Evangelho

istock: TonyBaggett

Um estranho no caminho

A parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de Lucas, é a inspiração do Papa Francisco para propor as linhas de ação da encíclica “Fratelli tutti”.

Após traçar o contexto da sociedade atual, o Papa Francisco dedica um capítulo da encíclica “Fratelli tutti” à passagem do Evangelho de Lucas, na qual é narrada a parábola do Bom Samaritano. O Santo Padre afirma: “Com a intenção de procurar uma luz no meio do que estamos vivendo e antes de propor algumas linhas de ação, quero dedicar um capítulo a uma parábola narrada por Jesus Cristo há dois mil anos. Com efeito, apesar desta encíclica se dirigir a todas as pessoas de boa vontade, independentemente das suas convicções religiosas, a parábola em questão é expressa de tal maneira que qualquer um de nós pode deixar-se interpelar por ela” [56].

O Papa faz o resgate histórico do significado da parábola, apontando que, na tradição judaica, “amar ao próximo como a si mesmo” se restringia àqueles que compartilhavam da mesma fé. Entretanto, na passagem narrada por Jesus ao doutor da Lei, esse preceito ganha um novo enfoque, estendendo a caridade e a compaixão a todos que estão a nossa volta.

istock: TonyBaggett
Assim, já não digo que tenho ‘próximos’ a quem devo ajudar, mas que me sinto chamado a tornar-me eu um próximo dos outros” [81].

Conforme afirma o Papa Francisco, “esta parábola é um ícone iluminador, capaz de manifestar a opção fundamental que precisamos tomar para reconstruir este mundo. Diante de tanta dor, à vista de tantas feridas, a única via de saída é ser como o bom samaritano. Qualquer outra opção nos deixa ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada. A parábola mostra-nos as iniciativas com que se pode refazer uma comunidade a partir de homens e mulheres que assumem como própria a fragilidade dos outros, não deixam constituir-se uma sociedade de exclusão, mas fazem-se próximos, levantam e reabilitam o caído, para que o bem seja comum” [57].

É a partir da parábola do Bom Samaritano que o Pontífice chama cada um de nós a assumir a responsabilidade pela construção de uma nova realidade: “A proposta é fazer-se presente a quem precisa de ajuda, independentemente de fazer parte ou não do próprio círculo de pertença [...] Por outras palavras, desafia-nos a deixar de lado toda a diferença e, em presença do sofrimento, fazer-nos vizinhos a quem quer que seja. Assim, já não digo que tenho ‘próximos’ a quem devo ajudar, mas que me sinto chamado a tornar-me eu um próximo dos outros” [81].

Para aprofundar a leitura da parábola do Bom Samaritano e a relação desta com o carisma e com a missão da Família Salesiana criada por Dom Bosco, sugerimos a seguir dois artigos do Boletim Salesiano.

Ação social: Todos irmãos!
“Esse é o título da última carta encíclica com a qual o Papa Francisco presenteou os cristãos e todas as pessoas de boa vontade no término de um ano difícil, como foi aquele que será lembrado pela pandemia da Covid-19, que atingiu o mundo todo”, afirma o Padre Agnaldo Soares Lima, SDB.
Clique aqui e leia mais!
Nos caminhos da vida!
Padre Tarcizio Odelli, SDB, explica: “Durante a sua vida pública, relatada pelo evangelista Lucas, Jesus fez com seus discípulos uma caminhada para Jerusalém, onde ele, pedagogicamente, os foi preparando para serem testemunhas do Reino depois de sua partida deste mundo. É dentro deste contexto que nasce a Parábola do Bom Samaritano”.
Clique aqui e leia mais!
© 2021 Copyright: Boletim Salesiano