Especial FMA 150 anos

A celebração dos 150 anos do Instituto no Brasil e no mundo

Com informações: Portal FMA e Inspetorias FMA do Brasil
Em atividades descentralizadas por causa da pandemia da Covid-19, as Filhas de Maria Auxiliadora preparam celebrações, eventos e congressos para comemorar os 150 anos do Instituto.

As comemorações pelos 150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora começaram a ser preparadas em 2019, com a proposta de um triênio a ser vivenciado pelas Irmãs FMA para a celebração do evento. A cada ano, foi indicado um tema:

• Agradecer: “Agradeçamos verdadeiramente ao Senhor que nos concede muitas graças” (2019-2020).

• Acolher uma entrega: “A ti as confio” (2020-2021).

• Projetar o futuro com audácia: “Coragem! Vamos para a frente com um coração grande e generoso” (2021-2022).

“Contudo, no dia 5 de agosto de 2019, quando foi lançada a proposta trienal, ninguém imaginaria que, em poucos meses, a pandemia da Covid-19 viria pôr à prova a vida de toda a humanidade e provocar, em nível global, a necessidade de reorganizar e repensar a sociedade, o trabalho, a escola, a vida pessoal e as relações sob todos os aspetos”, explica a Madre-geral, Ir. Chiara Cazzuola, em carta dirigida às Irmãs FMA para a preparação do sesquicentenário do Instituto.

Como os efeitos da pandemia continuam presentes, não será possível realizar um evento presencial de grandes proporções. A celebração dos 150 anos do Instituto será feita de forma descentralizada, com algumas atividades internacionais, que poderão ser acompanhadas e participadas de forma on-line pelas Irmãs e educadores das diversas partes do mundo, e outras atividades e realizações locais, todas confluindo para um mesmo propósito “de renovação e revitalização vocacional e missionária” do Instituto FMA.  

Nesse sentido, as inspetorias e comunidades das Filhas de Maria Auxiliadora em todo o mundo foram convidadas a realizar, no dia 5 de agosto ou em outra data próxima, uma celebração especial “para renovar o ‘sim’ da fidelidade à Aliança de amor com Deus, como sinal de comunhão de todo o Instituto e de testemunho para os jovens e comunidades educativas”.

A Madre-geral também incentivou a participação das Irmãs FMA no Congresso Internacional sobre “A contribuição das FMA à educação (1872-2022). Percursos, desafios e perspectivas”, que será realizada de 25 a 30 de setembro de 2022 em Roma, na Casa Geral do Instituto das FMA, e também poderá ser acompanhado na modalidade virtual. Por fim, todas as presenças das FMA foram chamadas a promover, de acordo com suas realidades locais, festas e celebrações com a participação e envolvimento dos jovens, “para que se sintam protagonistas em dar, hoje, um rosto jovem ao carisma”.

“No 50º e 100º aniversário da fundação do Instituto, as nossas Irmãs puderam realizar as festas com celebrações grandes e solenes contando com a presença alegre de multidões de pessoas nos lugares sagrados de Mornese, Nizza Monferrato e Turim. Ora, as condições mundiais atuais não são propícias a essas modalidades, mas oferecem-nos outras, não menos eficazes, para envolver o nosso povo na gratidão por tantos dons de graça recebidos ao longo destes 150 anos. A nós, mulheres consagradas e educadoras, filhas de sonhadores, cabe-nos a tarefa vital de saber compreender a mudança de época que está acontecendo e ser protagonistas, juntamente com as comunidades educativas”, reforça Madre Chiara Cazzuola.

As celebrações no Brasil
Seguindo as orientações do Instituto, no Brasil as celebrações pelos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora serão realizadas de forma descentralizada.

Um dos principais eventos será a entronização da imagem de Madre Mazzarello no Santuário São João Bosco, em Brasília, no dia 27 de agosto. Na celebração, estará presente o Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, e o evento poderá ser acompanhado de forma on-line nos canais da Rede Salesiana Brasil.

Entre as atividades preparadas pela Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, com sede em São Paulo, destaca-se a missa em ação de graças pelos 150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que será celebrada em 5 de agosto no Santuário Nacional de Aparecida. A missa será presidida por dom Hilário Moser, SDB, e concelebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e demais bispos e padres presentes. A missa será transmitida ao vivo pelo canal YouTube do Santuário Nacional de Aparecida e pelo Facebook da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida.

A tradicional Romaria da Família Salesiana a Aparecida, no dia 20 de agosto, também vai celebrar os 150 anos do Instituto e terá como tema “Com Maria, eduquemos com amor e sabedoria”. A Romaria é realizada anualmente, com participação dos diversos ramos da Família Salesiana de São Paulo e região.

A Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, inspirada no tema dos 150 anos – “Maria caminha nesta casa” – envolveu as comunidades FMA, jovens, leigos e grupos da Família Salesiana em um processo celebrativo tendo como objetivo principal conhecer melhor Madre Mazzarello e a primeira Comunidade de Mornese. Nesse sentido, de março a julho deste ano foram enviadas às comunidades e compartilhadas propostas de celebrações mensais. A festa pelos 150 anos do Instituto será precedida por um tríduo único, proposto pela Conferência das Inspetorias do Brasil.

Nos dias 3 e 4 de agosto, a Inspetoria realiza um Movimento Artístico-Cultural com a participação dos jovens. Além das apresentações artísticas, as Irmãs FMA vão compartilhar com os jovens a caminhada do Instituto nesses 150 anos de existência e a espiritualidade de Madre Mazzarello. No dia 5 de agosto, a celebração eucarística em ação de graças pelos 150 anos do Instituto FMA será presidida pelo cardeal dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e concelebrada por sacerdotes salesianos. Toda a programação será realizada nos espaços do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Manaus, com transmissão direta pelas redes sociais da Inspetoria.

as Inspetorias Nossa Senhora Auxiliadora, com sede em Recife, PE, e Madre Mazzarello, com sede em Belo Horizonte, MG, optaram por realizar celebrações, eventos e atividades locais.

Em cada casa FMA da Inspetoria Madre Mazzarello, no dia 5 de agosto será celebrada a “Missa do sim”, atendendo ao pedido de Madre Chiara Cazzuola para fazer desta data uma ocasião de “renovar a certeza de que Maria caminha conosco, nos sustém e acompanha, protege e abraça”. Nas escolas e obras sociais da Inspetoria, a celebração dos 150 anos do Instituto também vai envolver educadores, educandos e suas famílias na realização de oratórios festivos, apresentações de teatro, festival de músicas, saraus, acolhidas especiais, festas e confraternizações, realizadas de acordo com a realidade local.

Congresso Internacional de Educação pelo 150º aniversário do Instituto das FMA

De 25 a 30 de setembro, será realizada em Roma, na Casa Geral do Instituto das FMA, o Congresso Internacional “A contribuição das FMA à educação (1872-2022). Percursos, desafios e perspectivas”. O evento é promovido pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e organizado pela Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium.

A partir de dados históricos, a iniciativa pretende definir alguns aspectos da contribuição das FMA à educação e oferecer elementos metodológicos capazes de incidir sobre as políticas formativas do Instituto. A reflexão insere-se no processo posto em prática para apoiar o Pacto Educativo Global promovido pelo Papa Francisco em 2019 e cooperar para um novo modelo de desenvolvimento educacional e social.

O Congresso oferecerá chaves de leitura multidisciplinares e multiculturais, e se articulará em três sessões confiadas à contribuição de relatores/as de origem internacional.

No dia 25 de setembro, o evento terá início com a introdução aos trabalhos, seguindo-se, no dia 26 de setembro, com a primeira sessão dedicada ao “Percurso histórico entre dados e experiências”, com a finalidade de traçar um quadro panorâmico do Instituto nos 150 anos de vida.

No dia 27 de setembro, com a segunda sessão intitulada “Em confronto com os desafios da educação hoje”, pretende-se ajudar a compreender o papel de algumas antropologias contemporâneas, para depois refletir sobre os desafios do presente. A terceira sessão, nos dias 28 e 29 – “Percursos e perspectivas para o futuro da educação à luz do Sistema Preventivo” – visa perceber o modo como hoje alguns núcleos do Sistema Preventivo são compreendidos e vividos pelas FMA e pelos educadores leigos que compartilham a missão nas Comunidades Educativas Pastorais dos vários contextos.

Na manhã do dia 30, será realizada a sessão conclusiva, presidida pela Madre-geral do Instituto das FMA, irmã Chiara Cazzuola, e moderada pela reitora da Faculdade Auxilium, irmã Piera Ruffinatto, com reflexões e perspectivas sobre a contribuição educativa e formativa que o Instituto das FMA pode oferecer hoje à sociedade. O evento será concluído com a celebração eucarística presidida pelo Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime.

No site do Congresso Internacional de Educação podem ser encontrados o programa, materiais e informações sobre temas e palestrantes, além dos procedimentos de inscrição. Confira e participe!

Minuto com as Irmãs

Entre as diversas realizações locais de comemoração pelos 150 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, destacamos a iniciativa “Minuto com as Irmãs”, realizada pelo Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul, SC.

No Instituto Maria Auxiliadora de Rio do Sul, SC, há uma comunidade de Irmãs Salesianas. Por ser considerada uma casa de repouso, muitas delas não têm mais tanto contato com os educandos e educadores do IMA, principalmente durante e após o contexto de pandemia da Covid-19.

Pela atuação próxima, em que foram presença viva da alegria e da espiritualidade salesiana, as FMA da comunidade construíram laços afetivos com os alunos e seus familiares. E, com o processo de isolamento das Irmãs mais idosas por causa da pandemia, as lideranças leigas do IMA passaram a receber mensagens de alunos, ex-alunos e pais ressaltando a falta que elas faziam nos momentos de acolhida e de espiritualidade na escola.

Diante desses questionamentos, nasceu a iniciativa “Minuto com as Irmãs”, com vídeos de entrevistas feitas com as FMA da comunidade e diversos conteúdos abordados por elas. O objetivo foi criar um canal de comunicação para aproximá-las dos demais membros da comunidade educativa. E foi um sucesso! Os vídeos geraram engajamento e interação nas redes sociais. Muitas histórias, recordações e memórias afetivas foram evidenciadas.  

Já foram produzidos vídeos com a Ir. Maria Salvelina de Mélo, diretora institucional no ano de 2021, abordando temáticas sobre o sentido da vida e a importância da esperança nas relações humanas; a Ir. Lina Mondini, falando sobre a experiência interativa que teve com os alunos e sobre a importância de atividades lúdicas para o desenvolvimento global e do raciocínio lógico das crianças; e a Ir. Ricca Bernardi, que relatou sobre o seu envolvimento com o mundo da Arte. Irmã Ricca foi professora nesta área do conhecimento durante muitos anos, e, como artista, foi criadora de uma técnica de pintura chamada Mista Projetiva.

Assim, por meio da tecnologia e das redes sociais, foi possível levar a mensagem festiva e significativa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora aos demais membros da comunidade educativa. As Irmãs puderam compartilhar parte de suas vidas e testemunhar o carisma salesiano, mesmo num contexto de pandemia.

Assista aos vídeos já produzidos pelo IMA:

Ir. Maria Salvelina Ir. Lina Mondini Ir. Ricca Bernardi
© 2022 Copyright - Boletim Salesiano Brasil