Sim, foi um grupo maravilhoso, pois tivemos que aprender a enfrentar os desafios encontrados após a perda de nossa Irmã Carmelita Vilela, em pleno ano letivo.

- E a terceira etapa: para aqui fui destinada com alegria em 2021.

Você querido Colégio, ajudou e continua ajudando a formar centenas de “bons cristãos e honestos cidadãos”, segundo a pedagogia de Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello. Parabéns pelos seus 95 anos de existência.

Parabéns, Irmãs Salesianas – Filhas de Maria Auxiliadora – que assumiram e continuam esta missão de construir uma realidade mais justa e fraterna, segundo o coração de Deus.

Parabéns, nossos educadores, formadores de novas gerações. Sem vocês, nós, Irmãs Salesianas, não teríamos construído essa história tão rica de saberes.

Parabéns, crianças, adolescentes e jovens, vocês marcam presença agora e no futuro de Alto Araguaia. Vocês são a “pupila” de nossos olhos.

Sigamos em frente, com garra e esperança, construindo outra história mais bonita ainda.

Noventa e cinco anos de presença educativa

Em 3 de dezembro de 1927, chegaram a Alto Araguaia, MT, as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas: Marta Cerutti, Maria de Abreu, Assunta Fabbri, Joaninha Priuli. O objetivo era dedicar-se à educação das meninas da região, que ainda não era um município; este só foi criado em 1938.

O Instituto Maria Auxiliadora funcionou inicialmente como escola particular em regime de internato e externato. Em 29 de março de 1974, passou a ser uma instituição pública de ensino, a Escola Estadual Maria Auxiliadora, gerida em parceria pelas Irmãs Salesianas e o Estado de Mato Grosso. Atualmente, o colégio atende o Ensino Fundamental, no regime ciclado, conforme determina o sistema de ensino do Estado.

Por ser uma instituição de ensino de tradição na cidade, a escola é referência para toda a população de Alto Araguaia, que a abraça com carinho, reconhecimento e gratidão.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil