Notícias Nacionais

"Mãos que servem o altar, mãos que servem os irmãos"

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Em meio à situação atual do sistema de saúde em Manaus, com a falta de equipamentos e cilindros de oxigênio, o Conselho Paroquial dos Coroinhas (Conac), da Paróquia São José-Leste, decidiu realizar um gesto solidário. A ação consiste na distribuição de lanches, refrigerantes e água mineral aos profissionais de saúde ou aqueles que estão acompanhando os pacientes internados com Covid-19, tanto na Maternidade Ana Braga quanto no Lar das Mariazinhas.

“Muitos têm passado por dificuldades financeiras, agravadas por gastos excessivos com pacientes internados. Este gesto vem como forma de amenizar a situação e, ao mesmo tempo, levar um pouco de solidariedade, tendo em vista que nossa Igreja é a maior instituição de caridade do mundo”, explicam os coroinhas sobre a iniciativa.

Fonte: Inspetoria São Domingos Sávio

Articulação da Juventude Salesiana lança nova logomarca

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A nova logomarca da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) foi lançada em 20 de dezembro, após quatro anos do início de um processo de reestruturação de bases e construção da identidade da organização. Em 2017, foi iniciado um levantamento histórico da logomarca. Após consulta feita aos jovens através das redes sociais, foi identificada a necessidade de uma atualização da logomarca que era utilizada desde 1998. “Quando pensamos na identidade da juventude, temos a percepção da imagem de Dom Bosco e Madre Mazzarello e de tudo que fizeram para despertar o protagonismo juvenil de modo a formar bons cristãos e honestos cidadãos”, afirma João Batista Dantas Junior, presidente da AJS.

Foram escolhidas cores alegres e vibrantes. O número de cores (cinco) é uma referência aos cinco pilares da espiritualidade juvenil salesiana: A Espiritualidade da Alegria e do Otimismo, a Espiritualidade de Comunhão Eclesial, a Espiritualidade da Amizade com o Senhor Jesus, a Espiritualidade do Cotidiano e a Espiritualidade de Serviço Responsável.

Os cinco pingos de tinta, cada um com a sua coloração e a sua anomalia na forma, representam as cinco regiões do Brasil em que estão presentes os grupos associados à AJS. Ao mesmo tempo em que cada pingo possui a sua diferenciação, inclusive na forma monocromática, eles conservam uma nítida semelhança entre si, uma vez que os jovens compartilham do mesmo traço carismático salesiano.

Com informações Missão Salesiana de Mato Grosso

Pintura marca os 80 anos da presença salesiana em Lins

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O UniSalesiano de Lins, no interior do Estado de São Paulo, inaugurou um painel artístico para celebrar os 80 anos de presença salesiana no município. A pintura criada pelo artista plástico cuiabano Odenis Seba tem aproximadamente quatro metros de altura e de largura, e retrata Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, dom Henrique Mourão, a Igreja Matriz de Dom Bosco e os prédios do UniSalesiano, junto com elementos da bandeira do município de Lins.

No alto, a Patrona do Centro Universitário, Nossa Senhora Auxiliadora, olha e abençoa a todos que adentram nesta presença salesiana. Dois anjos seguram seu título – Auxilium – tendo nas mãos um ramo de café e um ramo de algodão, referências ao Brasão Municipal de Lins. A presença retratada de dom Henrique César Fernandes Mourão, bispo de Cafelância, falecido em 1945, se explica por ter sido ele o autor do convite aos salesianos para iniciarem o trabalho em Lins.

Fonte: Euclides Fernandes - Missão Salesiana de Mato Grosso

Instalação canônica de comunidade salesiana

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A Paróquia São João Bosco de Caetés, em Abreu e Lima, PE, vivenciou um dos momentos mais importantes de sua caminhada. No dia 17 de janeiro, a Inspetoria Salesiana do Nordeste, por meio do inspetor, padre Nivaldo Luiz Pressenti, instalou a comunidade canônica salesiana em Caetés e deu posse ao primeiro diretor da casa, o padre Antônio Gomes, até o ano de 2024.

Desde a criação da presença salesiana em Caetés, há quase 37 anos, a comunidade religiosa era vinculada à casa inspetorial, no Recife. O pedido de criação da nova casa regular foi feito ao Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, e aprovado pela Congregação Salesiana, em novembro de 2020.

Uma missa, presidida pelo padre Pessinatti marcou o momento, que também contou com a presença dos padres Antônio Gomes e Marcos Antônio. Também estava na santa missa o irmão salesiano José Falcão, que vai compor a comunidade religiosa dos Caetés, juntamente com o padre Antônio João Neto. Os padres e o irmão salesiano terão a missão de animar e evangelizar as 17 comunidades da paróquia.

Fonte: Rhaldney Silva/Pascom Paróquia SJBC

Canção Nova completa 12 anos de admissão à Família Salesiana

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Em 21 de janeiro, a Comunidade Canção Nova celebrou 12 anos de admissão à Família Salesiana. Em 2009, a decisão foi tomada durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma, na Itália. A data é um dos marcos na história da Comunidade, após a obtenção do reconhecimento pontifício em outubro de 2008.

A Família Salesiana é formada por várias instituições e movimentos católicos que procuram seguir a espiritualidade proposta por Dom Bosco. Trata-se de grupos que partilham o mesmo espírito e ajudam a dar continuidade, de acordo com vocações distintas, à missão iniciada pelo santo.

A admissão à Família Salesiana tem um grande significado. Ainda jovem, quando sentiu seu chamado vocacional, Jonas Abib foi para um seminário salesiano. Anos mais tarde, foi em um colégio salesiano que percebeu o chamado a uma nova missão e a partir disso vieram os passos que resultaram na fundação da Comunidade Canção Nova, em 2 de fevereiro de 1978. O próprio monsenhor Jonas afirma que a Canção Nova é uma obra de Dom Bosco.

Fonte: Canção Nova

Edições CNBB traz página com aulas e materiais da CFE 2021

Ir. Márcia Koffermann, FMA

A Edições CNBB preparou uma página com links para os principais materiais da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021. No endereço https://campanhas.cnbb.org.br/pastas/cf2021 é possível conferir o videoclipe com o hino e três videoaulas sobre a CFE, acessar a página para adquirir os subsídios e preencher o formulário para baixar materiais gratuitos e receber novidades.

As videoaulas são um auxílio na preparação para animar e vivenciar a CFE nas comunidades, paróquias e dioceses. O conteúdo é apresentado pelo secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, de maneira didática favorecendo a compreensão sobre o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).

Por meio do preenchimento de um formulário, é possível também acessar outros materiais gratuitos sobre a Campanha e fazer download do cartaz da CFE 2021, além de receber conteúdos e novidades por e-mail.

Fonte: CNBB

Projetos missionários virtuais

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Os jovens dos Grupos de Animação Missionária (GAM) da Inspetoria Salesiana do Sul do Brasil realizaram o Projeto Missionário Juvenil de visita às casas, de 24 a 30 de janeiro. Neste ano, pela primeira vez, a visitação ocorreu de modo on-line, pois o projeto foi readaptado devido à pandemia da Covid-19.

Ao todo, 70 jovens das presenças salesianas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participaram do projeto, que teve como objetivo oferecer uma experiência missionária e vocacional. As famílias interessadas em receber a visita virtual se inscreveram por meio de um link. Cada atividade durou em média 40 minutos e foi realizada pelo aplicativo Google Meet. Além das visitas às famílias, os jovens participaram das missas celebradas, também com transmissão online, todas as manhãs; e de atividades de partilha e testemunhos nos finais de tarde.

Devido às medidas de segurança contra a disseminação da Covid-19, os Grupos de Ação Missionária (GAM) de Americana, SP, também adaptaram a programação das atividades. Durante cinco dias, de 11 a 15 de janeiro, foram realizadas celebrações, terços missionários, adoração ao Santíssimo Sacramento, Lectio Divina e Projeto Pessoal de Vida. A atividade oportunizou o aprofundamento formativo sobre a nova Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti, além do crescimento a partir da vivência comunitária, fraterna e evangelizadora.

Fontes: Inspetoria Salesiana São Pio X e Inspetoria Salesiana de São Paulo

Dom Bosco Gramoré doa alimentos arrecadados em parceria local

Ir. Márcia Koffermann, FMA

O Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), em Natal, RN, com o apoio da doação de alimentos do Programa Mesa Brasil do SESC/RN, distribuiu mais de 13 mil itens alimentícios para 800 famílias em situação de vulnerabilidade do Rio Grande do Norte. A ação contou com muita organização e planejamento para garantir o atendimento às medidas de segurança e prevenção impostas pela pandemia da Covid-19.

O CEDB teve as atividades presenciais do oratório diário suspensas em março de 2020. Desde então, como ocorre em outras obras sociais salesianas presentes em todo o país, vem articulando parcerias e buscando apoiadores na arrecadação e distribuição de alimentos e materiais de higiene e limpeza, além do uso das redes sociais e canais virtuais para manutenção da assistência psicossocial aos atendidos pela obra e suas famílias.

Fonte: RSB-Social com Assessoria de Comunicação - Centro Educacional Dom Bosco (CEDB)

Breves

Ir. Márcia Koffermann, FMA

Astronomia
O estudante Davi Antônio Ferreira Velloso, da 2ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé, RJ, é, mais uma vez, motivo de orgulho para a coordenação pedagógica e todo corpo docente. Davi conquistou o 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2020 (OBA 2020 Virtual).

Solidariedade
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS, diante do agravamento da situação da pandemia causada pelo novo coronavírus em Manaus, AM, destinou parte do valor arrecadado com a taxa de inscrição do vestibular UCDB 2021 para a Arquidiocese de Manaus. A iniciativa foi uma resposta à solicitação do arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, para auxiliar no enfrentamento à doença.

Internacional
Os integrantes do grupo juvenil da Obra Social São João Bosco (OSSJB), em Campinas, SP, participaram de um encontro interacional e on-line, em dezembro, com um grupo do Movimento Juvenil Salesiano Colmena, das Filhas de Maria Auxiliadora no Equador. O encontro virtual foi realizado com o objetivo de que os jovens pudessem partilhar as diferentes culturas e desafios vividos, nos dois países, diante da situação da pandemia da Covid-19.

Natação
Artur Vilela de Queiroz, aluno do Ensino Médio do Colégio Salesiano Recife, PE, foi destaque no Troféu Reinaldo Malta de Natação. A competição ocorreu em Maceió, AL, e reuniu cerca de 430 nadadores de 36 clubes, distribuídos em 13 estados. Na categoria infantil, Artur é campeão brasileiro dos 200m peito e recordista brasileiro dos 50m peito.

Noviciado 1
A abertura do novo período de noviciado salesiano no Curatorium Sagrado Coração de Jesus, em Barbacena, MG, ocorreu no dia 31 de janeiro. Na mesma ocasião, foi realizada a posse do novo mestre de noviços, padre Sedney Manja. Estiveram presentes os inspetores, padre Ricardo Carlos, da Missão Salesiana de Mato Grosso; padre João Mendonça Filho, representando o inspetor de Manaus, e o padre Natale Vitalli Forti, da Inspetoria São João Bosco.

Noviciado 2
Começou oficialmente em 2 de fevereiro, o noviciado em Curitiba, PR, para os formandos das inspetorias do Nordeste, São Paulo e Sul. A turma é formada por 14 jovens, sob a orientação do mestre de noviços, padre Cássio Rodrigo de Oliveira, SDB. A celebração de abertura foi presidida pelo padre Gilson Marcos da Silva, SDB, inspetor da Inspetoria São Pio X. Os noviços receberam o livro O Projeto de Vida dos Salesianos de Dom Bosco como sinal de aprofundamento no carisma salesiano.

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano