Juventude

Jovens salesianos engajados nas missões e colônias de férias

Com informações: Equipes de Comunicação das Inspetorias Salesianas
Em janeiro, jovens das presenças salesianas nas várias regiões do país participaram ativamente das missões juvenis e das colônias de férias salesianas como voluntários.

Em janeiro, jovens das presenças salesianas nas várias regiões do Brasil transformaram o período das férias escolares em momentos de aprofundamento da espiritualidade e dedicação ao próximo. Seja nas missões juvenis ou como voluntários nas colônias de férias salesianas, eles e elas seguiram os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello e foram, entre outros jovens, sementes de fé e de esperança. Veja a seguir alguns exemplos.

GIAM 2023
Entre os dias 9 e 20 de janeiro, a cidade de Silvânia, GO, acolheu os jovens das inspetorias salesianas para o projeto Grupo Interinspetorial de Animação Missionária (GIAM) 2023. O objetivo dessa iniciativa foi proporcionar às juventudes vivências missionárias e aproximação das tradições culturais da região. Participam os jovens das inspetorias: São João Bosco (Belo Horizonte), São Pio X (Porto Alegre), São Domingos Sávio (Manaus), Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo) e São Luiz Gonzaga (Recife).

As atividades do projeto foram iniciadas em 6 de janeiro, em Brasília, DF. Os primeiros dias foram marcados por momentos de acolhimento, interação entre as inspetorias, passeio turístico pela cidade, além de celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos formativos - que fortaleceram o sentido e o objetivo da missão.

No dia 9 de janeiro, os missionários foram divididos e enviados para as visitas missionárias às famílias das mais de 30 comunidades da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim em Silvânia, GO.

Confira os testemunhos dos participantes do GIAM 2023

Projeto Missionário Juvenil
O Projeto Missionário Juvenil (PMJ) 2023 alcançou mais de 1,5 mil famílias, que foram visitadas durante os dias 15 e 21 de janeiro. A experiência salesiana de voluntariado missionário envolveu 70 pessoas, entre jovens, formandos e Salesianos da Inspetoria São Pio X. As missões foram realizadas na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, PR; Paróquia Nossa Senhora da Luz das Cacimbinhas, em Pinheiro Machado, RS; e na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Mirim Doce, SC.

Além das visitas nas casas, com a benção das famílias, o PJM levou o carisma salesiano com a realização de oratórios para as crianças e os adolescentes. “É um momento de expansão do carisma por meio das visitas, dos oratórios e das celebrações. É também um momento de vivência do carisma salesiano”, avalia o padre Leandro Pinheiro, SDB, que acompanhou o projeto no Rio Grande do Sul.

Stephany Rodrigues, jovem de Guarapuava que viveu a experiência missionária no Paraná, afirma que os projetos missionários são as melhores coisas da sua vida: “Eu sempre aprendo a ter mais gratidão... visitamos as casas das pessoas e isso toca tanto a gente, faz a gente pensar sobre a própria vida”.

De 11 a 14 de janeiro, foi realizada a Colônia de Férias na Igreja Dom Bosco, no bairro do Bongi, em Recife, PE.

Colônias de Férias
As Colônias de Férias realizadas em janeiro já são tradicionais em todo o Nordeste salesiano. Por meio das atividades organizadas pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e Pastoral Juvenil Salesiana, com o apoio voluntário de jovens das paróquias atendidas, centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social desfrutam de momentos de lazer, formação e espiritualidade.

Entre os exemplos de 2023, está o evento realizado de 8 a 14 de janeiro na Paróquia da Piedade, em Fortaleza, CE, em que participaram cerca de 100 crianças diariamente. Divididas em equipes identificadas pelos nomes de santos e bem-aventurados salesianos, as crianças participaram de oficinas de dança, violão, culinária, maquiagem, pintura em gesso e massinha caseira. A Colônia de Férias contou com a participação dos agentes de pastorais e jovens da Paróquia da Piedade, além dos formandos salesianos, aspirantes e pré-noviços.

De 11 a 14 de janeiro, foi realizada a Colônia de Férias na Igreja Dom Bosco, no bairro do Bongi, em Recife, PE. As atividades da colônia foram conduzidas pelos jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A colônia atendeu cerca de 170 crianças das regiões de Bongi, San Martin, Vietnã e Prado.

Já em Maceió, AL, cerca de 130 crianças, com idades de 5 a 14 anos, participaram de 14 a 22 de janeiro da Colônia de Férias na Casa Dom Bosco. As atividades foram integralmente organizadas pelo Grupo Jovem São Miguel Arcanjo, com o apoio do Grupo Jovem Ponto de Partida, que fazem parte da Articulação da Juventude Salesiana (AJS).

Parcerias
A colônia de férias no Centro Missionário Salesiano (CMS), em São Gabriel da Cachoeira, AM, foi realizada de 16 a 20 de janeiro e reuniu, aproximadamente, 400 pessoas. A temática norteadora foi: “Como fermento na família humana hoje”, em alusão à Estreia 2023.

O CMS contou com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude-SEMJEL, SEMAS, CRAS, Selo Unicef, FUNAI, Salesianos Cooperadores e comerciantes locais, além de lideranças paroquiais e das comunidades Mazzarello e São José que prestaram serviços como monitores, num total de 30 voluntários.

Na região Sudeste, um dos destaques foi a Colônia de Férias do Centro Juvenil São Domingos Sávio de Pará de Minas, MG, que aconteceu entre os dias 16 a 27 de janeiro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, o Centro Juvenil contou com a participação de crianças e adolescentes do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF). Educadores, jovens voluntários e pré-noviços salesianos animaram a Colônia de Férias durante as duas semanas de execução do projeto.

Nas missões indígenas
Um grupo de 41 jovens, acadêmicos de medicina e médicos da UNILUS – Faculdade de Ciências Médicas de Santos, chegou, no dia 13 de janeiro, às missões indígenas dos salesianos em Sangradouro e Meruri, em Mato Grosso, para realizar a 14ª expedição do PAAPI (Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas).

O PAAPI é um projeto acadêmico criado e realizado por alunos do curso de Medicina da FCMS desde 2009. Os participantes fazem a visita às casas das comunidades e organizam um “postinho” com medicações e atendimento de saúde à população indígena Xavante, em Sangradouro, e Boe-bororo, em Meruri.

Durante a permanência nas aldeias, realizam atividades de recreação e brincadeiras com as crianças, no estilo dos oratórios salesianos, e participam das missas e momentos de oração. Os voluntários do projeto também se envolvem com a cultura e as tradições dos povos indígenas, como a ‘corrida do buriti’, uma tradição xavante em que dois grupos masculinos correm 10 quilômetros carregando uma tora de buriti nos ombros de um por um dos integrantes de cada grupo. Ao final, todos dançam.

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil