Notícias Internacionais

Índia: salesianos inauguram geladeira comunitária

Nenhuma pessoa que mora perto de uma casa salesiana deve ir para a cama com fome ou não ter o que comer durante o dia. Esse é o lema dos salesianos da Casa Don Bosco Nerul, em Navi Mumbai, Índia. Durante os recentes fechamentos causados pela pandemia, a comunidade e seus colaboradores ajudaram mais de 25 mil famílias e 10 mil migrantes internos. Atualmente, muitas dessas pessoas continuam contando com os salesianos, especialmente os migrantes, os pobres e os que estão em situação de rua.

Por isso, a Don Bosco Nerul e sua equipe empreenderam uma iniciativa única: no início da novena de Dom Bosco, dia 22 de janeiro, inauguraram uma geladeira comunitária. Qualquer pessoa pobre e com fome pode simplesmente abrir a geladeira e pegar o suficiente para matar sua fome imediata. Ao lado do eletrodoméstico foi colocada uma caixa onde elas também podem encontrar lanches, roupas e máscaras de proteção feitas à mão. A iniciativa, explica o padre Adolf Furtado, “é um ato de fé na Divina Providência, de acordo com o espírito de nosso fundador. Não colocamos comida na geladeira, são as pessoas do bairro que o fazem, todos os dias. O êxito desta proposta é fruto das pessoas que doam”.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

151ª Expedição Missionária Salesiana

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, presidiu a Eucaristia do envio da 151ª Expedição Missionária Salesiana em 1° de fevereiro. Devido à pandemia da Covid-19, foi realizado um "Envio Missionário Extraordinário", celebrado na capela da Sede Central Salesiana, em Roma, Itália, com apenas dois salesianos missionários presentes.

Participaram da Eucaristia a Superiora-geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), madre Yvonne Reungoat; o conselheiro para as Missões dos Salesianos, padre Alfred Maravilla; e a conselheira para as Missões FMA, irmã Alaíde Deretti; além de um pequeno grupo de representantes dos SDB e das FMA – todos seguindo os protocolos de saúde vigentes.

Durante a eucaristia, o Reitor-mor abençoou as cruzes missionárias, entregando-as aos dois salesianos missionários presentes, enquanto os outros 22, ainda em seus respectivos países, aguardam a cruz e o visto para poderem embarcar para suas terras de missão. A Madre Reungoat, por sua vez, entregou as cruzes às sete Filhas de Maria Auxiliadora desta expedição. Enquanto isso, continua o processo preparatório para a seleção dos integrantes da próxima 152ª Expedição Missionária Salesiana.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Um ano dedicado ao padre Paulo Albera

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, promulgou um ano dedicado ao padre Paulo Albera, em comemoração ao primeiro centenário de morte do segundo sucessor de Dom Bosco. Padre Albera foi Reitor-mor de 1910 até sua morte, em 29 de outubro de 1921.

O ano foi aberto durante os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, de 15 a 17 de janeiro de 2021. Entre os eventos comemorativos estão a publicação no canal YouTube da ANS de uma entrevista em vídeo com Paolo Vaschetto, SDB, especialista em história salesiana na UPS e conhecedor da obra do padre Albera; e a realização de uma exposição especial no Museu Casa Dom Bosco, em Turim, na Itália, com o título: "Paolo Albera (1845-1921): O mundo nos olhos". A exposição traz um rico material fotográfico e documental, que é resultado de minuciosa pesquisa feita no Arquivo Central Salesiano e pode ser visitada virtualmente pelo site: https://museocasadonbosco.org/.

Os diversos Boletins Salesianos de todo o mundo publicarão matérias especiais, como a série de artigos que o Boletim Salesiano Brasil inaugurou na edição digital de fevereiro e que pode ser acessada também pelo site: www.boletimsalesiano.org.br

Com informações: Agência Info Salesiana - ANS

Salesianos criam "fazenda urbana" nas Filipinas

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A Obra Salesiana Don Bosco Tondo, projeto de fazenda urbana liderado pelo padre Gaudencio Carandang Jr, recentemente ganhou manchetes nos principais meios de comunicação das Filipinas. O motivo? A grande capacidade de resposta da casa salesiana, que nesses tempos de crise causada pela pandemia da Covid-19 transformou o campo de futebol do instituto em campo de cultivo de hortaliças que beneficiam a população carente.

O projeto foi inaugurado em outubro de 2020 e traz um excelente exemplo de colaboração e trabalho em rede: seis beneficiários da reforma agrária da província de Cavite, conhecidos como "agricultores-cientistas", se ofereceram como voluntários para ensinar aos moradores- de Tondo, na periferia da capital Manila, a maneira correta de cultivar vegetais em situações urbanas. Já o Departamento de Agricultura de Cavite ofereceu formação, mudas, fertilizantes, vermífugos e outros materiais agrícolas. O maquinário utilizado foi emprestado pelo Departamento de Reforma Agrária, enquanto os Salesianos de Tondo colocaram à disposição oito mil metros quadrados de superfície, para o plantio de hortaliças em benefício das famílias e moradores dos 17 barangays (bairros) presentes no território paroquial. No domingo, 3 de janeiro, os habitantes de Tondo já puderam colher os vegetais que haviam plantado.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Títulos de Honra

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A Superiora-geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, madre Yvonne Reungoat (foto), recebeu o Título de Oficial da Legião de Honra da França. O título foi conferido à Madre Reungoat, que é cidadã francesa, pelo comprometimento e voluntariado no enfrentamento da grave crise de saúde da Covid-19 nos campos humanitário, educativo e social. A Legião de Honra é a maior homenagem estabelecida após a Revolução Francesa. Atualmente premia, em diferentes graus, os eminentes méritos conquistados no serviço à nação.

A irmã Alessandra Smerilli, FMA, também recebeu em janeiro um título honorífico, de Oficial da Ordem da Estrela da Itália. Com este reconhecimento são recompensados aqueles que conquistaram méritos na promoção das relações de amizade e colaboração entre a Itália e os outros países. A irmã Smerilli é docente de Economia da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium de Roma e conselheira da Pontifícia Comissão do Estado da Cidade do Vaticano, coordenadora da força-tarefa de Economia da Comissão do Vaticano para a Covid-19 e ocupa cargos na sociedade civil e em instituições italianas, âmbitos nos quais concretiza seu profissionalismo e competência em oferecer uma importante contribuição ao desenvolvimento do estudo da economia civil italiana.

Fonte: Portal das FMA

Breves

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Postulação
Foi publicado no início de fevereiro o Dossiê da Postulação Salesiana, que apresenta a lista e o estado atual de cada uma das 173 causas de santidade da Família Salesiana. Atualmente, são reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica 9 santos relacionados à Família Salesiana, 118 beatos, 18 veneráveis e 28 Servos de Deus.

Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital Salesiana (SDL) foi relançada no dia 24 de janeiro e exibe ao usuário seis grandes ícones: Dom Bosco, Salesianidade, Santidade Salesiana, Nível Mundial, Multimídia e Sede Central. Cada grupo proporciona acesso às coleções, cada qual com milhares de recursos, entre textos, imagens, áudio e vídeo. É possível acessar a nova SDL pelo site: http://sdl.sdb.org

Santidade salesiana 1
No dia 16 de dezembro de 2020, a Congregação para as Causas dos Santos comunicou concessão do ‘Nihil obtat’ da Santa Sé ao início do processo da causa de beatificação e canonização do Servo de Deus Luigi (Luís) Bolla (1932-2013), sacerdote salesiano e missionário entre os Shuar e Achuar do Equador e Peru.

Santidade salesiana 2
Do mesmo modo, em 13 de janeiro deste ano, foi concedido o ‘Nihil obstat’ para o início do processo da causa de beatificação e canonização da Serva de Deus Rosetta (Roseta) Marchese (1922-1984), FMA.

Dia Mundial das Comunicações
Foi publicada em 23 de janeiro a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 16 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, com o tema: “Vem e verás. Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

Catequeses do Papa
Lançado em fevereiro, o livro Curar o mundo, publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV), reúne as catequeses do Papa Francisco sobre a pandemia do coronavírus, pronunciadas durante as Audiências Gerais, realizadas de 5 de agosto a 23 de setembro de 2020.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano