Ação Social

Educação, apoio e solidariedade para os jovens

Texto: Redação Boletim Salesiano / Imagens: Arquivo MOSB – Museu da Obra Salesiana no Brasil
Das escolas profissionais à solidariedade com os mais necessitados em tempos de crise, as páginas do Boletim Salesiano são o retrato da importância da ação social salesiana no Brasil.

Dom Bosco viveu em um tempo de grandes transformações econômicas, políticas e sociais. No final do século XIX e início do século XX, essas mudanças eram sentidas muitas vezes de forma cruel pela população.

Com o seu Sistema Preventivo e a configuração do Oratório ao estilo salesiano, Dom Bosco respondeu aos desafios sociais daquele tempo. Ele possibilitou às crianças e jovens pobres de então uma formação integral, o aprendizado de ofícios que lhes permitiam depois se posicionar em melhores condições para viverem dignamente, além de um ambiente familiar e seguro no qual podiam se desenvolver plenamente..

A proposta social de Dom Bosco, pautada no cuidado especial com os jovens mais carentes e suas famílias, se expandiu pelo mundo. No Brasil não foi diferente, o que pode ser acompanhado pelo Boletim Salesiano.

As Escolas Profissionais Salesianas de Niterói, ligadas ao Colégio Santa Rosa (primeira casa salesiana no país) foram iniciadas em 1885, com cursos de tipografia, encadernação, alfaiataria, sapataria e carpintaria. Pouco depois, no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, também fizeram história as oficinas, especialmente a de tipografia.

Desde as primeiras edições do BS em língua portuguesa, o ensino profissional foi tratado com o destaque merecido. As matérias – e fotos! – sobre os cursos profissionalizantes e a formação dos jovens para o trabalho acompanharam o desenvolvimento das atividades salesianas nessa área da educação.

O Oratório Festivo de Dom Bosco é a grande expressão da Família Salesiana, é casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que forma para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem em alegria. Portanto, é o escopo do carisma salesiano, parte fundamental do projeto educacional elaborado por Dom Bosco. Foi propagado pela Família Salesiana em todo o mundo e também foi incentivado pelo Boletim Salesiano no Brasil.

A dimensão da ação social salesiana cresceu muito no Brasil ao longo dos anos, seguida de perto pelas reportagens e pelos artigos do BS. As obras sociais salesianas espalhadas por todo o território nacional consolidaram uma atuação conjunta por meio da criação, em 2014, da Rede Salesiana Brasil de Ação Social.

Atualmente
, a presença salesiana junto a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social envolve mais de uma centena de obras, com projetos voltados para a promoção da vida e dos direitos fundamentais dessa parcela da população. Além dos cursos profissionalizantes acima citados, essas instituições oferecem: oficinas culturais, de artes e música; atividades esportivas; acompanhamento pedagógico; acolhimento; acompanhamento de jovens em medidas socioeducativas, entre outras ações.

Por meio das obras sociais salesianas, centenas de crianças, adolescentes e jovens, bem como suas famílias, também encontram apoio para uma alimentação adequada e cuidados de saúde física e emocional.

O Boletim Salesiano deixa muito evidente ainda o importante papel que cumprem as instituições sociais salesianas junto às populações mais carentes em momentos de crise, como aconteceu recentemente com a emergência econômica decorrente da pandemia da Covid-19.

© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil