Desde 2012, logo que o Boletim Salesiano entrou no Facebook, os seguidores do BS nas redes sociais recebem diariamente o “Bom Dia”: são posts com ensinamentos de Dom Bosco, Madre Mazzarello, São Francisco de Sales e do Papa Francisco, acompanhados de uma imagem representativa.
A proposta inicial era levar o tradicional “bom dia” ou “boa noite” de Dom Bosco, realizado nas escolas e obras sociais salesianas, para o mundo digital. Com o tempo, essa proposta de evangelização nos novos pátios digitais foi crescendo e, atualmente, o “Bom Dia” do Boletim Salesiano é publicado também nas páginas do BS no Instagram e no Twitter, levando mensagens de espiritualidade salesiana para milhares de seguidores diariamente.
A social media Isabel Barros, responsável pelo “Bom Dia” desde o início do projeto, conta que nesses mais de dez anos de publicação diária, os posts só deixaram de ser publicados com regularidade uma vez: “Isso nos fez perceber uma reação do público, que já estava acostumado e sentiu sua falta. A partir daí, não paramos mais. Continuamos de segunda a sexta-feira com nossos posts e, há cerca de um ano, publicamos também, eventualmente, o ‘Bom Dia’ em forma de vídeo”.
Como é produzido o “Bom Dia”?
As frases de Dom Bosco são retiradas de suas Memórias Biográficas e as de Madre Mazzarello de livros e cartas publicadas. As frases de São Francisco de Sales vêm de uma coletânea feita pelo diretor do Boletim Salesiano, padre Tarcízio Odelli, estudioso dos escritos do santo inspirador de Dom Bosco para formar a Família Salesiana. Já os ensinamentos do Papa Francisco, que começaram a ser publicados mais recentemente, são retirados de sua própria conta no Twitter.
“A escolha das frases é feita considerando acontecimentos do momento e os períodos do ano, como Natal e Páscoa, por exemplo, sempre pedindo antes uma inspiração de Dom Bosco para que seja publicado o que ele gostaria naquela semana. A partir daí é feita uma busca, em bancos de imagens, de fotos que concordem com a frase, trazendo o pensamento para a atualidade e para o dia-a-dia de pessoas comuns”, explica Isabel.
Isabel afirma que sua inspiração em Dom Bosco vem do fato de ele ter sido um santo de atitudes e ensinamentos práticos, de uma santidade cotidiana e alegre que independe da idade daqueles a quem se dirigia.
“Em todos esses anos, foram inúmeros os depoimentos que tivemos de que a frase de determinado dia era o que uma pessoa precisava ouvir naquele momento, ou uma forma de dar ânimo ou conforto para alguém. Essa é minha maior recompensa por esse trabalho feito com tanto amor e carinho”, completa ela.