Em 1988, quando se celebrava o centenário de morte de São João Bosco, o Papa João Paulo II o proclamou “Pai e Mestre da Juventude”. Um reconhecimento do quanto Dom Bosco e a Família Salesiana por ele criada se dedicaram aos jovens.
Essa atenção aos jovens “no estilo salesiano” tem um traço bem especial: o protagonismo juvenil. Dom Bosco indicava aos educadores salesianos a necessidade da presença educativa, de acompanhar os jovens em seus ambientes. Também dava grande valor ao associacionismo juvenil, que deveria ser incentivado e promovido pelos educadores, mas como iniciativa dos próprios jovens. Ele demonstrava, assim como os que seguiram seus ensinamentos, uma enorme confiança na juventude e em sua capacidade transformadora da realidade.
O Boletim Salesiano confirma essa diretriz de caminhar com os jovens em suas iniciativas. Isso é visível nos inúmeros artigos e reportagens referentes à juventude, seus anseios e preocupações, suas dificuldades e propostas de superação.
Podemos ver nas páginas do Boletim Salesiano Brasil também o grande número de matérias sobre a organização da juventude salesiana e suas realizações. Um exemplo é o destaque dado ao Movimento Juvenil Salesiano, que no Brasil recebeu o nome de Articulação da Juventude Salesiana. A AJS nasceu oficialmente no país em 1996, quando houve um primeiro encontro nacional em São Paulo. Em outubro de 2003, já consolidada em todo o Brasil, a AJS realizou seu primeiro congresso nacional.
Outro exemplo está nas romarias da juventude, atividades de voluntariado juvenil e outras atividades realizadas pelos jovens salesianos.
Também fazem parte do destaque dado no Boletim Salesiano às iniciativas juvenis as matérias sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, em especial a JMJ Rio 2013.
Abertura da JMJ 2013
Fórum Mundial da Juventude Salesiana
Chegada do Papa Francisco em Copacabana
Fala aí: quem foi, comenta!