Notícias Comunicação

Comunicadores das rádios salesianas do Nordeste participam de encontro

A manhã de 11 de março foi marcada pela alegria, pois comunicadores das rádios salesianas do Nordeste se reuniram para debater, partilhar experiências e contribuições, com foco no futuro.

O encontro começou com um momento de oração, seguido das boas-vindas com o padre João Carlos Ribeiro, delegado para a Comunicação Social da Inspetoria Salesiana do Recife (BRE). Com base no último encontro presencial, realizado em 2022, em Juazeiro, CE, os representantes indicaram as ações realizadas em cada emissora, a partir dos compromissos então firmados, entre esses: continuar com transmissões conjuntas, possibilitar a retransmissão por rádios comunitárias e realizar projeto de oficinas de comunicação nas escolas.

“O encontro foi oportuno para revelar ou partilhar experiências já bem-sucedidas a partir do que fora proposto nas reuniões anteriores”, afirmou Wilson Firmo, diretor da Rádio Amanhecer.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Programa sobre a JMJ 2023 começa a ser exibido na TV Canção Nova

O maior evento da juventude católica está chegando. Faltam menos de cinco meses para a 37ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto. Jovens de várias partes do mundo já se preparam para estar presentes neste evento, que contará com a participação do Papa Francisco.

Pensando em trazer as informações sobre a JMJ e a cultura portuguesa para mais perto da juventude, a TV Canção Nova começou a exibir, aos sábados, o programa “Todos ON”. No primeiro programa, jovens portugueses apresentaram o Comitê Organizador Local (COL) – órgão executivo da organização da JMJ Lisboa 2023. Os entrevistados foram os jovens Duarte Ricciardi, secretário executivo da Fundação JMJ, e Ana Alves, diretora da equipe de Comunicação da mesma Fundação. O programa é apresentado por dois jovens portugueses, Sara de Fátima Rahemane e Francisco Seabra, que também fazem parte do COL.

A apresentação na TV Canção Nova será sempre no último sábado de cada mês até a véspera da JMJ, que ocorrerá nos dias 1 a 6 de agosto de 2023. A proposta é divulgar as várias temáticas relacionadas à preparação para este encontro mundial.

Fonte: Canção Nova

Concurso celebra a I Expedição Missionária Salesiana

Em 2025, a Congregação Salesiana celebrará um acontecimento que deu tantos frutos em favor de inúmeros jovens em todo o mundo: o 150º aniversário da I Expedição Missionária Salesiana (Turim, 11 de novembro de 1875).

Para comemorar esta importante data, estão previstas diversas iniciativas e uma delas é o concurso para a criação do logotipo para o aniversário.

Por meio de uma carta, o Setor para as Missões anunciou o tema que deverá ser traduzido em imagem: Ringraziare (Agradecer), Ripensare (Repensar), Rilanciare (Relançar).

Todas
as inspetorias podem participar com um projeto. O vencedor será escolhido pelo Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, e anunciado em dezembro de 2023.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

‘Missão Moçambique’ integra o acervo do MOSB em SP

A partir do mês de março, a mostra “Missão Moçambique: retratos de um povo que vive entre sonhos e desafios” passou a integrar o acervo do Museu da Obra Salesiana no Brasil, localizado em São Paulo.

A mostra foi lançada em novembro de 2015 no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Santa Bárbara d´Oeste. Durante oito anos, o projeto foi exposto em muitos municípios do Estado de São Paulo, compreendendo cidades da região de Campinas, Vale do Paraíba e também a capital – onde foi visitada pelo escritor moçambicano, Mia Couto, no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em 2018.

Além da itinerância, o projeto também foi tema de dissertação de mestrado, de onde nasceu o livro “Fotografia documental e Educação: contribuições teórico-práticas às relações étnico-raciais”. A mostra retrata as ações da missão salesiana, em Moçambique.

O jornalista
e autor da mostra, Anderson Junque, afirmou que esse é um sentimento de “missão cumprida”. “Depois de ter vivido todo esse processo, de ter ido até Moçambique, registrado o seu povo, ter convivido e aprendido muito com ele, eu só posso dizer que tenho comigo um sentimento de missão cumprida. Para mim é muito honroso ver o projeto no MOSB, e também um sentimento de reconhecimento da sociedade para com todos os educadores que participaram desse trabalho”, avaliou.

Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo

Comitê de Comunicação Salesiana se reúne no DF

Os animadores de Comunicação das inspetorias do Brasil dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora se reuniram em Comitê, nos dias 1, 2 e 3 de março, em Brasília, DF, no escritório da Rede Salesiana Brasil (RSB).

O encontro foi conduzido pela coordenadora nacional da comunicação salesiana, irmã Maike Loes, junto com a equipe do escritório central: a coordenadora executiva, Maria Dantas, os analistas de Comunicação, Janaína Lima e Thiago Silva; e o designer gráfico, Pedro Freitas.

A Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) foi representada pela irmã Ana Maria Gomes Cordeiro. Já as inspetorias salesianas do Brasil foram representadas por seus respectivos coordenadores de Comunicação.

O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos diretores-executivos da Rede Salesiana Brasil, irmã Silvia Aparecida da Silva e padre Nivaldo Luiz Pessinatti.

No segundo dia, a coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, irmã Maike Loes, comandou a oração inicial, na qual apresentou uma leitura coletiva baseada na Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Em seguida, as coordenadoras nacionais das Escolas e da Ação Social Salesiana, respectivamente irmã Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira fizeram uma participação remota na qual refletiram sobre a proposta de fortalecimento do trabalho em Rede.

Posteriormente, cada coordenador de Comunicação expôs como são realizados os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. O dia foi finalizado com uma palavra dos coordenadores nacionais da PJS, irmã Nádia Caetano e padre José Ricardo, seguida da celebração eucarística, com o padre João Carlos Ribeiro Rodrigues.

O terceiro e último dia do Encontro se debruçou sobre as ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) para o ano de 2023, trazendo, em especial, as ações protagonizadas pelo Comitê de Comunicação.

Nesse dia também foram apresentadas as propostas de campanha para as escolas e para as obras sociais, dando abertura para um momento de escuta das necessidades expressas localmente pelas presenças de cada inspetoria e, a partir daí, oportunizando a construção conjunta de possibilidades que possam atender às demandas expostas.

Fonte: Rede Salesiana Brasil

Lançada nova edição do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco

O Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana promove a segunda edição do “Don Bosco Global Youth Film Festival”, (Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco). O objetivo da iniciativa é reunir os jovens e, desta vez, especialmente os do meio salesiano, para que sejam portadores de uma mensagem de paz e esperança; e sejam protagonistas da mudança de que o mundo precisa.

“Depois da avaliação e do discernimento feitos no final da primeira edição do festival, optamos por tornar esta iniciativa um evento anual”, anunciou o padre Gildásio Mendes, conselheiro geral para a Comunicação Social.

Para a segunda edição, que também será apoiada pela fundação Dom Bosco no Mundo, estão previstas duas categorias de inscrição: júnior (14 a 19 anos) e sênior (20 a 25 anos),  provenientes de espaços salesianos como escolas, centros de formação profissional, institutos de ensino superior, paróquias e oratórios salesianos.

Este ano podem participar curtas-metragens (até cinco minutos) de qualquer gênero (videoclipes, documentários, comédias, filmes mudos, filmes de animação…). Será atribuído aos vencedores 100 mil euros em prêmios. Serão premiados os melhores curtas em nível global (10 prêmios de dois mil euros) e os melhores em nível regional (10 prêmios de mil euros para as sete regiões salesianas), além de 100 prêmios locais.

Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no site: https://www.dbgyff.com

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

Doutorado em Educomunicação

Ir. Márcia Koffermann, FMA da Inspetoria N.S. Aparecida (BAP), defendeu seu Doutorado em Comunicação no dia 28 de março, na Universidade de Huelva, na Espanha. Concluiu, assim, o percurso de estudos no Programa de Doutorado Interuniversitário em Comunicação das Universidades de Huelva, Sevilha, Cádiz e Málaga com a tese intitulada “EduComunicar para a formação integral na sociedade da informação: uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas”.

A tese aprofunda os estudos sobre a Educomunicação, como teoria e prática desenvolvida na América Latina e entendida como proposta de formação integral, capaz de dar respostas concretas aos desafios que a sociedade coloca diante dos processos educativos na contemporaneidade, entre os quais o impacto, nos processos educativos, do excesso de produção e circulação de informações produzidas sem critérios de verificação profissional, num fenômeno identificado como Infodemia.

Diante desse contexto, levanta-se a hipótese de que a Educomunicação, como paradigma norteador para a criação e o desenvolvimento de ecossistemas comunicativos que favoreçam o diálogo e o protagonismo dos sujeitos educativos, represente uma resposta eficaz aos processos formativos que consideram a integralidade e a multidimensionalidade da pessoa e o desenvolvimento solidário da comunidade, empenhada no bem-estar coletivo.

A Comissão Examinadora conferiu à Ir. Márcia Koffermann o título de Doutorado, com a máxima qualificação “Excelente com Louvor” e com “Menção Internacional”.

Fonte: Portal das FMA

© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil