Notícias Internacionais

Apresentado o tema da Estreia 2022

O Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, anunciou em 23 de julho o tema da Estreia 2022, ou seja, o tema que vai orientar durante o próximo ano todas as reflexões e as ações das escolas, obras sociais e presenças salesianas no mundo. Para 2022, o tema escolhido é “Fazei tudo por amor, nada por força”, uma frase de São Francisco de Sales. Isso porque no ano que vem será celebrado o quarto centenário da morte desse santo, que é o patrono e inspirador da Família Salesiana criada por Dom Bosco.

Quando iniciou seu amplo movimento em favor da juventude, Dom Bosco definiu o seu estilo educativo e evangelizador tendo a espiritualidade de São Francisco de Sales como modelo – por isso o nome de Salesianos. Essa espiritualidade é marcada pela confiança na Providência Divina e pelo amor.

Ao comentar o tema da Estreia, o padre Ángel Artime destaca que Dom Bosco se inspirou em Francisco de Sales porque era um verdadeiro pastor, um mestre de caridade e um trabalhador incansável pela salvação das almas. São Francisco de Sales também foi um grande comunicador, e é o padroeiro dos jornalistas. Esse carisma da comunicação no diálogo, respeito e amor ao próximo são outros ensinamentos de Francisco de Sales que serão trabalhados pela Estreia 2022.

Com informações: Agência Info Salesiana - ANS

Uma canção para celebrar a esperança

Foi lançado em 16 de agosto, 206° aniversário de Dom Bosco, o clipe da canção “Rise and Shine”. Composta pelo padre Gildásio Mendes, conselheiro geral dos Salesianos para a Comunicação Social, a canção fala sobre Dom Bosco caminhando com os jovens rumo a um futuro de esperança.

“Rise and Shine” faz parte de um CD duplo, realizado há alguns anos no Brasil, produzido pela Rede Salesiana Brasil (RSB), sob a direção do padre Gildásio Mendes e com arranjos do maestro Antônio Karan. Os jovens intérpretes que participam do vídeo fazem parte do grupo musical Cantores de Deus; já a produção artística é de Euclides Brites, delegado de Comunicação Social da Missão Salesiana de Campo Grande.

O vídeo apresenta jovens de todo o mundo caminhando juntos, fazendo parte da história e do amor de Dom Bosco. No final, aparecem o Papa Francisco e o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime. As imagens do Santo Padre são relativas à Jornada Mundial da Juventude de 2013, realizada no Rio de Janeiro, e as do Reitor-mor se referem a uma visita a comunidades indígenas do Brasil. O vídeo de “Rise and Shine” está disponível no canal YouTube da Missão Salesiana de Mato Grosso.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Aniversário do Instituto das FMA

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) comemorou seu 149º aniversário em 5 de agosto e, seguindo a tradição, foram celebradas também as profissões perpétuas de algumas religiosas FMA. A celebração foi presidida pelo padre Ángel Fernández Artime, Reitor-mor dos Salesianos, com a presença da madre Yvonne Reungoat, Superiora-geral do Instituto das FMA. A cerimônia teve uma conotação especial, tanto pela abertura do último ano de preparação ao 150º aniversário de fundação do Instituto, que será celebrado em 2022, como pelo 24º Capítulo Geral, a ser celebrado pelas FMA a partir de setembro deste ano.

Na homilia, o Reitor-mor comparou Mornese, cidade da Itália em que nasceu o Instituto das FMA, a outros lugares de graça, nos quais Deus manifestou sua atenção e fidelidade à humanidade: “Podemos pensar em Mornese como uma pequena aldeia nas alturas do Monferrato em que Deus, por seu Santo Espírito, falou a um grupo de jovens que, após longo discernimento e o encorajamento de Dom Bosco e de ‘Maín’, Madre Mazzarello, quiseram ser só de Deus e dedicar-se a cuidar da vida das meninas pobres e sem instrução que aqui viviam”.

A prova de que a fundação do Instituto foi desejada por Deus, disse ainda o Reitor-mor, está no fato de que, muitos anos depois daquelas primeiras jovens, as FMA estão presentes em todos os continentes. Atualmente, o Instituto das FMA é formado por 11.225 professas e 310 noviças. Possui 79 circunscrições, com 1.331 obras, em 97 países.

Fontes: Portal FMA e Agência Info Salesiana - ANS

Síria: leigos corresponsáveis na missão salesiana

Uma história de sofrimento, certamente, como todas aquelas que se referem aos refugiados durante as guerras; mas também de amor e fidelidade aos valores de uma família cristã e salesiana, e de gratidão de muitas pessoas a eles e a seu trabalho. Esta é a história de Johnny Ghazi e Georgette Deek, casal de Salesianos Cooperadores que, depois de fugir de Aleppo nos meses mais difíceis da guerra na Síria, liderou, durante oito anos, a primeira obra leiga de toda a Inspetoria do Oriente Médio (MOR): a casa de Kafroun.

Em 2012, devido à dureza da guerra e suas consequências, a família precisou deixar Aleppo, abandonando sua casa e seus pertences. Chegando a Kafroun, o casal foi convidado a assumir a direção da casa salesiana local. Em espírito de serviço a Deus, aceitaram a proposta e começaram a acompanhar todas as iniciativas: catequeses, atividades de verão, encontros de formação, acolhimento aos grupos de visitantes que chegam constantemente ao centro.

No início de agosto, Johnny e Georgette puderam retornar a Aleppo com suas filhas, depois de um caloroso agradecimento dos Filhos de Dom Bosco na Síria, dos jovens e de suas famílias pela boa administração no período, durante o qual foram um exemplo de leigos cristãos e de salesianos dedicados à Igreja e à juventude.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Encontro reúne líderes do Movimento Juvenil Salesiano

Os líderes do Movimento Juvenil Salesiano (MJS, que no Brasil recebe o nome de Articulação da Juventude Salesiana – AJS) de cinco regiões salesianas (Interamérica, América Cone Sul, África-Madagascar, Sul da Ásia e Leste da Ásia-Oceania) se encontraram, pela primeira vez, por meio da plataforma Zoom, no dia 31 de julho.

O encontro, promovido pelo Dicastério da Pastoral Juvenil Salesiana, foi o primeiro do gênero e contou com a participação de 130 pessoas de diferentes países. Foram realizadas traduções simultâneas, em espanhol, português, francês e inglês. Entre os objetivos do encontro estavam os lançamentos do Diretório e do Plano Mundial do MJS-AJS, apresentados pelo padre Miguel Ángel Garcia, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil.

Padre Miguel Ángel, ao entregar o Diretório, reforçou que “o Movimento Juvenil Salesiano está aberto a todos os jovens; não só a poucos eleitos, ou selecionados, mas a todos: dos jovens das nossas escolas àqueles que fazem esporte; daqueles que estão nos grupos de fé aos que são assistidos na rua..., com diversidade de propostas educativas e pastorais”.

O encontro proporcionou momentos de conhecimento sobre a realidade de cada região, partilha de experiências e formação. Além disso, foi um momento de apresentação dos representante s de cada uma das inspetorias envolvidas.

Fonte: Inspetoria Salesiana de São Paulo, Inspetoria São João Bosco, Inspetoria São Luiz Gonzaga e Agência Info Salesiana

Breves

Padre Luís Bolla
O Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, recebeu em 13 de julho a patena e outros objetos que acompanharam o Servo de Deus padre Luís (Luigi) Bolla em seu trabalho missionário. Os objetos de padre Bolla serão expostos no Museu Casa Dom Bosco de Turim, Itália.

Solidariedade na Índia
Por meio da iniciativa “Asas Digitais”, os ex-alunos do Instituto Salesiano Dom Bosco, de Egmore, na Índia, arrecadaram recursos para a compra e doação de laptops para meninas em situação de vulnerabilidade social, que estão encontrando dificuldades para continuar seus estudos nesse período de restrições pela Covid-19.

Prêmio
Já estão abertas e seguem até 31 de outubro as inscrições para a segunda edição do Prêmio Internacional “Francisco de Assis e Carlo Acutis: por uma economia da Fraternidade”. O objetivo do Prêmio é “promover uma renovação da economia em nome da fraternidade universal de todos os seres humanos, a partir da condição e dos interesses dos mais humildes e desfavorecidos, na perspectiva evangélica da única paternidade de Deus e do seu plano de amor para todos os seus filhos”.

Pastoral Juvenil e Família
Está disponível a partir deste mês de setembro no site www.sdb.org o material Pastoral Juvenil e Família. O documento, produzido em seis idiomas, incluindo o português, é destinado a Salesianos e agentes de Pastoral. A publicação é fruto de um trabalho que o Setor Juventude dos Salesianos de Dom Bosco vem desenvolvendo com o objetivo de aprofundar a sinergia entre a Pastoral Juvenil e a família.

Nações Unidas
As vozes salesianas voltaram a ser ouvidas no Fórum Político de Alto Nível (HLPF, em inglês), das Nações Unidas (ONU). A irmã Alessandra Smerilli, FMA, subsecretária do Dicastério Vaticano para o Desenvolvimento Humano Integral, e o padre salesiano André Mytilien, SDB, do Haiti, participaram do painel de um dos eventos oficiais, no dia 12 de julho, e apresentaram pesquisas, estudos e projetos relacionados à pandemia da Covid-19.


© 2021 Copyright: Boletim Salesiano