Editorial

Vós sois um só em Cristo Jesus

Setembro, tradicionalmente na Igreja do Brasil, é o Mês da Bíblia. E em 2021, celebramos cinquenta anos do Mês da Bíblia!

O Concílio Vaticano II, tanto na Constituição Sacrosantum Concilium como na Constituição Dogmática Dei Verbum, procurara fomentar o amor pela Palavra de Deus contida na Bíblia. “Tão grande é a força e o poder da Palavra de Deus que ela constitui o sustento e o vigor da Igreja e é para os seus filhos fortaleza da fé, alimento da alma e fonte pura e perene da vida espiritual”, diz a Dei Verbum no nº 21.

Neste ano, nos é proposta para estudo e reflexão a Carta aos Gálatas, com o lema que foi utilizado na Campanha da Fraternidade: “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus”.

Sabemos muito bem o valor que o nosso Pai e Mestre Dom Bosco dava para a Palavra de Deus. Uma das suas preocupações foi fazer um resumo da Bíblia na famosa História Sagrada para uso das escolas (1847). Nela, Dom Bosco sustenta a necessidade de “popularizar” a Sagrada Escritura para pô-la ao alcance dos leitores. Ele insere mapas e desenhos dos fatos mais importantes. Nos horários dos Oratórios fundados por ele em Turim, se lê: “... pela manhã, comodidade para quem quiser se confessar; missa, depois da qual se narra um episódio da história sagrada ou se explica o evangelho do dia”. Nas Memórias do Oratório, falando sobre o livro História Sagrada, Dom Bosco diz que “não podia garantir um trabalho elegante, mas trabalhei com a melhor boa vontade de servir à juventude”.

A Palavra de Deus é fonte e inspiração para a nossa vida, e, por isso, neste Boletim Salesiano o leitor poderá ler e constatar, nos vários artigos, como a Família Salesiana coloca em prática os ensinamentos da Bíblia, através de ações e de atitudes, de modo especial para a juventude, como fazia Dom Bosco.

Por exemplo: o Reitor-Mor, falando do testemunho de Akash Bashir, ex--aluno salesiano do Paquistão, que deu sua vida para salvar uma comunidade, diz que ele “é um testemunho do nosso Sistema Preventivo, um exemplo para os nossos jovens e uma bênção para as nossas minorias religiosas”. Irmã Márcia Koffermann, no seu artigo “Jesus: uma comunicação a serviço da vida”, diz que “a comunicação de Jesus não se restringe ao campo das ideias, mas se expande e se concretiza em gestos concretos de amor, solidariedade, cura e acolhida”.

Na Carta aos Gálatas, São Paulo insiste na ideia de que somos UM só em Cristo Jesus. Isso nos leva a vivenciar a liberdade e a igualdade entre irmãos. Tudo se transforma por causa da unidade em Jesus Cristo. Assim, somos chamados a romper com as discriminações e intolerâncias e a viver como filhos de Deus, fazendo a experiência do amor e da comunhão.

Padre Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

© 2021 Copyright: Boletim Salesiano
Expediente
Diretor Geral

Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Cláudia Maria Pianes Campos (Rio de Janeiro - RJ)
Ir. Luzinete Rego Freitas (Manaus – AM)
SC Carlos Roberto Minozzi (São Paulo – SP)
Euclides Fernandes Brites (Campo Grande, MS)

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
E-mail:ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
Istock / Wavebreakmedia

Administração
Maria Dantas
Cisbrasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.